Contas Com Despesas Reduzidas…Começa Aqui A Responsabilidade Social da Banca???

Euro

Os meus Posts devem diminuir tamanho, ou mesmo, podem existir dias em que não vou poder postar, por motivos, de cariz profissional, no entanto, vou tentar ao máximo que tal situação não aconteça. Hoje venho analisar os serviços mínimos bancários, passo a transcrever a notícia, seguida do meu comentário:

«Pessoas com baixo rendimento sem acesso a contas bancárias

Diploma veda acesso aos titulares de outras contas bancárias, excluindo muitos consumidores
A maioria dos bancos continua a não disponibilizar conta para cidadãos com baixos rendimentos, ou seja, os chamados serviços mínimos bancários.

O alerta parte da DECO, na revista DINHEIRO & DIREITOS de Setembro. A associação de defesa do consumidor estudou 19 bancos, sendo que apenas 6 declararam ter contas abertas com estas características: Banco BPI, Banco Espírito Santo, Grupo Crédito Agrícola, Finibanco, Millenium bcp e Santander Totta.

«O baixo sucesso desta iniciativa deve-se, em grande parte, ao modo como as contas estão estruturadas. Por exemplo, o diploma veda o acesso aos titulares de outras contas bancárias, excluindo muitos consumidores», refere a DECO.

A associação desafia por isso o Ministério das Finanças a criar uma «conta do cidadão», acessível a qualquer consumidor, com despesas de manutenção reduzidas e cartão de débito gratuito.»

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1084435&div_id=1729, a 26 de Agosto de 2009, em Agência Financeira

O meu comentário:

Penso os serviços mínimos bancários deveriam ser uma realialidade, pois nem que fosse no que como uma responsabilidade social.

Existem entidades bancárias em Portugal que não fazem serviços mínimos, e não reconhecem o ordenado mínimo, balizando o valor mínimo muito perto dos 500€.

É lamentável, nos estando na Comunidade Europeia e não olharmos a coisas tão básicas como tendo contas para cada cidadão, ainda acreddito que existe muita gente que não possui conta bancária, pelos mais diversos motivos, mas para muitos é mesmo a ideia que perdem dinheiro, e que os bancos não guardam bem as suas poupanças.

Penso que, haveria ser dada disciplinas no secundário de educação financeira e no ensino obrigatório dar a ideia que uma conta bancária é algo tão importante, como por exemplo, possuir um telemóvel, pois um cartão MB, é um meio muito bom para se ter, pois evita termos muita moeda a circular, e como tal, ajuda sempre a prevenir coisas como roubos, percas de moeda, etc.

Penso que são coisas básicas ter contas com despesas reduzidas, ou mesmo isentadas, e cartão débito, pois tal como os telemóveis passaram a não ter carregamentos obrigatórios, os bancos poderiam e deveriam seguir essa tendência, nem que fosse, na ideia da responsabilidade social.

Deixo a questão: Que opinião têm das contas bancárias com serviços mínimos?

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s