Comer Gourmet a Preços Reduzidos na Cidade do Porto…

Urban Specials     Fonte: Jornal I

Urban Specials Fonte: Jornal I

Hoje sábado, deixo uma óptima sugestão para o almoço, ou mesmo o jantar, para quem está na cidade do Porto, passo a transcrever a sugestão, que li esta semana num diário da nossa praça, o Jornal I:

« Fast food é passado. Diga olá ao fast gourmet

De um antigo café, no edifício do Mercado do Bom Sucesso, no Porto, Jane Neal fez um restaurante, bar e confeitaria com pinta internacional, que aposta na relação qualidade-preço

O antigo Snack-Bar Vila d’Arca, um pequeno café anónimo que ocupava a primeira loja à face da Rua Caldas Xavier, no Mercado do Bom Sucesso, Porto, transformou-se agora no Urban Specials, um espaço estilizado, de características cosmopolitas, que oferece serviço de restaurante, bar, confeitaria e take away. A reabilitação do local, que se encontrava bastante degradado, durou dez meses. O projecto, da autoria do arquitecto Alexandre Teixeira da Silva, contou com a colaboração adicional do designer gráfico António Queirós, e o resultado é um espaço de tendência lounge, minimalista e funcional, tão firmemente urbano e cosmopolita na sua estética que até nos deixa na dúvida se não se tratará de mais um franchise…

“A ideia é expandir, fazer mais, criar uma cadeia”, explica-nos a proprietária, Jane Neal, que passou alguns anos a amadurecer este conceito, que parte da “filosofia de apanhar coisas de outros sítios”. Portuguesa mas filha de pai inglês, Jane é uma viajante nata. Teve uma juventude multifacetada: foi manequim, hospedeira aérea, fez vários cursos, trabalhou em diversas áreas. Depois casou-se, teve três filhas e foi “mãe a tempo inteiro durante muitos anos”. Tem vivido entre o Porto e Ibiza, onde tem uma casa de férias e cujo ambiente ecléctico terá sido determinante para a maturação desta ideia. Apressa-se a dizer que não tem “experiência de restauração”, apenas a “grande lição de vida” que foi ser mãe. Mas, para esta aventura, soube rodear-se de profissionais à altura: o chefe Miguel Gonçalves, para a cozinha, e Alejandro Sánchez (que trocou, justamente, Ibiza pelo Porto), para o bar.

“O Urban Specials não é bem um restaurante, prefiro chamar-lhe um fast gourmet”, explica. Com efeito, este espaço sofisticado propõe “comida com qualidade”, com serviço rápido e a preços bastante acessíveis. A aposta é sobretudo nos pequenos-almoços e almoços, que propõem uma “refeição do dia” por sete euros. As sugestões de Jane vão para a sangria e para a bruschetta, “uma novidade que foge à rotina das pizzas”. A carta, de inspiração predominantemente ibérica e mediterrânica (tem gaspacho, tem tortilha, tem comida portuguesa, tem massas italianas…), também contempla especialidades de outras latitudes, como o doce britânico crumble ou um hambúrguer de qualidade, fiel à receita original norte-americana. Além disso, toda a parte de charcutaria e pastelaria é francesa, com destaque para os croissants de manteiga, que “são já um êxito”.

Com cerca de 40 lugares, o Urban Specials tem dois pisos e uma esplanada (que continuará a funcionar no Inverno, com aquecimento). O piso superior é para fumadores e é também o local ideal para jantares de grupo, ao fim- -de-semana, que funcionam por marcação prévia. “Vejo a comida como pretexto para o convívio”, diz-nos a mentora deste projecto. “Aqui, durante meia hora, o cliente escapa à rotina do trabalho e viaja um bocadinho entre a comida, a música e a simpatia da nossa equipa”, conclui.

Rua Caldas Xavier, 160, Porto. 226 063 748

http://www.urbanspecials.com. De segunda a quarta-feira das 8h00 às 22h00; de quinta a sábado das 8h00 às 2h00. Encerra aos domingos e feriados. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/25810-fast-food-e-passado-diga-ola-ao-fast-gourmet, a 02 de Outubro de 2009, no Jornal I

O meu comentário:

Como já devem ter reparado, eu sou um amante da boa vivencia das pessoas, penso que na nossa vida temos que ter tempo para tudo, e que por vezes, o convívio em almoços e jantares é retirado, em virtude de obrigações de cariz profissional. Eu se não tiver ninguém para almoçar, ou se, souber que tou com muito trabalho, prefiro nem fazer a hora de almoço, como algo, para enganar a barriga e continuo, pois às horas das refeições, o que se come, deve ser degustado conforme a situação, e cada iguaria deve ter o seu tempo.

No entanto, em plena cidade do Porto, e na zona mais rica de escritórios como é o caso da Boavista, surge este espaço, que por bem organizado e com ideias vanguardistas, atenta às necessidades e desejos das pessoas, que é comer algo que não faça mal à saúde e em pouco tempo, ou seja, basicamente e como o conceito assim o indica, coisas gormet, baratas e no mínimo tempo possível.

Sem duvida, e na minha opinião, é um espaço a visitar, penso que vale a pena, pelo conceito, pela ideia, e por não fazer tão mal à saúde comer rapidamente, que afinal, e o intervalo que temos no nosso dia de trabalho.

Votos de Bom Fim Semana!!

Tenho Dito

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s