Em Portugal…a Pobreza já ascende os 40%…Que Será Deste País?

Pobreza em Portuga, Fixada a 40%...

Pobreza em Portuga, Fixada a 40%...

Hoje vi, uma notícia que vou confessar, me chocou, pois não penava que fosse assim tantos, mas são 40% de pobres em Portugal, passo a transcrever a mesma, e faço um comentário à mesma.

« Taxa de pobreza poderá rondar os 40 por cento

O presidente da Assistência Médica Internacional afirmou hoje, sexta-feira, no Funchal, que a taxa de pobreza poderá rondar os 40 por cento se incluir o número de pessoas com rendimento social de inserção e complemento social para idosos.

“Combater a pobreza é uma causa nacional”, disse o médico durante o terceiro congresso nacional dos economistas, que decorre até hoje na capital madeirense, acrescentando que uma análise mais profunda à situação poderá indicar que a taxa da pobreza em Portugal poderá rondar os 40 por cento, se fossem tidos em conta os números dos que usufruem do rendimento social de inserção e do complemento solidário para idosos.

Fernando Nobre argumentou assim existir uma “uma pobreza estrutural no país acima dos 40%”, declarando: “Não aceito esta vergonha no nosso país”.

A situação da pobreza em Portugal, reforçou, “é uma vergonha” e o seu combate deve constituir “uma causa nacional”.

Fernando Nobre rejeitou “as cirurgias plásticas para as mudanças no mundo” e sustentou que Portugal deve “redistribuir melhor a riqueza”, para contrariar o facto de  muitos jovens estarem a abandonar o país “porque perderam a esperança”.

Apelou aos empresários para serem mais “inovadores e empreendedores”, defendendo aumentos do salário mínimo nacional.

Para Fernando Nobre, este é “o momento de repensar que mundo queremos”.

Sobre os factores que indiciam a conjuntura económica difícil, recusou existir razões para “ceder a paranóias”, sublinhando ser necessário  que as economias capitalistas sejam “prudentes”, usem de bom senso e não embarquem em “cantos da sereia”. »

In: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1399556, a 23 de Outubro de 2009, em Jornal de Notícias

O meu comentário:

Desde já a denotar, é lamentável que quase metade dos portugueses, sejam pobres, não admira pelo menos na minha óptica, que o país não ande para a frente, nem seja competitivo.

Curioso, é que os modelos económicos, não consagram alguma política, para tentar reparar este mal, ou seja, tentar fazer com que o país crie riqueza e a mesma, seja distribuída de uma forma justa e ordeira por todos.

Denote-se que, as pessoas que têm rendimentos, ou seja, os que estão de fora destes 40% enumerados na notícia, estão inseridas na mesma sociedade que os pobres estão, simplesmente, o termo sociedade, pressupõe que as pessoas vivem em conjunto umas com as outras, e interagem umas com as outras, logo, penso que continuar a ser incrementada esta taxa de pobreza, vai fazer com que as pessoas que tem rendimentos, trabalho, a continuar a crescer o fosso entre ricos e pobre, só vai levar à crise seja ainda mais atroz, e que vai originar, que os que não perderam emprego, possam o vir a perder, em virtude de não existir público para os produtos e serviços oferecidos.

Numa sociedade, convém ter a noção que nem tanto ao mar, nem tanto a terra, não podemos ser todos ricos, nem podemos ser todos digamos pobres, pois a sociedade, além de valores, rege-se pró princípios.

Uma sociedade rica, tem teoricamente menos problemas sociais, que uma sociedade probe.

Uma sociedade pobre, origina violência, e problemas de inserção sócias, bastante graves, e como tal, devemos ter em conta, que no caso de Portugal, a taxa de 40% é muito grande, e que fenómenos como assaltos, violência, carjacking, etc.

Penso que são muito graves e nefastas as consequências da pobreza, pois as pessoas, não tendo como sobreviver, vão se inserir pelo mundo do crime, isso é inevitável.

Em Portugal, penso, deveriam ter uma política para ajuda, a estas pessoas, e tentar tornar estas pessoas úteis, pois parte do desemprego, foi causado por questões internacionais, e como, não se controla não podemos culpar directamente as pessoas, então a solução é tentar ajudar, tentar orientar a nossa sociedade, para valores comuns, algo que se nos unirmos, e consigamos atingir o objectivo, poderemos sair da crise, poderemos criar riqueza, e sermos todos úteis…

Pena, que para já, o nosso governo, ainda não tomou posse, no entanto, espero que tenham noção destes números, e tenham em mente, tentar resolver estas situações, e criar um projecto em que nós portugueses possamos todos acreditar, e que nos una, como foi o caso, do euro 2004,

Penso que a pobreza, não ajuda ninguém, nem é boa para um país, pois pensemos, que vale uma pessoa ser rica, num país onde quase metade do país é pobre? Será que vamos ser felizes? Será que não se perde a oportunidade de tentar fazer rentabilizar o dinheiro, de o multiplicar?

Vamos a ver o que vai ser feito, espero que tentem mudar esta perspectiva, e que os 40%, baixem.

Deixo a Questão: Que Pensa de termos 40% de Pobres em Portugal?

Tenho Dito

RT

Anúncios

3 pensamentos sobre “Em Portugal…a Pobreza já ascende os 40%…Que Será Deste País?

  1. veja como sâo as coisas,os portugueses extrairam tantas riquesas do brasil,e a gora eu pergunto aonde
    está escomdido o ouro? pois e que foi muita coisa era
    para este pais esta assimlado com os outros do mesmo
    comtinete que fiseram o mesmo em paises mal disinvolvidos. é sinal que os brasileiros estao certos
    quando mensionam os lusitanos como os burros europeus

  2. a quem emtereçar publicar este comentario:assunto-(portugal)cade sa riquesas naturais obitidas de paises como brasil,angola,moçanbique cabo-verde e outros que eu não conheço? pois o pais esta a uma grande porcentagem de pobresa. este territorio lusitano ja era para estar associado aos mais ricos.
    é como disem os brasileiros,eles são a vergonha da
    europa,pois roubaran riquesas de outros paises e não
    ergueran o seu,eo povo vive a margem da miseria,uma
    verdadeira falta de carater adimnistrativo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s