Descida de 1 ponto percentual do IVA, Será mais uma questão política…

Recebemos a noticia hoje ao inicio da tarde de que o Governo baixou em 1 ponto percentual a taxa máxima do IVA, sendo que esta medida irá ter efeitos somente a partir do próximo dia 1 de Julho de 2008.

Pois bem, não fosse hoje também o INE ter tornado publico um relatório onde indica que o défice nacional encontra-se muito abaixo dos 3% exigidos pela UE, ou seja, esta em cerca de 2,4%.

Esta medida, não da margem na minha opinião para que o PM mantivesse os impostos, nomeadamente o IVA numa taxa tão elevada, devemos ter em conta que o IVA è um imposto cego.

No entanto, esta medida na minha opinião, não vai alterar em nada o panorama de preços, pois entra em vigor somente em Julho, o que vai permitir aos operadores económicos para se prepararem para colocarem os preços da forma que mais convierem, ou seja, se nem sequer baixar, veja-se por exemplo, o caso recente dos ginásios.

Mesmo em bens que são tributados a taxa máxima, mas que são essenciais, a medida não vai adiantar muito, veja-se o caso dos combustíveis, que  o preço oscila ao sabor das cotações internacioanais.

Na minha opinião, a descida da taxa do IVA, é mais um sinal de que a maquina do partido socialista entrou em «campanha eleitoral», mas nada, nem ninguém pode confirmar se o PM for reeleito não vai voltar a subir os impostos como fez na actual legislatura ao fim de poucos meses da mesma ter iniciado.

Devemos ter em conta que a verdadeira crise que os portugueses vivem, deve-se aos impostos mas não só, devem-se ter em conta também o desemprego, a precariedade laboral essencialmente dos jovens e o problema cada vez mais grave dos licenciados a quem o mercado não tem capacidade de absorver e de com eles poder competir com outros players a nível do mercado mundial.

Este é o retrato do País que temos…

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s