Qual a Melhor Consola em Portugal, Até Este Momento…Venha Conhecer os Argumentos de Cada Uma…

Qual a Melhor Consola Até ao Momento... Fonte: http://www.kerodicas.com

Hoje trago uma notícia sobre as consolas, que saí num jornal diário da nossa praça, passo a transcrever a mesma, não vou tecer nenhum comentário, pois não tenho opinião formada suficientemente sobre cada uma das consolas, para poder opinar de forma segura.

«Era a melhor consola mas a Xbox só tem uma migalha em Portugal

As consolas de videojogos são como as redes sociais: uma pessoa só entra se conhecer alguém que já lá está. É por isso que a Xbox 360, da Microsoft, tem tanta dificuldade em convencer os consumidores portugueses. Simplesmente não há pessoas suficientes na rede para os convencer a mudar da consola dominante, Playstation, ou a comprar esta em vez daquela que está na moda, a Wii.
A Xbox 360 tem menos de 2% de quota no mercado português, de acordo com dados de Dezembro de 2009, a que o i teve acesso. O número de unidades vendidas em quatro anos de presença é francamente baixo, mesmo para um mercado pequeno como Portugal: menos de 40 mil unidades. Tendo em conta que a Xbox 360 foi a primeira a chegar à festa das consolas de nova geração, em Dezembro de 2005, a estratégia da empresa não funcionou. Pelo menos até agora.
“Estamos confiantes de que 2010 será o melhor ano de sempre da Xbox 360”, disse ontem Sofia Tenreiro, directora da divisão de entretenimento da Microsoft, que engloba os videojogos. As boas perspectivas da responsável devem-se ao salto dado o ano passado, em que o total de Xbox 360 nas casas dos portugueses cresceu 51% e o número de assinantes do serviço Xbox Live subiu 19%. São dados encorajadores, tendo em conta a pequena base de partida. E um sinal de que o esforço de reestruturação da divisão de entretenimento da empresa em Portugal começa a dar os primeiros frutos.
O problema é que o mercado português continua a ser um caso único no mundo de domínio total das Sony Playstation: entre a Playstation 2, a Playstation 3 e a Playstation Portátil, a Sony tem 80% do mercado. São mais de 1,6 milhões de consolas Playstation em acção, num mercado que ronda 2 milhões de unidades.
Além disso, a Microsoft não apostou no lucrativo segmento das consolas portáteis, que representa já 35,2% do total (Playstation Portátil e Nintendo DS). Resultado: não consegue competir ao nível da Wii, que se posiciona nos jogos sociais e tem um preço mais baixo, de 190 euros, nem ao nível da PS3, que beneficia da legião de seguidores conquistados com as anteriores versões.
Com a nova estratégia, a Microsoft Portugal espera voltar a crescer dois dígitos em 2010 – o que não será difícil, tendo em conta os números acima referidos. Mais importante que isso é que a empresa deposita as maiores esperanças no “Project Natal”, que chegará ao mercado no último trimestre do ano, a tempo da época natalícia. Este projecto foi apresentado em Junho de 2009 pelo cineasta Steven Spielberg, que o apelidou de revolucionário. A crítica concordou: no Project Natal não há comandos, joysticks nem controladores de jogos encaixados nos pulsos. O comando é o próprio corpo.
É claro que o controlo através do movimento não é novidade nenhuma – já existia com o EyeToy da Playstation 2 e foi o grande sucesso da Wii, com os seus controladores de pulso. Mas o Project Natal é o mais próximo que já estivemos de “Minority Report”, quando Tom Cruise geria as imagens computadorizadas apenas com as mãos.
“O Project Natal vai revolucionar a forma como encaramos o entretenimento”, reiterou ontem Sofia Tenreiro, avançando já com outros usos para a tecnologia. Por exemplo, mudar de canal sem controlo remoto. A equipa portuguesa também está a contribuir para o projecto, que vai estar adaptado às culturas – para que o programa saiba que inclinar o tronco não significa “olá”, como no Japão.
Outro dos motores que podem ajudar a Xbox 360 a sair da quase irrelevância em Portugal é a parceria com a Vodafone, lançada há muito pouco tempo. A novidade é que a consola pode ser usada como set-top box (caixa descodificadora) para o Vodafone Casa TV e para televisão, ao mesmo tempo que usa as funcionalidades sociais da consola, como o chat de voz ou de texto.

