4ª Geração Móvel…Ela está a Chegar…É Só Ter Que Aprender a Surfar em Qualquer Lugar

4ª Geração de Telefonia Móvel

4ª Geração de Telefonia Móvel

Ontem disse um pouco mal das operadoras móveis, hoje trago uma notícia onde enumera o desenvolvimento e migração para uma 4ª Geração Móvel, passo a transcrever a notícia e seguida faço o meu comentário:

«Telemóveis de quarta geração. A verdadeira revolução está a chegar

Os telemóveis vão ter internet a mais de 100 megas de velocidade. E a migração fixo-móvel vai voltar a ser uma expressão da moda

A norte-americana Verizon iniciou os testes à quarta geração (4G) móvel na última semana. Em Junho, a Ericsson e a TeliaSonera apresentaram a primeira antena de uma rede 4G. O desenvolvimento tecnológico da quarta geração está a avançar a um ritmo alucinante e irá revolucionar (ainda mais) a relação entre utilizadores e telemóveis. Até 2014 são esperadas 100 milhões de ligações à banda larga móvel nesta tecnologia.

A Optimus estima que a adopção generalizada destas redes arranque até ao final de 2010. Senhoras e senhores, agora vamos falar de uma nova revolução.

A quarta geração móvel, mais referida como LTE, Long Term Evolution, vai dar aos telemóveis e às placas de banda larga móvel uma velocidade mínima de 100 megas no acesso à internet – a Ericsson já conseguiu um pico de 160 megas – e de 25 megas nos uploads, tornando o período de latência – aqueles segundos que demora a abrir uma página – quase imperceptível para o consumidor (já que com uma rede 100% em IP não haverá necessidade de traduzir os protocolos, como ocorre hoje em dia).

Jogos online no telemóvel, serviços em tempo real, streaming constante com boa definição, acesso a televisão e telefonemas por via IP: tudo será possível através do telemóvel. E se a internet fixa já sofre com as velocidades da internet móvel – em Portugal há 1,45 milhões de utilizadores activos de banda larga móvel e 1,75 milhões de ligações fixas -, o que ocorrerá quando as restrições de velocidade deixarem de existir? Novo pesadelo para as operadoras, que enfrentarão outro capítulo da migração fixo-móvel.

“A maturidade das redes e disponibilidade de terminais terá início em finais de 2009, e por isso acreditamos que a adopção generalizada do LTE a nível europeu não deverá ter início antes de meados/final de 2010. Neste contexto, estamos a desenvolver projectos de rede piloto, com o objectivo de validar e avaliar a real capacidade e desafios da tecnologia”, salientou ao i fonte oficial da Optimus. A operadora móvel da Sonaecom está a acompanhar, com a sua parceira tecnológica francesa Orange, “o desenvolvimento do 4G” com os seus “actuais fornecedores de infra-estruturas” – como Universidades e outros organismos de investigação e desenvolvimento – “de forma a fazer avaliações técnicas e financeiras”.

Também a Vodafone Portugal beneficia da presença num grande grupo de telecomunicações. A gigante Vodafone tem vindo a testar as redes LTE com a Huwaei, tendo a subsidiária alemã do grupo britânico iniciado os primeiros testes já este mês. Para Portugal a Vodafone não faz estimativas sobre o aparecimento desta rede, mas as previsões do grupo falam em velocidades na internet móvel superiores a 400 megas: “Têm sido realizados vários testes com os operadores Vodafone, que servem para todas as empresas do grupo”, sublinhou fonte oficial ao i.

A TMN, apesar de não fazer qualquer estimativa e de não pertencer ou ter qualquer acordo de parceria tecnológica com outras operadoras, referiu ao i que “tem acompanhado as evoluções” ao nível do 4G, já que, diz, “será prioridade disponibilizar em cada momento uma oferta tecnologicamente avançada e inovadora”. Sublinha, porém, que “serão ainda prematuras quaisquer considerações mais específicas sobre a chegada dessa tecnologia a Portugal”.

Apesar das reticências sobre as datas específicas para a chegada do 4G ao consumidor, certo é que a sueca TeliaSonera já assumiu o desafio: vai lançar comercialmente o 4G em Estocolmo e em Oslo no próximo ano. A revolução já começou e é imparável.

In: http://www.ionline.pt/conteudo/20113-telemoveis-quarta-geracao-verdadeira-revolucao-esta-chegar, em Jornal I a 27 de Agosto de 2009

O meu comentário:

Penso que a 4ª geração móvel vai nos trazer novidades bastante consideráveis, pois dá para podermos estar onde estivermos, termos acesso a internet de banda realmente larga, e espero que com tráfegos normais, pois penso que as internet’s móveis que se usam nos dias de hoje, são um pouco ridículos os limites de tráfego, tendo em conta como é hoje usada a internet, 1 Gb, mesmo que só para ver e-mails, pode ser limitado demais, em certos casos, usando como cenário usual 1 mês.

No entanto, penso que nos dias de hoje, já não se usa as redes móveis como se deveriam usar, pelo menos, no que concerne a dados, pois, as operadoras fazem preços bastante altos para este tipo de serviços, onde os dados são caros, e com velocidades reduzidas, ultimamente até lançaram uma internet móvel por tempo, mas a mesma tem uma velocidade muito reduzida, pouco melhor que a internet discada da rede fixa analógica.

A modernidade, é sempre bem-vinda, mas a 3ª geração da rede móvel teve um tempo, bem mais reduzido que o da 2ª geração, o que seria já de esperar, pois as coisas tecnologicamente tem ciclos de vida mais curtos, eu pessoalmente, ainda tenho o meu 1º e único telemóvel com 3G, bem, ele tem 4 anos, é um telemóvel bastante completo, e tem durado bastante, vamos a ver se é o único, e ao comprar outro, o mesmo já seja, de 4ª Geração.

Vamos a ver então, que nos traz esta 4ª Geração, pelo menos que faça podemos estar mais conectados, e transferir ideias, conteúdos e dados, em qualquer lugar a velocidades mais rápidas e que faça pelo menos baixar os preços dos dados nas operadoras móveis.

Deixo a Questão: Que pensa da 4ª Geração de Comunicações Móveis?

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s