Rapazes Estão a Abandonar a Escola de Uma Forma Precoce… Saiba Porquê?

Abandono Escolar Por Parte dos Rapazes... Fonte: http://www.tralapraki.blogspot.com

Hoje trago algo, que vem confirmar as minhas teorias sobre problemas nos conteúdos programáticos das escolas, e a dedicação dos professores para solucionar os mesmos, passo a transcrever a notícia, e de seguida faço um breve comentário ao mesmo.

« Vem aí uma geração de rapazes frustrados

Em quase todos os países ocidentais, os rapazes abandonam cada vez mais o ensino no final da escolaridade obrigatória. Têm capacidades para ir mais longe, mas as escolas poderão estar a avaliá-los mal, privilegiando as raparigas. Podemos estar a criar (ou já criámos?) uma geração de excluídos e uma nova classe baixa – a dos homens. Por Clara Viana

Um calafrio: investigadores portugueses, ingleses e norte-americanos, entre outros, têm vindo a constatar que as mudanças introduzidas nas últimas duas décadas no sistema de ensino e de avaliação dos alunos estão a contribuir activamente para afastar da escola um número cada vez maior de rapazes.

Produziu-se uma inversão. O fenómeno, que é comum à maioria dos países ocidentais, Portugal incluído, está a alargar o fosso entre rapazes e raparigas no sistema educativo. As raparigas têm hoje melhores notas e vão mais longe; os rapazes desistem, muitos deles logo no fim da escolaridade obrigatória. Nos 27 países da União Europeia, só a Alemanha mantém, no ensino superior, valores equilibrados de participação dos dois sexos.

Para o director do instituto britânico de políticas para o ensino superior (HEPI, na sigla em inglês), Bahram Bekhradnia, estamos já numa corrida contra-relógio. “Penso que corremos o perigo de estar a criar uma nova classe baixa”, constituída só por rapazes, diz, depois de um estudo recente daquele organismo ter confirmado a dimensão crescente do fosso entre raparigas e rapazes, e lançado algumas pistas inquietantes sobre os motivos que explicam o fenómeno.

O problema não são os bons resultados alcançados pelas raparigas, mas as fracas classificações obtidas pelos rapazes e aquilo que isso implica: a responsabilidade da escola nesta situação, o que isto está a provocar neles e nelas, e as consequências sociais do insucesso escolar masculino. “Vamos ter uma geração de rapazes frustrados e excluídos dos sistemas escolares e profissionais por incapacidade de rivalizar com o género oposto”, prevê a socióloga da educação Alice Mendonça nas respostas que enviou, por e-mail, às questões do P2.

Em países como o Reino Unido e os EUA, mas não só, a questão já entrou na agenda política. Em Portugal não. Existe investigação sobre o tema, há estatísticas à espera de serem interpretadas e… muito silêncio. Alice Mendonça sublinha, porém, que “os pais têm de ser alertados para as consequências” do que se está a passar.

Isto está a acontecer não por os rapazes se terem tornado, de repente, mais estúpidos, mas em grande medida, avisam os investigadores, por eles estarem a ser ensinados e avaliados num sistema que valoriza as características próprias das raparigas e penaliza as dos rapazes.

Zero em comportamento

Nos últimos anos, Alice Mendonça, também docente na Universidade da Madeira, centrou a sua investigação, precisamente, no insucesso escolar na perspectiva do género. Percorreu todos os ciclos escolares. Sustenta que, para os professores, na sua esmagadora maioria mulheres, o modo como as raparigas se comportam e trabalham é “mais conforme com as suas representações do bom aluno ou aluno ideal” – o que poderá conduzir a uma “sobreavaliação” das alunas e a uma “discriminação” dos alunos.

