Combustíveis a Subir…Quando Termina a Guerra e Se Tornam Todos Mais Transparentes….

Combustiveis a Aumentar....e a Fundamentação para tal?

Hoje trago, um assunto que tenho evitado falar, mas com o surgimento de novos argumentos, penso que é sempre bom discutir de novo esta mesma situação, passo a transcrever a notícia e de seguida faço um comentário:

«Preço dos combustíveis volta a aumentar

Gasóleo ficou inalterado na maioria dos postosOs preços do gasóleo e da gasolina voltaram a subir nos postos de abastecimento nacionais.

A Galp subiu o preço do litro da gasolina em 1,5 cêntimos, enquanto que o diesel ficou inalterado. Assim, o gasóleo continua a custar 1,069 euros e a gasolina passou para 1,319 euros por litro.

Também a Cepsa subiu os seus preços. O litro de gasolina subiu 1 cêntimo, para 1,318 euros por litro e o gasóleo custa os mesmos 1,073 euros, informou fonte da petrolífera à Agência Financeira.

A BP também alterou o preço da gasolina, que passou a valer 1,319 euros, mais um cêntimo que na semana passada. O gasóleo ficou inalterado.

Na Repsol, e com base nos dados do site da DGGE referentes aos preços da zona de Lisboa, o gasóleo subiu 0,5 cêntimos e a gasolina avançou 1 cêntimo.»

 

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=1100858&div_id=1728,a 05 de Novembro de 2009, em Agência Financeira

O meu comentário:

Pois bem, sobre este tema, não tenho abordado o mesmo à algum tempo, e como tal, quando vi a notícia, penso que seria uma boa altura para o trazer à ribalta de novo, por diversas questões, que mais à frente vou levantando o véu.

Mediante a situação de aumento no dia de ontem do preço da gasolina, tenho a enumerar, que se trata de uma situação, um pouco ambígua, pois repara-se, que o preço do crude não tem sido muito influenciado nos últimos tempos, e a moeda Euro, tem tido valores acima da moeda de referência que é o dólar americano, logo não se entende, porque se aumenta os combustíveis, sendo que à umas semanas transactas, aumentou 2 vezes na mesma semana.

Só consigo, encontrar uma explicação para o facto do incremento dos combustíveis, e essa, penso seja a única razão, mas claro que ninguém a vai assumir, isso será ponto que tenho assente, o motivo, foi em Setembro e Outubro, meses em que o país andou envolvido em eleições, e como tal, para mostrar que o país esta a «recuperar», os produtos de cariz mais essencial, não sofreram incremento, dando a noção de alguma aparente estabilidade, o que é mentira, relembremos que o preço do crude nessa altura, por acaso estava em baixa, mas as empresas de combustíveis, decresciam muito mais devagar o combustível do que o que deveria ser realizado, enfim, outra coisa, não seriam de esperar.

Outro factor a ter em causa, é a autoridade da concorrência, na minha óptica ter uma atitude de impavidade e de negação de que não existe combinação de preços entre as gasolineiras, toda a gente, já se apercebeu que os preços, pelo menos, entre as 3 principais gasolineiras são, em tudo muito semelhantes e ajustam-se na mesma proporção, e quase de forma imediata.

É fácil verificar que existe uma autoridade que é demasiado permissiva, pois repara-se, já não é a primeira vez que reparo, por exemplo, o combustível nas 3 principais gasolineiras aumenta, 3 cêntimos, por exemplo, e uma bomba de hipermercado, que conheço, anda quase uma semana, a vender a preço que tinha antes do aumento de 3 cêntimos, bem, existe uma forma de explicar isto, está a vender o combustível que ainda possuía nos seus tanques, até vir nossa remessa. Penso que, a explicação anterior, até pode ser correcta, mas será que terminam todos ao mesmo tempo, é que a gasolineira tem mais postos, e todos os seus preços sobem e descem, em concertação como é óbvio, nos seus postos… relembro que as referidas bombas, estão sempre cheias de clientes, portanto, existe bastante rotatividade nos tanques, o que penso, que uma vez por semana, é insuficiente para os clientes que servem.

Perante a descrição anterior, pode-se concluir, que se uns podem, mesmo que em certas alturas vender a menos 13 cêntimos, os outros, também podem realizar ajustamentos mais tarde, de uma forma atenuante, para pelo menos poderem «disfarçar» o cartel.

