Por favor….Por favor…Baixem a gasolinaa…..

O comentário de hoje deve-se a uma notícia sobre um assunto que tem feito em Portugal, correr muita tinta, e que pelos vistos não se chega a nenhuma conclusão, porque alguém ou mente, ou anda a ter sobre lucros.

A notícia foi publicada no jornal Agência Financeira no dia 16 de Setembro de 2006. Passo a transcrever essa mesma notícia:

«

Ferreira de Oliveira diz que descida depende de mais factores. O ministro da Economia, Manuel Pinho, apelou esta terça-feira às petrolíferas para que baixem os preços dos combustíveis. A exigência do ministro surge num momento em que o preço do petróleo está a baixar nos mercados internacionais e em que a economia mundial está em crise profunda.«É desejável que o preço dos combustíveis baixe o mais rapidamente possível», disse Manuel Pinho em declarações à «SIC».

Só que a descida da cotação da matéria-prima não se reflecte de imediato no preço dos combustíveis.É o caso do brent e do crude, cujas cotações continuam a descer: ao início da tarde, o brent , que serve de referência às importações portuguesas, estava a ser negociado a 91,11 dólares o barril. Em Nova Iorque, o crude transaccionava-se a 89,70 dólares.

«Preços devem descer, mas pode não ser para já»

O presidente da Galp, Ferreira de Oliveira, explica que descer os preços depende de outros factores.

Ferreira de Oliveira acredita que, a manter-se a tendência de descida do petróleo, os preços nas bombas também devem descer, mas pode não ser para já.

A evolução dos mercados vai continuar a condicionar o preço dos combustíveis, é certo, mas, segundo os analistas, dificilmente os preços voltarão aos valores de 2006.»

in: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=991525&div_id=1730

O meu comentário sobre este assunto é que o senhor presidente da Golp está a fazer passar uma ideia de que é o coitadinho, acredito que para o comum trabalhador deste país o mesmo encaixe, mas para quem percebe um pouco de economia e de como se alteram os mercados, sabe bem que, não interessa à Golp baixar os combustíveis, pois, é muito bom ter lucros maiores, mas não se deve ser a todo custo.

A Golp só existe actualmente em Portugal, devido a ter algo que não é possível em Portugal, mas existe, é o MONOPOLIO da refinação, que eu saiba monopólio não é permitido em Portugal. Podemos dizer que, a Galp não tem culpa de não ter concorrentes, pois ela não tem concorrentes na refinação, porque há alguns anos um senhor queria investir numa refinaria em Portugal e o governo e a Golp na altura não o permitiram.

A Golp até pode alegar que, tem concorrentes no retalho, é verdade, mas só os tem porque quer, e ainda bem, mas obriga os seus playeres de retalho a comprar a ela, o que não é justo, senao vejamos.

A gasolineira espanhola podia trazer gasolina e gasóleo já refinado de Espanha para Portugal, e o vender mais barato, mas a Golp e a legislação nacional não o permitem, no entento o Golp leva combustiveis de Portugal que a mesma refina e os vende em Espanha, mas a preços para Espanhois…

Daqui podemos concluir que a Golp está a ganhar mais que o que devia, que tem margem para baixar os preços. Temos também que ter em conta que cada um vende ao preço que quer, se quer vender o litro da gasolina a 1,50€ pode o fazer, é livre de o fazer, agora o que não acho correcto é ser monopolista na refinação e obrigar os restantes a comprar a ela ao preço que define, ou seja, os outros não podem descer o preço abaixo de um patamar, pois compram ao preço definido a montante pela GolP.

O governo, também nada faz, pois quando os que lá estão terminarem a sua prestação ao serviço de Portugal, têm que ter o seu tacho assegurado, ou seja, empresas como a GOLP, PT, e entre outras, estão nesse caminho.

É caso para dizer, é um caso pontual.

Tenho dito

RT

(os nomes de algumas empresas, locais e pessoais, são totalmente aleatórios, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s