Para a sua tese de doutoramento, a socióloga e investigadora do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, Teresa Seabra analisou, por seu turno, os resultados escolares de estudantes do 2.º ciclo do ensino básico (11-12 anos). Comprovou que “os resultados dos rapazes e das raparigas se igualavam quando excluía da amostra os alunos com problemas disciplinares”, o que a leva a concluir, disse ao P2, que, “como o comportamento afecta de modo significativo o aproveitamento, a pouca conformidade às regras escolares estará na base dos piores resultados dos rapazes”. A “atitude”, o comportamento dos rapazes, estará a comprometer irreversivelmente os resultados da sua avaliação.

Especialista em assuntos de Educação, o sociólogo francês Christian Baudelot defende que, antes de mais, aquilo que é pedido pela escola é a interiorização das suas regras, mas que estereótipos sociais ainda dominantes valorizam nos rapazes o desafio, a violência e o uso da força – um verdadeiro “arsenal antiescolar”. As raparigas, pelo contrário, são socializadas na família em moldes que facilitam a adaptação às exigências escolares: mais responsabilidade, mais autonomia, mais trabalho. “Trata-se de um conjunto de competências que as torna menos permeáveis à indisciplina”, observa Teresa Seabra. No ano passado, em Espanha, 80 por cento dos alunos com problemas disciplinares eram do sexo masculino.

Alice Mendonça confirma que as raparigas, “mais conformes às regras escolares”, ganham uma “vantagem decisiva” sobre os rapazes quando chega o momento da avaliação. Em Portugal, como também noutros países, o comportamento passou a contar para a contabilização da nota final atribuída aos alunos.

Teresa Seabra defende que se tornou indispensável lançar um debate sobre a actual forma de avaliar. “No momento actual, a escola é chamada a avaliar também o “saber ser”, mas nem sempre foi assim e não tem que assim ser”, argumenta.

Vida futura afectada

“É perverso que se avaliem instâncias cognitivas com base em comportamentos. Se um aluno indisciplinado aprende, a sua aprendizagem tem de ser reconhecida”, sustenta Nuno Leitão, antropólogo, mestre em Ciências da Educação e director da cooperativa A Torre, um colégio de Lisboa que tem a sua matriz inicial no Movimento Escola Moderna, que propõe uma pedagogia alternativa àquela que é comum aos sistemas oficiais de ensino.

No Reino Unido, o estudo divulgado pelo HEPI, que esteve na base do alerta lançado por Bekhradnia, dá conta de que os alunos do sexo masculino poderão estar a ser vítimas da reforma do sistema de avaliação adoptada em 1982. Antes, para a conclusão da escolaridade obrigatória, eram determinantes as classificações obtidas nos exames finais. Depois de 1982, passou a vigorar um sistema misto, com os exames a contribuir apenas com uma parcela, sendo as outras derivadas do trabalho ao longo do ano na sala de aula e fora dela.

Após comparar os resultados antes e depois, o HEPI constatou que os rapazes começaram a ficar sistematicamente atrás das raparigas depois desta reforma. “É preciso reconhecer que o problema existe”, alerta. E chama a atenção para o seguinte: “Se o fosso entre os sexos no final da escolaridade obrigatória (e as consequentes diferenças na participação no ensino superior) se deve em grande parte à mudança do tipo de exames e de avaliação – e existem provas de que esta mudança é, pelo menos, parte da razão -, então, nos últimos 20 anos, os rapazes têm alcançado menos do que eram capazes, e isso afectou a sua vida futura.”

O dobro dos chumbos

Em Portugal, como em vários países, a entrada maciça do sexo feminino nas escolas e universidades é um fenómeno relativamente recente, tornado possível pela igualização das oportunidades de acesso. Hoje as raparigas são mais numerosas, valorizam mais os estudos, têm mais êxito. “A diferença de resultados entre rapazes e raparigas tem vindo a acentuar-se, aumentando exponencialmente à medida que acrescem os ciclos de escolaridade, e atinge o seu auge no ensino universitário”, refere Alice Mendonça.