Outra questão, que se tem falado bastante, é a questão dos aditivos nos combustíveis, pois bem, a autoridade dá a entender que os combustíveis dos hipermercados são mais «pobres», que não possuem aditivos, e que os de marca, são mais cara por possuírem aditivos, e logo, ao mesmo tempo, darem mais saúde ao motor do nosso veículo, bem, se a questão é colocada desta forma, pode-se colocar a questão:

Porque razão é que as as gasoleiras de marca, não vendem combustíveis sem aditivos, a cerca de 10 cêntimos abaixo, tendo como referência o preço dos produtos aditivados?

Era uma maneira, de poderem demonstrar que o que se diz por aí é verdade, e seria uma forma de fidelizarem clientes, e poderem abranger todos os nichos de mercado, tal como, um hipermercado, logo as margens de lucro seriam maiores…

Não quero, aqui defender os combustíveis de marca de insígnia, ou marca branca se preferirem, mas penso que se fala muita coisa em público, que não é fundamentada correctamente, sendo que mais grave, foi a autoridade da concorrência dar a entender, mas não fundamenta o que diz, penso deveria fazer estudos periódicos, deveriam sair relatórios desses mesmos estudos, e o que me parece, é que está a ser tendencial, para quem lhe paga, que é o Estado, e como tal, favorece as gasolineiras de marca, obviamente a Estatal. A autoridade de concorrência, tem que se lembrar, quem lhes paga os ordenados, são os portugueses com os seus impostos, desta forma deveriam ter mais respeito pelos seus «patrões».

Penso que os preços dos combustíveis, tem muito mais atrás do que se imagina, eu aqui vim só esmiuçar, os últimos argumentos que têm vindo a publico, e que penso que ainda tem muito que ser explicados e discutidos por todos.

Deixo a Questão: Que pensa da guerra das gasolineiras e dos respectivos preços?

Tenho Dito

RT

Anúncios

3 pensamentos sobre “Combustíveis a Subir…Quando Termina a Guerra e Se Tornam Todos Mais Transparentes….

  1. Caro RT
    A sua pergunta tem respostas aqui: http://www.gamanco.blogspot.com
    Especialmente, recomendo a leitura do post, em resosta à sua pergunta, “Nem 24h depois de acabadas as eleições a Galp SOBE O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS!”

    Se tiver facebook e se se quiser juntar a esta luta, adira à causa “Por um Preço Justo nos Combustíveis Petrolíferos” em: http://apps.facebook.com/causes/354488/61488986?m=cc366e79

    Acabem com o Gamanço!
    http://www.gamanco.blogspot.com

  2. Acho que a questão apresentada estão muito bem eslaborada e se for a realidade nua e crua estará lá muito perto. Nós todos se tivessemos juizo e se tivessemos mesmo a consciencia que nos estão a tratar muito mal nessas grandes empresas, só teriamos uma coisa a fazer. Não abastecer nesses postos durante uma semana. E eles logo dariam ao rabo. É certo que há para aí muita gente que abasteceria sempre nessas bombas comilonas porque, se não sabem o preço do carro em que andam, também não sabem o preço dos combustiveis porque não lhes sai do bolso. Um dos males está aí. Quanto ao cambão nos preços ele é mais que evidente. É só verem-se esses placards nas auto-estradas que só servem para ficarmos a saber q

  3. Acho que a questão apresentada está muito bem eslaborada e se não for a realidade nua e crua estará lá muito perto. Nós todos, se tivessemos juizo e se tivessemos mesmo a consciencia que nos estão a tratar muito mal nessas grandes empresas, só teriamos uma coisa a fazer. Não abastecer nesses postos durante uma semana. E eles logo dariam ao rabo. É certo que há para aí muita gente que abasteceria sempre nessas bombas comilonas porque, se não sabem o preço do carro em que andam, também não sabem o preço dos combustiveis porque não lhes sai do bolso. Um dos males está aí. Quanto ao cambão nos preços ele é mais que evidente. É só verem-se esses placards nas auto-estradas que só servem para ficarmos a saber que os preços são todos iguais. Mas também são um convite para sairmos e irmos atestar a uma bomba fora da auto estrada. Temos que fazer alguma coisa para que este escandalo acabe. Será que não há nenhum partido das oposições que se queira interessar por istito?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s