O Que Fazer Quando o Computador Insiste Em Não Funcionar…. Vale a Pena Espreitar.

Hoje e por não ter tido algum tempo disponível, hoje trago uns conselhos informáticos, para aqueles que são menos experientes na informática, e que podem ser úteis em caso de colapso do computador, aqui ficam…

«Um PC pode ter falhas de vários tipos e que parecem só ter solução através de um técnico, mas nem sempre é assim. Saiba o que pode fazer antes de chamar alguém e sem que isso lhe custe dinheiro

Um PC pode ter falhas de vários tipos e que parecem só ter solução através de um técnico, mas nem sempre é assim. Saiba o que pode fazer antes de chamar alguém e sem que isso lhe custe dinheiro

O seu computador está com algum problema e não sabe como solucioná-lo? A primeira opção vai ser recorrer a assistência técnica. Mas vai dar trabalho e, ainda por cima, vai gastar dinheiro. Um PC pode ter falhas de vários tipos, seja de energia – frequentes nesta altura do ano por causa da chuva -, ou não liga mais, desliga-se de repente por problemas de software, drivers ou aplicações.

Resolver a sua questão vai depender da identificação do que estiver a acontecer. Desta forma, quantos mais detalhes tiver sobre o que está a acontecer, melhor. Tente lembrar-se como e quando o problema começou e se existe alguma tarefa ou acção que desencadeia a falha, recomenda a «PC World».

Caso tenha acesso à Internet, faça uma pesquisa nos motores de busca para verificar se outros internautas já passaram por uma situação semelhante e que tipo de solução foi adoptada. É impressionante a informação que consta da Internet sobre problemas informáticos e, muitas vezes, podem resolver o seu caso.

Verifique que está tudo ligado correctamente

Se com a pesquisa na web não conseguiu resolver o seu problema, tente realizar alguns testes básicos, mesmo que não tenha grandes conhecimentos de informática. Comece por reiniciar o computador em modo de segurança (pressione F8 quando seu PC começar a carregar) e veja se o problema persiste. Uma alternativa é iniciar o sistema a partir de um disco de recuperação, e rode a ferramenta de diagnósticos do Windows para verificar o estado do seu disco rígido, memória RAM e instalação do sistema.

Depois, verifique também se todos os dispositivos estão ligados correctamente nas suas entradas.

Para equipamentos que já não estejam no período de garantia, veja se há algum problema dentro dele. Lembre-se que abrir um equipamento na garantia fará com que ela seja perdida. Desconecte-o da tomada e abra o gabinete utilizando as ferramentas adequadas para verificar se existe algum componente mal encaixado, que possa ter se deslocado em função de movimentos bruscos.

Assegure-se de que as placas de memória estão bem encaixadas; faça o mesmo com placa gráfica (caso exista uma) e com a placa de vídeo. Excesso de pó também pode causar falhas intermitentes, alerta a «PC World».

Fale com quem percebe do assunto

Caso a falha em questão tenha começado após a instalação de algum componente de hardware novo (HD, memória ou placa gráfica), remova o componente, certifique-se de que ele é mesmo compatível com os requisitos do seu sistema e recoloque-os. Tal verificação é imprescindível porque se tiver adicionado componentes não originais no seu PC, é provável que a assistência técnica (principalmente para equipamentos em garantia) se recuse a atendê-lo ou não se responsabilize pelo problema.

Se nada disto funcionar, pode ainda tomar uma medida mais extrema: reinstalar o sistema operacional.

Reúna todas as informações que conseguir sobre o seu produto: modelo do computador, número de série (deverá estar impresso numa etiqueta na parte de trás do desktop ou na parte inferior de um notebook), versão do sistema operacional instalada, documento de garantia, recibo no qual seja possível verificar a data de aquisição do equipamento e qualquer outra informação que tiver.

Se possível, ainda antes de falar com o suporte técnico, faça um inventário do equipamento para identificar o que tem instalado, sejam componentes (hardware) ou aplicações. Caso consiga, digite msinfo32 na barra de buscas do menu Iniciar para visualizar essas especificações; e digite relatório problemas, para verificar todos os erros encontrados no computador. Quanto mais detalhes e informação tiver em mãos, mais fácil será para o técnico ajudar na resolução da falha. Mas se o PC nem liga, então é muito provável que o suporte telefónico não tenha grande utilidade e a única solução será levar o equipamento a uma assistência técnica ou marcar a visita de um profissional. »

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/media-e-tecnologia/computadores-computador-internet-pc-informatica-hardware/1141191-2974.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+iol%2Fagenciafinanceira+%28agenciafinanceira%29&utm_content=Google+Reader, a 22 de Fevereiro de 2010, em Agência Financeira

Bons Arranjos

RT

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