A Publicidade Tem Nova Paixão- A Internet….

Publicidade na Internet, Algo em Crescimento     Fonte:www.cedezinho4.blogs.sapo.pt

Publicidade na Internet, Algo em Crescimento Fonte:www.cedezinho4.blogs.sapo.pt

Hoje o tema é sobre mudança de canal de comunicação, da televisão para a internet, passo a transcrever a noticia e seguida faço o meu comentário:

« Publicidade online ultrapassa televisão pela primeira vez

Reino Unido é a primeira grande economia mundial a atingir marco histórico para os mediaA publicidade na Internet superou pela primeira vez a televisão, ultrapassando os 1,92 milhões de euros em seis meses. A conclusão é de um estudo que aponta o Reino Unido como uma grande economia que atingiu este marco histórico nos media, com a publicidade especificamente pensada para a Internet a subir 4,6%.

Nos primeiros seis meses deste ano, avança a agência Reuters, a Internet foi o destino escolhido para quase um quarto (23,5%) dos anúncios britânicos. Com uma despesa equivalente a 1,8 mil milhões de euros, a televisão ficou para trás, respondendo por 21,9% do total gasto em publicidade no país, uma queda de 17% na comparação com o ano passado.

Segundo o estudo da Internet Advertising Bureau (IAB), os meios impressos receberam 18,5% do total gasto em publicidade, enquanto o correio electrónico ficou com uma fatia de 11,5%. No geral, houve uma queda de 16% nas despesas com anúncios, em parte devido à crise mundial.

Segundo o IAB, do total gasto com publicidade online, 1,15 bilhões de euros, ou 60%, foi gasto em motores de busca incluindo o Google.

Foi preciso um pouco mais do que um ano para que a Internet tenha conseguido destronar a televisão, que durante meio século liderou no Reino Unido. »

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1092835&div_id=1730, a 1 de Outubro de 2009, em agência Financeira

O meu comentário:

Pois bem, parece que no final da primeira década de 2000, estamos assistir à viragem da publicidade, para a terceira grande tecnologia de massa, a tão conhecida e denominada de Internet.

Antigamente a publicidade, era muito usada, na telefonia, vulgarmente conhecida como rádio, era por este canal que se obtinha a publicidade, pois as pessoas passavam muito tempo a ouvir a telefonia, sendo que até existiam novelas da rádio; o canal que anos depois conquistou as pessoas, foi a televisão, essa foi denominada de caixa mágica que viria a revolucionar o mundo, famílias inteiras à volta da televisão, e foi ai que se devolveu muito a publicidade, pois a utilização do vídeo, com recurso a som, deu para dar novas opções, e dar mais emoção à publicidade, primeiro a preto e branco, anos mais tarde já a cores e com efeitos cada vez melhores, devido à entrada em cena da informática.

Actualmente, penso que as gerações mais novas, passam mais horas a navegar na Internet, qualquer coisa que necessitem tem como recurso principal de procura a Internet.

Perante esta, mudança sociológica das pessoas, e que recorrem à Internet para tudo, desde o banco, seguros, noticias, etc, era de se esperar que a publicidade, começasse a ser mais direccionada para a internet, mas o caso não é novo, uma das formas de as pessoas possuírem Internet sem assinatura, no final dos anos 90, em Portugal, foi devido somente à publicidade.

Pois, repare-se, elaboraram-se portais, como o Clix, Sapo, Teleweb, Oni, Telecel, etc, onde estas empresas, basicamente compravam 2 MB de banda, por célula e deixavam as pessoas se ligar a esta banda, pagando somente na altura à Portugal Telecom o preço de uma chamada local, o preço da Internet para o utilizador era gratuito, mas para a empresa do portal, era sustentado com recurso à publicidade no referido portal. A partir daqui, quanto mais clientes ou pessoas, acedessem ao portal, maior era a possibilidade de as mesmas verem a publicidade e de comprarem o produto X ou o serviço Y, como em horas de ponta, os 2M, para muita gente eram escassos, a internet era lenta, o que poderia dar a noção que muita gente passava muitos minutos no portal, e como tal via a publicidade, e que seria propensa a adquirir o produto X ou serviço Y.

Esta mudança de hábitos, vem globalizar a publicidade, os produtos, os serviços e as organizações, pois como a Internet é Global, tudo que lá está, pode ser consultado, acedido em qualquer parte do mundo, hoje em dia, a publicidade é algo que ainda dá muita margem de lucro, e então na Internet pode ser tomada como global, e naturalmente surgir o termo de Clientes Globais, onde o cliente pode estar em qualquer parte do mundo.

O mesmo, se pode dizer, em empresa que hoje em dia não esteja na Internet, não se apresente, não demonstre o que faz, ou as soluções que tem para oferecer ao mercado, a referida empresa, não existe.

Por exemplo, uma empresa com 100 funcionários e que fabrica portas, tem publicidade local, tem clientes fixos, mas não tem website, nem correio electrónico, no entanto, outra numa garagem, que fabrica portas, com apenas 5 ou 6 funcionários, tem website, e correio electrónico, mais facilmente consegue vender, do que a primeira, pois estar na Internet, é o primeiro passo para o mercado tomar conhecimento que aquela empresa existe e tem a solução para determinados problemas.

Para concluir, devemos ter em atenção, que a publicidade é um bom instrumento do Marketing, escolher os canais de comunicação é fulcral para uma boa publicidade, no entanto, se temos mais pessoas on line e com crescimentos diários face as que assistem a televisão, não resta margem para duvidas, que a Internet superou a televisão, e como tal, tem maior taxa de publicidade que a televisão.

O estudo refere ao Reino Unido, sendo este um país conservador, digamos que podemos começar por extrapolar por essa Europa fora.

Deixo a Questão: Colocaria Publicidade ao Seu Negócio na Internet?

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s