Logo aos 7 anos, no 2.º ano do ensino básico, há mais rapazes a ficar para trás. À entrada do segundo ciclo, no 5.º ano, as taxas de retenção masculinas têm quase duplicado as femininas. No 7.º, ano de estreia do 3.º ciclo do ensino básico, as percentagens de chumbos entre eles permanecem acima dos 20 por cento. Entre as raparigas, este é também o ano mais complicado, mas nos últimos tempos a taxa de insucesso não foi além dos 17 por cento.

No 9.º ano, o último da escolaridade obrigatória, as taxas de retenção das raparigas têm oscilado entre os 11 e os 16 por cento; as dos rapazes nunca estão abaixo dos 16 por cento e têm ultrapassado os 20 por cento.

Antes de entrar na Torre, em 1996, Nuno Leitão deu aulas no ensino oficial. Começou pelo 12.º ano, acabou no 2.º ciclo. Lembra-se de os ter à frente, alunos com 15 anos a marcar passo no 7.º ano. De como estavam magoados, encurralados: “Já não são repetentes, são resistentes à escola.”

Mão-de-obra barata

Continuam a nascer mais rapazes do que raparigas (em cada 100 nascimentos, 105 são do sexo masculino). Por causa disso o seu número é superior nos primeiros anos de escolaridade. Mas, devido a taxas de retenção muito superiores às do género oposto, e também porque são largamente maioritários entre os jovens que abandonam precocemente a escola, em grande parte por causa da experiência de insucesso quando lá estão, em Portugal os rapazes começam logo a estar em minoria no 9.º ano.

Para além de ser uma resposta ao fracasso experimentado na escola, este abandono precoce, maioritário nos rapazes, é também fomentado, em Portugal, por um “mercado de trabalho que procura mão-de-obra barata (desqualificada), especialmente masculina”, observa Teresa Seabra.

Pelo contrário, as raparigas vêem nos estudos “um modo de assegurar a sua independência enquanto adultas”. É uma forma de emancipação. No conjunto do ensino superior, já representam mais de 50 por cento dos inscritos e ultrapassam os 70 por cento em cursos como os de Direito ou os que estão ligados à saúde. Entre os que conseguem chegar ao fim de um curso e obter uma licenciatura, 60 por cento são mulheres.

Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) confirmam que uma pessoa licenciada tem muito mais hipóteses de vir a auferir um rendimento superior ao de uma que o não seja. Em Portugal, no caso dos homens, aquela organização situou a diferença nos oito por cento.

Num artigo publicado no jornal britânico Observer, Bahram Bekhradnia lembra outras vantagens de ter um diploma: sabe-se que “a educação superior acarreta benefícios sociais e académicos”, que “uma pessoa que esteve na universidade tende a apresentar uma melhor saúde física e mental”, que esta formação e experiência têm “um enorme efeito socializante”.

No passado, estes benefícios foram negados à maioria das mulheres. Agora, são os homens que, “ao não irem para a universidade em tão larga escala”, estão a ser privados disto tudo. “Penso que é uma verdadeira desgraça”, diz Bekhradnia.

No Reino Unido, para igualar a taxa de participação feminina, teria sido preciso que, s?? no ano passado, entrassem, nas universidades britânicas, mais 130 mil estudantes do sexo masculino.

Diferentes apetências

“Se os professores não aprendem a lidar com as diferenças, os alunos acabam por chumbar. E isto verifica-se sobretudo com os rapazes”, avisou, numa entrevista à Visão, o filósofo norte-americano Michael Gurian.

Para além das diferenças entre os géneros que são culturalmente induzidas, vários estudos neurológicos têm demonstrado que as raparigas têm mais apetência para a comunicação verbal e para movimentos finos, “tarefas” a cargo do hemisfério esquerdo do cérebro, que se desenvolve nelas bem mais cedo do que nos rapazes. E os rapazes têm mais apetência para tarefas visuo-espaciais, uma vez que o hemisfério direito, “construtor e geómetra”, é mais activo no sexo masculino. “Têm vias e tácticas diferentes para aprender o mesmo”, disse ao diário espanhol El País o neurologista Hugo Liano.