Mercado dominado pela Sony Playstation

A Sony conquistou os portugueses com a Playstation 2 e continua a lucrar com isso: segundo os números a que o i teve acesso, a PS2 é líder de mercado, com 45,2% de quota. Em seguida aparece a Playstation Portátil, com 23,9%, e depois a Playstation 3, com 11,4%. A Nintendo DS vem de seguida, com 11,2%, à frente da Wii, que tem 6,2%. Ou seja: a Nintendo, que praticamente ressuscitou em 2006, já garante mais de 17% do mercado. Os números também mostram a importância dos modelos portáteis, cerca de um terço do mercado.

Vêm aí novos jogos

Grande parte do sucesso das consolas depende da qualidade e da exclusividade dos jogos. Normalmente, os lançamentos são guardados para o último trimestre do ano, apanhando o regresso às aulas de Setembro e a época natalícia. No entanto, a Xbox 360 vai antecipar este calendário em 2010. Sofia Tenreiro, responsável da divisão de entretenimento da Microsoft, não revelou todos os trunfos que a empresa tem na manga mas levantou o véu: no final do mês chega o Lips Classic, uma espécie de karaoke parecido com o SingStar para a Xbox 360. Os títulos deste tipo são importantes porque apelam a um público diferente e são destinados ao jogo com amigos. Em Abril haverá uma versão dedicada aos anos 80 (fazem apelo a um alvo mais velho). Em Maio chegam o Crackdown 2 (sobre um vírus que causa mutações nas pessoas) e Alan Wake (sobre um homem que escreve livros com base nos terrores alheios). As estrelas Halo Reach e Fable 3 não têm data de lançamento fechada.

Xbox 360 melhor no mercado mundial

Portugal arrisca-se a ser um dos piores mercados para a Xbox 360, mas a nível global a consola portou-se bem. Foram vendidas 10 milhões de consolas em 2009, o que totaliza 39 milhões em todo o mundo desde o lançamento. Isto é importante porque significa que a Xbox 360 está à frente da Playstation 3, que vendeu cerca de 31 milhões de unidades (embora com menos ano e meio de mercado). Neste momento, a Xbox 360 está em segundo no campeonato mundial das consolas de nova geração. Quanto ao serviço online Xbox Live, foi batido o recorde de 2,2 milhões de jogadores em simultâneo no ano passado.

O desafio das novas plataformas

Nokia falhou quando tentou entrar no mercado das consolas móveis e lançou o N-Gage em 2003. Era um telemóvel/consola que não teve sucesso e, após várias tentativas, acabou mesmo por ser descontinuado. No entanto, o conceito de jogar numa plataforma móvel que tem outra funcionalidade primária (naquele caso era o telemóvel) pode bem ser o futuro.O iPhone já provou que é uma óptima plataforma para jogar. Os novos telemóveis com Android, sistema operativo da Google, também têm grande potencial. Mas será em equipamentos como o iPad que este conceito pode arrancar – daí a parceria entre a Apple e a Electronic Arts, maior editora de videojogos do mundo, para criar versões exclusivas de alguns títulos para o tão aguardado portátil tablet. A ideia é não “trancar” um jogo a uma consola específica, seja ela fixa seja móvel, mas ao mesmo tempo não estar limitado a jogos leves como o tetris para telemóvel. O “mobile gaming” pode vir a ser o maior concorrente das consolas. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/45390-era-melhor-consola-mas-xbox-so-tem-uma-migalha-em-portugal, a 5 de Fevereiro de 2010, no Jornal I

Bons Jogos

RT

Anúncios

Um pensamento sobre “Qual a Melhor Consola em Portugal, Até Este Momento…Venha Conhecer os Argumentos de Cada Uma…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s