Bruno Carvalho..Será que a magia do marketing o ajudará??

Bruno Carvalho num voo da TAP

Passo a transcrever a notícia que demonstra uma campanha com grande máquina de Marketing:

«Bruno Carvalho está no ar – vídeo

Director do Porto Canal apresentou candidatura ao Benfica num avião.

“Josefa de Óbidos”. Não é o nome que tinham pintado à partida e a piada perdeu-se. A ideia original, “Eagle One”, era feliz, casava com a ocasião: a apresentação de um candidato à presidência do Benfica. O clube da águia. Mas o “Eagle” não estava disponível e foi num avião com nome de pintora que os jornalistas embarcaram na Portela rumo ao Porto. Foi-se o trocadilho mas manteve-se o insólito da coisa.

Não há muitos aspirantes a presidentes que se dêem ao trabalho de fretar um voo (TAP 9712) para convocar a comunicação social. Bruno Carvalho fê-lo. É marketing no estado avançado, ele que é aconselhado pela mesma máquina que conduziu Florentino Pérez à vitória no Real Madrid em 2000. E Carvalho teve a audiência que esperava com a manobra.

“Não quero ser o Florentino Pérez. Sou o Bruno Carvalho”, diz o candidato depois de se juntar à comitiva. O avião está parado no Sá Carneiro. Para trás, uma viagem de trinta minutos com direito a vídeo – recordam-se os anos 60 do clube, relacionando-os com a ida do homem à Lua, e recuperaram-se os desaires recentes com imagens do Titanic de Winslet e Di Caprio. No final ouve-se Beatles – “I wanna hold your hand”. Carvalho diz que quer dar mais que a mão ao Benfica.

Há clubes e clubes “Este é o maior clube português e precisa de recuperar a mística.” O espaço de manobra para quem está para o ouvir é pouco e confuso. Sobem-se bancos com a câmara ao ombro e estudam-se trajectórias com a lente ao olho. Carvalho está visivelmente nervoso, faz deslizar com dificuldade os cartões onde escreveu o discurso. A entourage, que vai batendo palmas a cada ponto final parágrafo, está nas suas costas. Estranha-se a ausência de Petit, o mandatário, oficialmente a “tratar de uma lesão na Alemanha [joga no Colónia]”. Está António Figueiredo, antigo dirigente encarnado, que lançaria farpas a outros candidatos e a Vieira: “Se o ‘Benfica vencer, vencer’ quiser unir tem que expurgar Veiga. E Vieira? É uma gestão de incompetência.”

Há técnicos e técnicos Para Carvalho, nenhum é como Carlos Azenha, do Vitória de Setúbal mas com malas feitas para a Luz se o candidato for eleito. Jorge Jesus? Nem vê-lo. “Quando for presidente, sai. Vai ser o treinador com menos tempo de Benfica da história.” A apresentação já era. Agora Carvalho responde em regime de conferência de imprensa. E projecta a voz para explicar, alto e bom som, que é o único com um “projecto sólido” para o clube [ver ideias na caixa]. “Os outros dizem que têm um mas não se vê nada”, sustenta Carvalho. No mesmo tom, ataca Vieira e o facto de este contratar técnicos e jogadores quando “se encontra em gestão corrente”. “E vamos ver se é legítimo eles estarem a fazer isso.” E desconfia quando lhe perguntam se pode ser candidato. “Tantas coisas que me podiam perguntar. Sei o que Vilarinho disse [presidente da AG do Benfica, que afirmou não saber se ia aceitar a candidatura de Carvalho por não ter mais de cinco anos como sócio efectivo]. Mão acham que ele, melhor do que ninguém, é que devia saber? Os estatutos dizem que sou candidato!”

Há jogadores e jogadores Carvalho, que defende a contratação de portugueses, diz não ter nenhum para apresentar. Em nome da seriedade, argumenta. “Não vou fazer como outros que disseram ter Eriksson e Scolari.” O tempo acabou. Ou voou, que isto não é uma sede de campanha. É um avião. Regressa-se a Lisboa, com o mesmo filme de promoção, de Lennon e McCartney. E Carvalho estende a mão a cada um dos jornalistas e desce as escadas em pose presidencial. Para a fotografia.

In: http://www.ionline.pt/conteudo/9304-bruno-carvalho-esta-no-ar—video em 18 de Junho de 2009

O meu comentário:

Penso que é uma campanha feliz, e que tem uma enorme máquina por detrás, aliás se não fosse o Marketing, coisas como esta, não seriam possíveis.

Inédito, a ideia de apresentar a campanha a bordo de um avião e o mesmo fazer mesmo um percurso, são coisas como estas que deixam marcas, que tem como função chamar à atenção, de se mostrar que não é mais um, mas sim é mais um mas diferente do que lá está…

Penso que é um candidato, que sabe o que quer, no entanto, está num clube, onde o carisma, a mística perderam-se por se calhar ter uma concorrência mais atroz, digamos que este candidato é candidato a um clube que se alimenta do passado, de conquistas que muitas delas podem ser discutíveis.

O candidato, tem potencial, e pode chegar longe, mas quem está no poder, já mostrou que não é uma pessoa muito séria por, causar eleições antecipadas, de modo, a reduzir o leque da concorrência, não sou defensor, do sócio que pelos vistos se queria candidatar mas por um mês não consegue cumprir o requisito de ser 5 anos sócio para se poder candidatar, estou apenas a constatar um facto.

No entanto, o que tiro daqui é um programa bastante concreto e com aspectos diferenciadores, e que bato palmas pela campanha e por confiar nas campanhas de Marketing, parte do sucesso da mesma. A diferença causa bom impacto e como tal é provável que se tiver uma campanha apelativa.

Declaro não ser apoiante do candidato, nem sou sócio do Benfica, muito menos simpatizante.

Deixo a questão: Que acham da campanha diferenciadora do candidato Bruno Carvalho??

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s