O projecto PISA, lançado pela OCDE para medir a capacidade dos jovens, de 15 anos, na literacia em Leitura, Matemática e Ciências, demonstrou, com a série de três provas já realizadas nos 32 países-membros, que os melhores resultados a Matemática tendem a ser alcançados por alunos provenientes de famílias em que os níveis de educação e o status profissional são mais elevados. Mas, em média, foram os rapazes que apresentaram melhores resultados em Matemática e Ciências e as raparigas em Leitura.

Os exames nacionais do 9.º e 12.º ano têm, em Portugal, confirmado esta tendência. Mas no ano passado a média das raparigas nos exames de Matemática do secundário foi superior à dos rapazes. E esta inversão poderá não ser esporádica, avisa Alice Mendonça: “O aumento da discrepância na capacidade de leitura entre os sexos faz com que as raparigas comecem a ultrapassar os rapazes nestas matérias.” Por enquanto, e apesar de maioritárias no ensino superior, elas continuam a ser franca minoria nos cursos de Informática, Arquitectura e nos de Engenharia Técnica.

Separá-los resulta?

Para conter a maioria feminina, em Portugal, há alguns anos, houve quem chegasse a propor a introdução de quotas para homens nas faculdades de Medicina. Em países onde o debate está lançado, há quem defenda o regresso às escolas separadas. Mas são mais os que propõem estratégias de ensino diferenciado que coabitem no mesmo espaço. Seja através de aulas separadas para as disciplinas onde as diferenças são maiores, seja através de reforços específicos de certos conteúdos pedagógicos.

Nos Estados Unidos, onde os rapazes estão a abandonar o equivalente ao ensino secundário a um ritmo superior ao das raparigas (em cerca de 30 por cento), as escolas oficiais foram autorizadas a abrir turmas diferenciadas.

No Reino Unido, as escolas do pré-escolar receberam instruções do Governo para, a partir deste mês, reforçarem os exercícios de escrita com “materiais engraçados”, junto dos rapazes de 3/4 anos, de modo a reduzir as fortes diferenças entre os sexos na escrita e leitura, que se fazem sentir pouco depois, à entrada na primária.

Esta iniciativa está a ser contestada por especialistas de desenvolvimento infantil que chamam a atenção, entre outros factores, para o facto de muitas crianças, e especialmente as do sexo masculino, não terem ainda adquirido, nestas idades, as capacidades de motricidade fina necessárias ao desenvolvimento da escrita.

Alice Mendonça vê a adopção de estratégias diferenciadas nas escolas como “um novo desafio social” a que urge deitar a mão. Em Portugal, não fazem parte do programa do Governo. Resposta ministerial ao P2: “Não existe qualquer orientação expressa pelo Ministério da Educação sobre a abordagem diferenciada por género, como estratégia de aprendizagem.”

O ministério lembra que a Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada em 1986, atribui ao Estado a responsabilidade de “assegurar a igualdade de oportunidade para ambos os sexos”, e que, no ensino pré-escolar, “cada educador tem autonomia e responsabilidade para gerir o currículo”, devendo “estimular o desenvolvimento da criança tendo em conta as suas características individuais”.

Nuno Leitão concorda que, no geral, e não só no pré-escolar, os programas oficiais deixam um bom espaço de manobra: “É o professor quem decide, na sala de aula, a organização das aprendizagens. Pode fazê-lo optando pela que lhe dá mais jeito, mas também pode escolher, em vez disso, a que é melhor para os alunos.”

Defende que os professores devem estar sensibilizados para as diferenças entre os dois géneros, mas não apoia a adopção de estratégias diferenciadas. Na sua escola, que funciona do pré-escolar ao 2.º ciclo, incentivam-se as perguntas dos alunos (uma “pedagogia preciosa”), o debate colectivo, as experiências feitas pelas próprias crianças (em vez de estarem a ver o professor a fazê-las), a curiosidade, a memorização. “Dá-se a oportunidade aos alunos de conseguirem, de forma autónoma, construir um sentido para as coisas, que é o que eles procuram antes de mais, criando assim uma motivação intrínseca que os leva a querer saber mais.”

