Boa Sugestão Para Uma Noite Bem Passada no Bairro Alto…

Bar Heidi Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje e por ser sábado, trago uma boa sugestão para a cidade de Lisboa, mais concretamente no Bairro Alto, deixo aqui a transcrição da sugestão que saiu no dia de ontem num diário da nossa praça, mas não vou tecer nenhum comentário a esta publi reportagem.

« Um chalé suíço no centro de Lisboa

O Bar Heidi é uma das últimas novidades do Bairro Alto. Tem bebidas tipicamente suíças, um ou outro petisco, decoração cuidada, e boa música, apesar de esta não ser uma prioridade

Bar quê?

Heidi. Bar Heidi.

O que vem a ser isso?

É um pequeno bar que mais se parece com um chalé suíço. Fica no coração do Bairro Alto (Lisboa), mais concretamente na concorrida Rua da Barroca, e se ainda não o conhece é só porque o espaço abriu há não muito tempo, na recta final de 2009.

Há alguma relação entre o nome do bar e os desenhos animados?

Sim. A Heidi é bem capaz de ser a suíça mais conhecida de sempre, pelo que os proprietários do bar, Marc Lupien, que apesar de ter nascido no Canadá diz ser “meio suíço”, e Sindi Wahlen, este, sim, nascido e criado naquele país, decidiram emprestar o seu nome ao chalé da Rua da Barroca. Pode não ser a mais original das ideias – a pequena órfã inspirou os donos de bares de todo o mundo e até deu o nome a um asteróide -, mas não deixa de funcionar.

E uma televisão a passar os desenhos animados da Heidi, não há?

Não. Até porque, apesar de em Portugal a maior parte das pessoas conhecerem apenas a pequena suíça dos desenhos animados japoneses, os donos do bar fazem questão de explicar que ela é muito mais que isso. Escrito no século XIX por Johanna Spyri, o livro no qual a personagem apareceu pela primeira vez é um dos grandes clássicos da literatura suíça.

Que distingue então o Heidi dos outros bares do Bairro Alto?

Muita coisa, a começar pela decoração, kitsch quanto baste e a fazer lembrar um chalé suíço (ou pelo menos a ideia que temos de um chalé suíço). O resultado final não podia ser melhor, separando o Heidi de centenas de bares que se dedicam apenas a vender baldes de cerveja a estudantes. Tudo aqui é confortável, começando pelos móveis, feitos ou pelo menos personalizados pelo próprio Marc, passando pelas cabeças de alce e objectos decorativos adquiridos em feiras da ladra suíças, e terminando no pequeno sino que durante anos esteve na quinta da família de Sindi e hoje adorna o bar.

Mas que oferece o bar a quem não se importar minimamente com a decoração?

O Bar Heidi abre ao fim da tarde, pelo que é um bom sítio para tomar um copo pós-laboral. Há queijos suíços, pratos de carnes e outras iguarias locais, além dos tremoços picantes, que são uma das especialidades da casa. Tudo boas opções para quem quiser apenas acompanhar uma cerveja e trocar dois dedos de conversa antes de jantar. Quem, por outro lado, pretender algo mais arrojado pode sempre optar pelo Appenzeller, um aperitivo suíço que não é fácil de encontrar em Portugal e cujo sabor faz lembrar o do Jägermeister (que também servem). De entre as especialidades da casa destacam-se ainda o cocktail Heidi, feito com vinho verde e xarope de sabugueiro, e o vinho quente.

E música, ouve-se?

Os proprietários são os primeiros a admitir que a selecção musical não é uma prioridade. Não quer dizer que não se oiça boa música, mas sim que não é só de grandes descargas decibélicas que se faz o Heidi. E se aos sábados é o techno minimal do residente Victor Alves que passa na Rua da Barroca, às sextas-feiras há sempre DJ convidados e nunca se sabe o que se vai ouvir. Durante os outros dias, são os próprios donos que escolhem a banda sonora, sem nunca se afastarem muito do electro.

Bar Heidi. Rua da Barroca, 129 (Lisboa). Todos os dias, das 18h00 às 2h00»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/45329-um-chale-suico-no-centro-lisboa, a 05 de Fevereiro de 2010, no Jornal i

Bons Copos

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s