Análise à Sondagem para as Autarquicas 2009, Relativamente à Câmara Municipal de Matosinhos… E o Próximo Presidente da CMM Será….

Deixo aqui o resultado da última sondagem realizada para a Câmara Municipal de Matosinhos, passo a transcrever a mesma, e de seguida faço uma breve análise à mesma.

«Matosinhos: Maioria absoluta em risco para Guilherme Pinto

Sondagem JN/DN/RTP/Antena 1.

Sondagem Publicada no JN a 7 de Outubro no Site do JN - Autarquicas 2009 - Câmara Municipal de Matosinhos

Sondagem Publicada no JN a 7 de Outubro no Site do JN - Autarquicas 2009 - Câmara Municipal de Matosinhos

Se as autárquicas fossem hoje, o socialista Guilherme Pinto não perdia o lugar de presidente, mas fugir-lhe-ia o poder absoluto para governar a Câmara de Matosinhos. E Narciso de Miranda não seria o parceiro certo para acordos.

Há quatro anos, Guilherme Pinto, então “delfim” de Narciso Miranda, foi eleito com 47,3%. Ganhou seis lugares na Vereação da Câmara de Matosinhos, número que lhe garantiu uma maioria absoluta.

A Oposição (PSD/CDS-PP com 30,9% e quatro mandatos e CDU com 8,6% e um vereador) não era, em Outubro de 2005, algo que tirasse o sono ao socialista. Mas se sabia que, tempos depois, seria Narciso, o homem que o colocou no Poder, quem se transformaria no seu maior adversário, numa guerra de rosas que pode dividir votantes no próximo domingo.

Ficha técnica

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Sondagens e Estudos de Opinião da Universidade Católica (CESOP) para a Antena 1, a RTP, o Jornal de Notícias e o Diário de Notícias entre os dias 2 e 4 de Outubro de 2009. O universo alvo é composto pelos indivíduos com 18 ou mais anos recenseados eleitoralmente e residentes no concelho de Matosinhos. Foram seleccionadas aleatoriamente sete freguesias do concelho. A selecção aleatória das freguesias foi sistematicamente repetida até que os resultados eleitorais das eleições legislativas de 2009 e autárquicas de 2005 nesse conjunto de freguesias, ponderado o número de inquéritos a realizar em cada uma, estivessem a menos de 1% dos resultados nacionais dos cinco maiores partidos. Os domicílios em cada freguesia foram seleccionados por caminho aleatório e foi inquirido em cada domicílio o mais recente aniversariante recenseado eleitoralmente na freguesia. Foram obtidos 1257 inquéritos válidos, sendo que 56% dos inquiridos eram do sexo feminino. As intenções de voto foram recolhidas através de simulação em urna. Todos os resultados obtidos foram depois ponderados de acordo com a distribuição da população com 18 ou mais anos residente em Matosinhos por sexo (2007) e escalões etários (2007), na base dos dados do INE e por dimensão da freguesia na base dos dados eleitorais. A taxa de resposta foi de 80%.* A margem de erro máxima»

In: http://jn.sapo.pt/eleicoes/autarquicas2009/Interior.aspx?content_id=1383673, a 7 de Outubro de 2009, no Jornal de Noticias

A minha análise:

Pois bem, contra o que muitos esperavam, quem segue à frente para a Camara de Matosinhos, é mesmo o candidato pelo PS, Guilherme Pinto (39%), seguida pelo directo perseguidor e histórico da referida câmara municipal de seu nome Narciso Miranda (27%, depois o conhecido de programas de televisão, o candidato pelo PSD, oriundo da cidade de Vila Nova de Gaia, José Guilherme Aguiar (22%), depois ficam pelo BE, Fernando Queiroz, e o candidato pela CDU, Honório Novo ambos apenas com 4% cada um, pela mesma percentagem existem também 4%.

A luta para esta autarquia, tem sido bastante renhida, com projectos muito semelhantes entre os dois principais candidatos, e tem dividido o público, pois a maior parte do público que vota em Narciso Miranda, são habituais votantes do partido socialista, e foram os que ajudaram a eleger há 4 anos, o então discípulo de Narciso Miranda, de seu nome Guilherme Pinto.

Os indecisos, e abstencionistas, aparecem nesta sondagem com apenas 4%, ou seja, uma abstenção, ou mesmo indecisos, bastante baixo, o que se for a se cumprir, no próximo domingo, vamos ter muita afluência às urnas, o que é óptimo, pois convém que as pessoas decidam e não deixem que outras pessoas decidam por elas.

Dos principais candidatos, foram os que já estiveram à frente da autarquia, mostram um trabalho realizado muito semelhante, no entanto, penso que ambos candidatos cometeram erros que tem peso políticos enormes, o Narciso Miranda, abandonou a autarquia, e pode ser um peso que pode estar espelhado aqui nesta sondagem, o candidato do PS, Guilherme Pinto, fez uma obras com bastante diversidade, no entanto, no fim, parece não ter sido do agrado de muitas pessoas, destacam-se os problemas de emprego no conselho, problemas a nível da circulação nas cidade de Matosinhos, bem para já não falar do estacionamento e o problema do Metro e a Ponte Móvel, causarem alguns constrangimentos na circulação em Matosinhos.

O Candidato do PSD, José Guilherme Aguiar, vem oriundo de uma cidade, liderada por outro candidato de grande peso, Luís Filipe Menezes, e como tal, no Porto não tendo hipótese, por a autarquia ser liderada pelo seu partido, vira-se para Matosinhos, uma autarquia de tradição conquistada pelo partido socialista, fazendo jus a algum trabalho realizado na autarquia de Gaia, e à sua popularidade, oriunda da televisão, pretende ficar com a autarquia de Matosinhos, no entanto, o peso dos candidatos anteriores é muito grande, o que não deixa muita margem para este candidato.

Sem expressividade quase, são os outros partidos de esquerda, o BE e a CDU, onde os candidatos no conselho, não gozam de muita popularidade, o que não abona em seu favor.

Penso que a câmara vai cumprir a tradição, vai manter-se nas mãos do partido socialista, mesmo que passe para o candidato independente, o mesmo, tem sempre que o seu lançamento político e para as luzes da ribalta, ocorreu sobre a imagem do partido socialista.

Não quero inferir aqui a minha preferência, no entanto, penso que cabe ao povo do conselho de Matosinhos e de outros conselhos a nível nacional, irem cumprir o seu dever cívico no próximo domingo e irem votar, e escolher de acordo com projectos apresentados pelos candidatos, e não por preferências, aliás estes mesmos conselhos já foram dados anteriormente, neste caso para as eleições legislativas passadas.

Desejo Boa Sorte a Todos os Candidatos às Eleições Autárquicas!

Deixo a Questão: Qual o candidato que prefere que conquiste a Câmara Municipal de Matosinhos?

Tenho Dito

RT

Anúncios

3 pensamentos sobre “Análise à Sondagem para as Autarquicas 2009, Relativamente à Câmara Municipal de Matosinhos… E o Próximo Presidente da CMM Será….

    • Boa Noite.

      Em Resposta do Sr Tiago.

      Os candidatos podem se candidatar 3 mandatos seguidos à mesma autarquia, quando ao partido, esse pode estar o tempo que o povo o eleger.

      Espero ter respondido à sua questão.

      Alguma dúvida, não hesite em a colocar.

      Obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s