É quase uma ilha. E não só pelo facto de não se registar ali o hiato de resultados entre raparigas e rapazes que anda a sobressaltar meio mundo. Esse hiato, frisa Teresa Seabra, é também fomentado pelos modelos veiculados pelos media: “Ser bom aluno, sendo rapaz, funciona, em alguns grupos de pares, como um handicap.”

Se os rapazes passarem a interiorizar, maioritariamente, a ideia de que desafiar a escola e ser mau aluno é “normal”, estarão criadas as condições para que os homens sejam, amanhã, uma nova classe baixa das sociedades desenvolvidas ocidentais.»

In: http://jornal.publico.clix.pt/noticia/27-01-2010/vem-ai–uma-geracao-de-rapazes-frustrados-18656888.htm, a 27 de Janeiro de 2010, em Jornal Publico

O Meu Comentário:

A minha opinião relativamente a este assunto, é que a disparidade entre rapazes e raparigas, nos diversos graus de ensino, tende a acentuar-se, devido a diversos factores, também enumerados na peça jornalística.

De tal forma que, muitos não me espanta nada que daqui a uns anos, 75% da população estudantil que se pode encontrar nas universidades Portuguesas seja feminina.

Os problemas escolares são mais notórios nos rapazes, pois como até já aqui no blog enumerei, existe uma falta de coordenação entre as matérias escolares leccionadas e a verdadeira realidade do mercado de trabalho. As matérias em algumas disciplinas do secundário são uma «seca» para os alunos em geral, mais especialmente aos rapazes que pretendem simplesmente, ter algo prático e útil para a sua vida profissional, e como tal, desleixam-se, sabendo que o mercado cá fora, os vai absorver, mesmo não tendo estudos, pois existem empregos, onde é feito ponto de honra em não se ter qualificações, assim podem pagar o valor mais baixo possível.

As raparigas são mais metódicas e organizadas, principalmente pela sua natureza e educação, que recebem das mães e do espelho da sociedade, cerca da metade do século passado, assistimos a uma emancipação da mulher, e como tal, a mesma começou a lutar pela sua sobrevivência e pela sua emancipação, o que irá dar origem à independência da mulher, como tal, a mesma na escola aplica-se mais, e consegue melhores qualificações. Outro factor, que faz com que as raparigas, sejam mais bem sucedidas na escola, advém da sua natureza, a rapariga consegue estar dividida em várias tarefas, como tal, consegue estar concentrada a escutar o que a professora fala, escreve ao mesmo tempo, e assimila mais rapidamente; o rapaz, jã não consegue estar a realizar mais que uma tarefa de uma vez, consegue estar na aula a escrever, ouve o colega ao lado, mas não escuta o professor, e é lógico que não assimila aos mesmo tempo, logo, existe uma necessidade por parte do rapaz, em casa de trabalhar mais que a rapariga, para atingir o mesmo patamar, o rapaz, consequentemente, tem tendencialmente actividades extra curriculares mais activas, por exemplo, joga futebol, o que leva logo, necessidade de tempo para os treinos e para os jogos no fim semana, depois é mais boémio e gosta mais de estar com os amigos, é lógico que os estudos que necessitam a dedicação em dobro das meninas, vão ficar prejudicados, devido a esta actividade, mas são coisas inatas, o homem toda a sua vida, nunca foi de ficar preso muito tempo em casa, não estou desta forma, a menosprezar o comportamento das meninas, simplesmente, estou a indicar coisas que deveriam ser corrigidas nos horários dos rapazes, de modo, a que os resultados escolar fosse melhor.

