Restaurante Com 2 Faces na Cidade do Porto…a Não Perder…Bastante Arrojado

Hoje e por ser Domingo, trago mais uma sugestão para a cidade do Porto, passo a transcrever a mesma abdico do habitual comentário.

 

« E à meia noite o restaurante transforma-se…

Canções cruzadas dos anos 70/80 fazem-se ouvir num bar cor de cimento, com fotografias a preto-e-branco de prédios em construção. Além da música, também se come bem. Inaugurado em Setembro, o 3C está a dar cartas nos Clérigos

Há uns anos, no Porto, três amigos noctívagos (vertente veterana) juntaram-se e criaram o colectivo de DJs Geração Vinil. Jorge “Chibanga”, DJ profissional desde o final dos anos 70, 52 anos; Pedro Mexia Alves, gestor, 51 anos; e Zé Marques Pinto, empresário (fundador do bar NoSense e da discoteca Indústria, dois sítios míticos da movida portuense dos eighties, na Foz), 50 anos, começaram a trocar cromos em vinil, com temas de outrora, em festas que foram crescendo. E que agora até já se fazem em salão de casino, quando calha. Com o despertar da nova agitação nocturna da Baixa do Porto, para os lados dos Clérigos, o trio começou a prestar atenção ao fenómeno, e a ganhar-lhe o gosto. Procurou um sítio e acertou em cheio.

O 3C, inaugurado no passado dia 3 de Setembro, é deles e de mais três sócios. Apresenta-se como “café-clube”, mas na realidade é um restaurante que também é bar, e que de bar pode avançar para discoteca. E os seus criadores acertaram em cheio na localização porquê? Porque o 3C fica entalado entre o Plano B, o grande templo da zona dos Clérigos, alternativo q.b., e o Twin’s Baixa, uma espécie de zona VIP no vaivém pedestre que caracteriza aquela zona, da qual algum tipo de jet set pode observar a confusão sem se misturar muito… Então, o 3C é o link ideal para ligar os seus vizinhos, ligeiramente mais formal que o Plano B e vagamente mais descontraído que o Twin’s… Passado mês e meio, “o balanço não podia ser melhor”, confessa Pedro Mexia Alves.

Pedro é casado com Luísa, que também tem um papel importante no funcionamento do clube. E Luísa é filha de Luís Ferreira Alves, “o” fotógrafo de arquitectura do Porto, colaborador de Siza Vieira desde a primeira hora (só para dar um exemplo). Depois de adaptado o espaço, pela arquitecta Paula Tinoco, a decoração coube a Helena Cardoso, mulher de Ferreira Alves, utilizando fotografias ampliadas do mestre. O resultado é surpreendente, conferindo ao local um ar inacabado, de “work in progress”. Na cabine de DJ, improvisada em andaimes, “Chibanga” viaja entre o disco e o “Madchester”, esquivando-se habilmente aos êxitos mais óbvios. Em plena época de revivalismo anos 80, os cinquentões e quarentões coabitam bem com os mais novos, uns a recordar, outros a descobrir. E a cruzarem-se na pista de dança.

A parte de restauração está ao cuidado do chefe Paulo Marques. “O restaurante, que vira bar a partir da meia-noite, serve comida tradicional portuguesa e mediterrânica com um toque de cozinha de autor, sendo o almoço principalmente virado para o público que trabalha nesta zona da cidade, que quer almoçar rápido com preço acessível e com variedade, num ambiente calmo, cool e cosmopolita”, afirma Pedro Mexia Alves. “Ao jantar, o público-alvo é muito mais variado e já abrange um largo leque de pessoas, desde o artista, o alternativo, o yuppie, os jovens, os estudantes nacionais e Erasmus, e ainda uma camada de ‘jovens com mais alguma idade’ que também gosta de sair para jantar fora e ouvir uma boa música”, acrescenta, brincalhão. Tudo isto com preços acessíveis, boa relação espaço/música e óptimo ambiente.

Rua Cândido dos Reis, 18, Porto. 222 018 247 (reservas) http://www.facebook.com/clubetresc. De segunda a quarta-feira, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 02h00; quinta-feira, sexta-feira e sábado, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 04h00. Encerra ao domingo e feriados.»

 

In: http://www.ionline.pt/conteudo/29237-e–meia-noite-o-restaurante-transforma-se, a 23 de Outubro de 2009, no Jornal i

Bom Domingo

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s