Como Fazer Boas Compras nos Saldos…

Saldos

Porque Hoje é Domingo, um óptimo dia para se ir aos centros comerciais em busca de pechinchas, deixo um bónus, um manual de orientação para os saldos, estes começaram no dia 15 do corrente e vão nos acompanhar até dia 15 de Setembro de 2009, deixo também um comentário ao respectivo manual

« Manual de orientação para os saldos

Mesmo sendo tudo mais barato, pode acabar por gastar fortunas em artigos que não precisa. O período de saldos de Verão arranca oficialmente esta quarta-feira, 15 de Julho, e termina a 15 de Setembro. As promoções já começaram há muito em algumas lojas, e com descontos agressivos, mas outras cumprem escrupulosamente a lei e só esta semana vão reduzir os preços.

Antes de iniciar esta longa «viagem» por dezenas de lojas à procura dos melhores artigos, leve consigo uma mão-cheia de bom-senso e siga algumas recomendações que aqui lhe deixamos.

Antes de mais, lembre-se que comprar nos saldos significa adquirir mais barato, mas continua a gastar dinheiro, por isso, «visite» os armários lá de casa com dias de antecedência, veja o que é preciso, faça uma lista e estabeleça um limite do que pode ou está disposta a gastar por cada peça.

Já que está a inspeccionar os armários, ponha de parte o que não usa e dê a quem precisa. Há uma boa regra que pode seguir: se não usa há mais de três anos, há poucas probabilidades de usar no futuro. Se mantém o 34 no armário e agora usa o 38, lembre-se que é pouco provável que o tempo volte tanto atrás e, se isso acontecer, certamente essas peças já não serão do seu gosto. Outra hipótese é reciclar e tornar a roupa antiga de novo usável antes de comprar mais do mesmo.

Descobriu peças que comprou em saldos anteriores e nunca usou? É natural. Mais uma razão para seguir a lista e comprar apenas o que precisa. Esta pode ser também uma boa altura para comprar um vestido para um casamento que vai ter dentro de alguns meses. Ponha na lista.

Atenção à publicidade nas montras. O facto de dizer «até menos 60%» (ou outro valor) pode ser muito enganador e haver apenas um ou dois artigos com esse desconto. Confira o preço anterior com o preço actual para ver quanto poupa.

Outro alerta: experimente. Pode ser muito giro, mas ficar-lhe muito mal. Além disso, as trocas não são obrigatórias em época de saldos, apesar de normalmente as lojas o fazerem por cortesia.

Mas saldos não significa só de roupa, calçado e acessórios, também há saldos de têxteis-lar, mobiliário e até electrodomésticos.

90% das queixas estão relacionadas com trocas

A DECO recebe cerca de duas ou três dezenas de reclamações por ano, muito menos do que há uns anos atrás, e cerca de 90 por cento estão relacionadas com trocas. «Normalmente o comerciante não quer trocar. E se o produto não tiver defeito, não é obrigado, mas nós defendemos que se a loja habitualmente troca, devia fazê-lo sempre», explica Graça Cabral, desta associação de consumidores.

Esta responsável lamenta ainda que muitas pessoas fechem os olhos e não se queixem. A melhor forma de acabar com estes abusos, diz, é denunciar e fazer valer os seus direitos.»

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1072859&div_id=1730, em agência Financeira, a 15 de Julho de 2009

O meu comentário:

Penso que se perde muito facilmente a cabeça, em tempos de saldos, muito por sabermos que os bens estão mais baratos, mas especialmente pelas belas campanhas originadas pelo Marketing. Esta sim, é o grande responsável pelas percas de cabeça das pessoas, não só pelas apelativas campanhas comunicacionais, vulgarmente denominadas de publicidade, mas pelos preços, que já estariam estipulados serem praticados, após termos atingido o break even point.

Deixemos os tecnicismos de lado, e analisemos que este manual, deve ser entendido, como basicamente, um planeamento do que realmente se necessita, e desta forma, fazer as denominadas compras racionais, ou seja, comprar estritamente o que se necessita, a bons preços.

Podemos também se necessitarmos antecipar necessidades, tais como comprar um fato para uma cerimónia, ou mesmo para usar daqui a uns meses, sendo que é um exemplo, bem conseguido de uma compra racional.

Deve-se também estar atentos, às campanhas das lojas, pois pode acontecer que a redução, não seja bem na percentagem que esta a ser divulgada, é conveniente, verificar mesmo se a mesma está bem colocada, ou então, verificar se os produtos não foram inflacionados, anteriormente, e depois colocados em saldos, que são autênticas falsidades, de forma a iludir os clientes mais incautos.

Em caso, de ser detectada alguma irregularidade, devemos reclamar diante das autoridades competentes, pode não servir de nada para nós, mas pode ajudar outros clientes, e um dia se outros, em outros casos, fizerem o mesmo, nós vamos ganhar com isso.

Penso que os saldos, são óptimos para escoar as roupas das colecções transactas, no entanto, caso não existissem, poderíamos dizer que se continuaria a comprar a preços altos, ou seja, de pré maturidade do produto, e como tal, iria ser originado um lucro acima do previsto; devemos ter a noção que apesar de ser saldo, os artigos vendidos neste época, ainda libertam lucro, na mesma proporção que quando foram colocados à venda, ou mesmo, publicitados, pois com o atingir da maturidade, e com o começo do declínio do mesmo, os custos baixam, e como tal, o lucro para ser constante, tem que obrigar o preço a baixar também, dando origem aos saldos. Relembramos, que os saldos são aplicáveis a produtos geralmente da moda, ou seja, que tem uma sazonalidade própria, consoante sãs estações do ano, agrupadas em 2 tipos Outono-Inverno, e Primavera-Verão, por serem 2 grupos bastante heterogéneos entre si, dão origem à sazonalidade e consequentemente aos saldos.

O meu conselho é, bom planeamento ajuda bastante, compras racionais e tentar encontrar o melhor preço para a qualidade, o ideal é não comprar ao primeiro impulso, mas pesquisar as lojas mais habituais e ver os diferentes preços, e as peças comuns ou sucedâneas, e as que ficam melhor ou mais gostamos, e posteriormente, realizar então a compra denominada de racional.

Boas Compras e Bons Negócios!

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s