Enfim, depois temos outro problema, eu vou aqui enumerar, eu sempre gostei mais de ter professores homens em detrimento de professores mulheres, não que tenha algo contra as mulheres, que não nada, somente a questão aqui, é que penso que os homens são mais justos a dar notas, no entanto, denoto que como o sistema não é perfeito, as meninas são sempre beneficiadas perante os meninos, e isto advém, possivelmente, de as meninas serem o sexo mais «fraco», e como tal se uma menina estiver em duvida para passar ou reprovar, digamos, se estiver ali na corda bamba, ela vai ser beneficiada, e vai passar; a mesma situação aplicada ao menino, já vai ser tomada como reprovação, e isto, se especialmente for uma professora mulher, tem maior probabilidade de acontecer, pois bem, não estou a dizer que as mulheres são as más da fita, mas penso que é uma das conclusões que concordo com a peça jornalística, pois da mesma, podemos tirar essa conclusão, mas penso que não seja por malvadez das mulheres professoras, mas sim por mais rigor que as mesmas, apresentam e controlam a avaliação, e como tal, o rapaz porque não está tão atento, como tem um comportamento pior, é obvio que quando está na corda bamba cai, penso que, será este o juízo correcto para a situação.

Penso que muito havia a indicar, mas acima de tudo, saliento que o principal problema e mais notório, é a discrepância entre os conteúdos programáticos e a realidade, que fazem com que os jovens se voltem de costas para a escola, tendo como especial preponderância os rapazes.

Tenho Dito

RT

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2 pensamentos sobre “Rapazes Estão a Abandonar a Escola de Uma Forma Precoce… Saiba Porquê?

  1. Este teu comentário está assente em falsos argumentos porque: em primeiro lugar nem todos os rapazes querem aprender através de exemplos e ensinos práticos. Eu por exemplo fujo disso, porque requer tempo, agora estudar posso fazê-lo às horas que me apetece e quando me apetece.

    Quanto ao facto de daqui a uns anos a população nas faculdades ser 75% raparigas espero para ver, mas duvido e muito.

    Tenho de dar o braço a torcer pois as raparigas são muitíssimo mais organizadas e metódicas como referes, o que não faz delas mais aptas para o adquirir conhecimentos e realizar tarefas. Creio que acima de tudo as raparigas no geral se empenham mais e gerem melhor o seu tempo. Creio que essas são a base do sucesso de qualquer aluno GESTÃO DE TEMPO E EMPENHO.
    Antigamente as mulheres ficavam em casa a trabalhar quando os homens iam ganhar dinhero agora a tendência é para substituir esse trabalho doméstico por estudo, o que a mim me satisfaz.

    Creio também que a sociedade no geral, apresenta mais diversões e distracções para homens do que para mulheres, e isto porque vivemos numa sociedade altamente machista: futebol, ou desportos no geral jogos de computador saidas de rapazes etc.

    Mas nada disto retira o mérito às raparigas, no entanto nada disto revela que há uma clara superioridade ou supremacia de um sexo face ao outro.

    PS: (A prova do que eu escrevi sou eu mesmo, tenho uma irmã +- da minha idade que me dá uma toza nos estudos e eu estou em crer que ela é mais limitada que eu, mas é defacto uma estudante nata e exímia).

    • Olá Pedro

      Desde já agradeço a sua participação no Blog.

      Penso que a sua opinião apesar de discordante da minha em alguns pontos, demonstra um ponto de vista diferente, ou seja, outra maneira de ver as coisas, o que devo respeitar, e talvez, concordar em um ou outro ponto.

      São opiniões, e agradeço a sua opinião, e acima de tudo uma participação no Xavena de Palavras, pois é com opiniões e empenhos como o seu, que faz com que a conclusão, que algum dia se possa chegar, seja mais rica, e muito bem fundamentada.

      Espero o ver, a comentar outros assuntos aqui do blog, pois gosto muito de pessoas com espírito construtivo como é o seu caso.

      Muito Obrigado pelo comentário, e parabéns pela fundamentação do mesmo.

      Sem mais agradeço

      RT

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