«Street View», Ainda Agora Surgiu em Portugal…Mas Já Apresenta Polémica Associada…

«Street View Car»

«Street View Car»

Hoje trago mais uma notícia insólita, onde podemos ver que não existe bom senso em algumas relações e interesses alheios, passo a transcrever a notícia e de seguida faço um comentário:

«Casal português processa Google

Um casal português foi fotografado pelo serviço «Street View» da Google Maps e não gostou. Agora prepara-se para apresentar uma queixa-crime contra a empresa e pede uma indemnização civil que deverá rondar os 200 mil euros. Esta é o primeira acção conhecida em Portugal contra a Google. A empresa, contactada pelo tvi24.pt, sublinha que qualquer imagem «inapropriada» pode ser retirada.

«A queixa-crime por fotografia ilícita e devassa da vida privada deverá dar entrada no DIAP (Departamento de Acção e Investigação Penal) no início da próxima semana, juntamente com o pedido de indemnização civil que deverá rondar os 200 mil euros, 100 mil para cada um», adiantou ao tvi24.pt José Manuel Castro, advogado do casal.

As fotografias foram tiradas há cerca de um mês, mas o casal lesado só deu conta da sua publicação na Internet na passada semana. «Ficaram bastante incomodados, uma vez que estão agarrados e a imagem é bem visível», explicou o causídico.

As imagens foram recolhidas na rua António Lopes Ribeiro e é possível verificar que a mulher está precisamente a apontar para o carro que tira a imagem e que tem apenas um desfoque ligeiro. Já o homem que a acompanha tem o rosto totalmente desfocado. «O meu desagrado é total. Vai contra os meus princípios ser exposta desta maneira», explicou ao tvi24.pta ofendida que solicitou o anonimato, uma vez que não pretende aumentar a exposição pública a que já foi sujeita.

Questionada sobre o desfoque que existe na imagem, a lesada argumenta: «Com certeza que conseguimos ser identificados. Eu vi logo e os meus familiares identificaram-me logo. Sinto-me lesada em todos os campos», declarou.

Contactada pelo tvi24.pt, a Google assegura que «cumpre inteiramente a legislação» e declara: «Em todos os novos produtos e serviços da Google passamos muito tempo a desenvolvê-los e a testá-los de forma a torná-los os mais úteis possíveis para os consumidores.

A Google lançou o Street View em diversos países e disponibiliza ferramentas de fácil utilização que permitem de uma forma rápida e eficaz remover qualquer imagem considerada inapropriada. Seria impraticável avisar individualmente as pessoas, uma vez que o dia, a hora e o local onde passa o carro da Google está dependente de inúmeros factores como o tempo, tráfego, entre outros».

In: http://www.ionline.pt/conteudo/20325-casal-portugues-processa-google, a 27 de Agosto de 2009, no Jornal I

O meu comentário:

É caso para dizer, há coisas fantásticas, pois neste caso, temos um novo serviço interessante, mas que apresenta um risco bastante alto de choque, senão vejamos, as pessoas têm direito a privacidade, mas as empresas têm também o interesse, de apresentar soluções inovadoras para as constantes necessidades, desejos e motivações.

Pois bem, penso que temos a questão de o casal não gostar de não ter o sua foto, mas ao notificar a empresa, e esta retirar penso que seja suficiente, sendo que a foto estavam desfocadas e penso que é de louvar a rápida resposta da empresa na remoção da dita foto.

Pois bem, penso que existe um consenso mínimo entre as partes, não deve haver motivo para tanto e um processo de tribunal, a regra como em tudo, era de existir a regra do bom senso, onde as partes deveriam ter um mínimo senso e terem limites.

Caso para processo, era se a empresa descartasse as responsabilidades, ou mesmo, as fotos estivessem desfocadas.

Deixo a Questão: Que pensa do « Street View»?

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s