Saiba Quanto Custa Não Entregar o IRS Dentro do Prazo..Veja Aqui As Penalizações…

Hoje não vou trazer o espaço gastronómico, pois de certa forma o mesmo já foi antecipado no post de ontem, o assunto que trago hoje, é o IRS, cuja entrega para os trabalhadores por conta de outrem termina hoje, trago aqui o valor de quanto custa se não entregar o mesmo dentro do prazo. Passo a transcrever a referida notícia, no entanto, não vou comentar a mesmo, em virtude de ser algo obvio.

« Quanto custa um atraso na entrega da declaração de IRS?

Atrasar, omitir ou errar no preenchimento da declaração são os problemas mais comuns. Saiba quanto custam.

Termina este domingo o prazo para entregar a declaração pela Internet para os trabalhadores por conta de outrem.

Este ano, os portugueses parecem estar mais empenhados em acertar as suas contas com o Estado. Desde que teve início a primeira fase para a entrega do Modelo 3 do IRS relativo aos rendimentos de 2009, 2.370.048 contribuintes já fizeram chegar à Direcção-Geral de Impostos as suas declarações. Mais 7.843 do que o total verificado no ano passado. O número de entregas feitas pela Internet tem subido nos últimos anos. Para tal, não terá sido alheio o facto do Governo ter diminuído o prazo de reembolso para 20 dias.

Mas este número poderá crescer ainda mais. Já que, esta semana, o Ministério das Finanças decidiu alargar o prazo para a entrega pela Internet do Modelo 3 de IRS relativo à primeira fase até ao dia 18 de Abril. Assim, quem não conseguiu submeter a sua declaração até ao final do dia de ontem – data limite do prazo legal anterior – tem agora até ao próximo domingo para fazê-lo. Esta notícia terá agradado sobretudo aos contribuintes que deixaram para o final do prazo o preenchimento da sua declaração. É que a multa por ultrapassar a data limite de entrega pode custar até 2500 euros. Mas esta não é a única situação em que estão previstas penalizações. Saiba quais os problemas e as penalizações mais comuns que podem afectar a entrega da sua declaração.

Falta ou atraso na entrega da declaração
Se deixar passar o prazo para entrega da declaração de rendimentos, terá de pagar uma multa que varia entre os 100 e os 2500 euros. No entanto, esses valores podem ser atenuados. Se o contribuinte entregar a declaração nos primeiros 30 dias após o fim do prazo, a multa é reduzida até 25 euros. Já se entregar a declaração depois de 30 dias após o fim do prazo, a multa será de 50 euros. Se dois meses decorridos após o final do prazo não tiver sido entregue, será instaurado um processo e o contribuinte ficará então sujeito à multa até 2500 euros.

Omissões e erros na declaração
Caso se esqueça de referir algum valor ou se inserir um dado errado também estará sujeito a multa. A falta de atenção pode custar entre os 250 e os 15 mil euros. Mas se depois de corrigido o erro, não houver imposto adicional a pagar, a coima é reduzida para um quarto do valor. Assim, compensa verificar junto dos serviços de Finanças se a declaração está bem preenchida.

Recurso à declaração de substituição
No entanto, a coima por erros ou omissões não é das mais utilizadas, havendo alguma compreensão por parte dos serviços. Normalmente o que se faz quando há erros e omissões é pedir que se preencha a chamada declaração de substituição. Depois de entregue, o contribuinte fica apenas sujeito à coima cobrada por falta ou atraso na entrega, cujo montante é substancialmente inferior. E claro, se depois de corrigidos os erros e omissões, for apurado mais imposto a pagar, o contribuinte terá de o pagar.»

In: http://economico.sapo.pt/noticias/quanto-custa-um-atraso-na-entrega-da-declaracao-de-irs_86910.html, a 16 de Abril de 2010, em Diário Económico.

Evite as Multas

RT

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: