Onde Colocar as Poupanças em 2010…Veja Os Melhores Perfis de Investimento…

Perfil de Investimento Para 2010 Fonte: http://www.vitlog.com.br

Hoje trago uma notícia que pode ser sempre útil, para poder canalizar os investimentos deste mesmo ano, aproveitando uma notícia que vou aqui transcrever e que saiu ontem num diário da nossa praça, não vou tecer nenhum comentário ao mesmo.

«Perfil de investidor. Diz-me onde investes e dir-te-ei quem és

Fique a saber quais os investimentos mais adequados ao seu perfil

Nas últimas duas semanas, as perdas registadas pelo principal índice da bolsa portuguesa poderão ter tirado o sono a alguns investidores. Se é o seu caso, talvez seja melhor avaliar se o seu perfil de investidor tolera o risco associado às acções.

Se é daquelas pessoas que investem em acções, mas, quando enfrenta um ciclo de perdas das bolsas, fica nervoso ou não consegue dormir descansado, então provavelmente não devia ter acções na sua carteira de investimentos.

A teoria é apresentada por muitos especialistas de forma a explicar qual a tolerância de cada investidor ao risco e, a partir daí, concluir que activos devem compor o seu portefólio.

Existem, no entanto, outras formas de avaliar o perfil de investidor. Tendo atenção ao actual momento dos mercados financeiros, a questão pode revelar-se ainda mais importante.

No início de cada ano, investidores e gestores aproveitam para reorganizar a carteira e rever as estratégias em função das previsões e expectativas.

Em 2009, ano que terminou positivo para os principais mercados, a praça nacional não foi excepção e o PSI 20 encerrou o ano com ganhos de 34%.

O índice nacional arrancou em 2010 a subir. No entanto, interrompeu o ciclo de ganhos há duas semanas; só na semana passada acumulou uma perda de 4,43%. Alguns investidores tremeram com o susto – um indicador de que a tolerância que têm ao risco pode ser bem menor do que pensavam. O PSI 20 acabou por seguir a tendência das restantes praças europeias, que encerraram a última sessão em queda. Contas feitas, desde este ano o PSI 20 está a perder 4,08%.

Apesar das correcções da última semana, os especialistas mostram-se optimistas para a primeira metade do ano. Por essa razão, muitos investidores que não conseguiram aproveitar a onda de ganhos de 2009 equacionam agora a possibilidade de entrar no mercado de acções. Mas será que todos devem investir nesta classe de activos? E que peso cada classe de activos deve ter na carteira?

Para responder a estas questões, o i pediu aos especialistas da direcção de investimentos do Banco Best que elaborassem um teste composto por nove perguntas que lhe permitam avaliar, de uma forma genérica, qual o seu perfil de investidor.

Os resultados permitem enquadrar os investidores em quatro perfis: muito conservadores, conservadores – ambos avessos ao risco -, moderados (aceitam correr algum risco para conseguir um retorno mais elevado) e dinâmicos, os mais ousados, que não têm receio de apostar em aplicações mais arriscadas.

Para determinar se um investidor deve seguir uma estratégia mais agressiva ou moderada há que avaliar não só os conhecimentos financeiros mas também experiência, situação financeira e objectivos de investimento nos mercados financeiros.

Para que possa começar a organizar a sua carteira, depois de conhecer o seu perfil, descubra quais as aplicações ideais, e que peso cada uma deve ter para os três tipos de perfil de investidor mais comuns: conservador, moderado e dinâmico.

O i pediu a três casas especialistas que apresentassem uma carteira de investimento para cada um dos perfis em que o investidor tenha um horizonte temporal de investimento de pelo menos dez anos. O Activobank7 apresenta uma proposta para um perfil conservador, o Banco Best faz uma sugestão para um perfil moderado e o Banco Big para um perfil dinâmico.

Dado o horizonte temporal, as propostas apresentadas devem ser avaliadas a longo prazo. Ainda assim, o conselho dos especialistas é que “todo o investidor deverá garantir, em qualquer momento de mercado, um grau de diversificação dos riscos da sua carteira suficiente e condizente com os objectivos que traçou no momento em que tomou a decisão”, explica o director de investimentos do Banco Big, Rui Broega.

Três carteiras

Perfil conservador: para este tipo de investidores o objectivo principal é não perder dinheiro. Preferem investimentos de risco baixo, assumindo por isso uma expectativa de rentabilidade mais limitada. O ActivoBank7 propõe uma carteira com 90% em obrigações e 10% em acções. Dentro da classe de activos de obrigações, recomenda 50% do investimento no fundo UBS (LUX) SF Yield (EUR) BG.

Perfil moderado: são investidores dispostos a assumir algum risco para obter um retorno  mais atractivo. O  Banco Best propõe uma carteira diversificada, em que as acções assumem o maior peso. “Dado o horizonte temporal de muito longo prazo, cremos que o investidor moderado não deseja uma exposição excessiva a risco, mas a extensão temporal do investimento permite uma alocação maioritária a instrumentos de maior risco.”

Perfil dinâmico: estes investidores estão dispostos a arriscar mais para conseguir maiores rendibilidades. O Banco Big privilegia o segmento de acções. “A proposta assenta numa alocação mais diversificada, que combina diferentes prémios de risco de mercado a fim de assegurar a estabilidade da carteira no longo prazo, preservando o capital do investidor.”
A carteira tem 80% em acções e 20% em obrigações.»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/43488-perfil-investidor-diz-me-onde-investes-e-dir-te-ei-quem-es, a 25 de Janeiro de 2010, no Jornal I

Bons Investimentos

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s