Dica Para Um Fim Semana Diferente…A Feira do Cavalo..Um Acontecimento no Mínimo Peculiar…

cavalo

Hoje deparei-me com uma sugestão para o fim semana, que por ser algo, fora do comum, decidi transcrever a mesma, não vou tecer qualquer comentário, pois trata-se de uma divulgação para fim semana fora do comum, passo a transcrever o mesmo.

«Cavalos, álcool e agro-betos: uma mistura explosiva

A Feira Nacional do Cavalo da Golegã vai para o seu segundo e mais importante fim-de–semana. Se desconhece este evento de referência no mundo dos casacos ensebados e botas de cano leia e ilumine-se

Feira Nacional do Cavalo? A sério? Mas isto é o guia de fim-de-semana do i ou da revista “Equitação”?

De facto, o assunto pode não parecer muito sedutor. Mas, e atenção a este mas, a Feira Nacional do Cavalo é um fenómeno em vários itens. De dia, tudo gira à volta dos equídeos. Há desfiles, exposições, palestras (com pessoas, entenda-se), competições de horseball e até lançamentos de livros dedicados ao animal. Mas depois do pôr do Sol, tudo muda. Os cavalos deixam de ser as estrelas, chegam milhares de pessoas à vila e começa a corrida ao abafadinho.

Disse corrida ao abafadinho? Isso é alguma espécie de jogo tradicional de contornos estranhos? É que até soa ilegal…

Não há que temer. O abafadinho é, apenas, o nome que se dá ao vinho licoroso da região, e a bebida mais consumida durante a feira. Vende-se em cálices nas inúmeras tasquinhas e cafés em redor do recinto. Mas há um truque: fora do centro também há quem venda a sua produção caseira a litro. É só perguntar aos locais, ou seguir quem sabe.

Então e depois? Fica tudo ali parado a beber abafadinhos? É essa a grande ideia de festa?

Há quem fique pelo recinto e se limite a cambalear pelas redondezas e há quem siga mais tarde para outras andanças. Este ano o grosso da festa promete continuar no Lagar, a maior discoteca lá do burgo. Com a Noite do Chapéu, na sexta-feira, e a festa Be a Gentleman, no sábado. Os responsáveis pela organização são a Kitsch, uma produtora de eventos lisboeta e a Maya Eventos, que…

Desculpe interrompê-lo. Quer dizer que a Maya também está metida nisto? A taróloga?

Sim, é verdade. E com a mesma equipa que tomou conta do Manta Beach, a discoteca que Maya geriu no Algarve durante o Verão. Para embaixadora das festas foi convidada a cavaleira Isabel Ramos, que está para o toureio um pouco como Joana Amaral Dias para a política. Por isso não se admire se vir um ajuntamento de agro-betos com as hormonas em franja no dito Lagar.

Agro-betos? Pode explicar o conceito?

Está a ver a equipa de râguebi de Agronomia? Forcados com quintas e três nomes? Tipos que antes de saberem andar de bicicleta já sabem montar a cavalo? Gente que domina o conceito de ensebar casacos? É disso que se trata.

Então e no final, essa gente toda fica por lá? E a vila aguenta?

O dia seguinte é, claro, a parte mais dolorosa da festa. Não só pela ressaca (e, acredite, o abafadinho é propenso a esse tipo de efeito fisiológico) mas porque muitos dos noctívagos ficam nos carros a dormir e no dia seguinte acordam com as respectivas dores nos ossos. Por isso há certas regras que os veteranos nestas andanças respeitam sempre: chegar cedo para arranjar lugar perto do recinto e longe da confusão, levar umas mantas porque as noites são frias na região e acordar cedo no dia seguinte para arranjar onde comer, antes de seguir viagem. Isto, ou levar quem se disponha a festejar sem tocar em álcool. E se ouvir alguém dizer “mas eu estou bem para conduzir” lembre-se: são 130 km até Lisboa e uma brigada da GNR em cada rotunda.

 

In: http://www.ionline.pt/conteudo/32704-cavalos-alcool-e-agro-betos-uma-mistura-explosiva, a 13 de Novembro de 2009, no Jornal I

Bom Fim Semana para Todos!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s