Conheça as Esplanadas de Inverno Mais Badaladas Do Momento…

Esplanadas de Inverno... Fonte:http://www.ionline.pt

Hoje trago um guião de esplanadas de inverno, nas cidades do Porto e Lisboa, mas também damos um saltinho ao Algarve, passo a transcrever a notícia que saiu ontem num diário da nossa praça.

«Esplanadas de Inverno com temperaturas de Verão

Armados em técnicos da Proteste, percorremos esplanadas de Lisboa, Porto e Algarve a ver onde se consegue sobreviver ao frio

1. Altis Belém

Vista Está rodeado por rio em quase todos os lados, mas não é uma ilha, é um dos hotéis com mais estilo de Lisboa. Do bar 38º41′ a vista é privilegiada: os corredores matinais, o rio, os barquinhos, a outra margem. Na Cafetaria Mensagem, o rio está mais distante, mas dá para ver os barcos.

Serviço Num hotel design de cinco estrelas como o Altis Belém, o serviço só poderia ser a condizer. A Cafetaria Mensagem tem uma carta com sabores nacionais e internacionais elaborada pelo chefe Cordeiro para os dias mais frios, onde constam uma deliciosa canja de perdiz com o seu escabeche em tostinha ou a feijoada de pato no tacho. Para os que apreciam refeições mais leves há sushi. No bar 38º 41′, aquece- -se de outra forma: com aromáticas infusões, chávenas de chocolate quente ou um belo de um Irish Coffee.

Conforto A julgar pela quantidade de cogumelos aquecedores por metro quadrado nas esplanadas do Altis Belém, frio é coisa que não se quer por estas bandas. Pode soar a exagero, mas há quase um para cada pessoa – e se isso não for suficiente, há mantas azul-turquesa.

Altis Belém Hotel & Spa, Doca do Bom Sucesso, Lisboa. A Cafetaria Mensagem está aberta todos os dias das 7h às 23h.

O Bar 38º41′ abre todos os dias das 10h às 01h.

2. Shis

Vista Olha-se em frente e é só mar a perder de vista. A Praia do Ourigo, na Foz, onde está o restaurante Shis, tem um extenso areal, mas mesmo no Verão o melhor que se pode fazer aqui é contemplar a vista da praia, pois o mar não é ideal para banhos.

Serviço Mais conhecido pelo sushi, no Shis também é possível degustar pratos de outros países. Fusão é a palavra-chave. Nas duas esplanadas do restaurante, a oferta é distinta. Numa podem provar-se os mesmos pratos do restaurante, como o fondant de alheira de caça ou o spaghetti Nero salteado com camarão tigre em azeite e alho. Na outra, provam-se petiscos ao almoço ou jantar, literalmente em cima do mar.

Conforto Apesar de estar exposta, a preocupação do Shis é que os clientes que querem desfrutar da esplanada se sintam tão confortáveis como os que estão no interior elegante do restaurante. Por isso, uma das esplanadas é coberta com uma pérgula e aquecida e a outra tem os típicos cogumelos e mantinhas para os dias mais frios.

Praia do Ourigo, Esplanada do Castelo. Foz do Douro, Porto. Aberto todos os dias das 10h às 1h. Tel: 226 189 593.

3. Noobai

Vista E que tal Lisboa aos seus pés? É esse o deleite visual que o Noobai tem para oferecer. As casinhas, o rio e, nos melhores dias, até a outra margem. Tudo em detalhe, sem o bulício do miradouro do Adamastor. No fim-de-semana pode ter de esperar por mesa, há muita gente a querer contemplar a vista.

Serviço A ementa, com originais saladas e sandes, e refrescantes sumos naturais, é mais dada a dias quentes, mas também tem boas opções quando se quer aumentar a temperatura corporal. Peça a sopa do dia, prove o estufado de grão-de-bico com bacalhau lascado, alho, hortelã e tostas, e troque a imperial por um chá ou chocolate quente. Ao fim-de-semana há brunch.

Conforto A regra é sentar-se ao pé dos cogumelos aquecedores, senão não há milagres. Mas há também um toldo amovível e mantas polares. Se tiver filhos, o Noobai tem um espaço reservado só para eles. Os miúdos vão ficar tão entretidos que nem vão dar pelo frio. Todas as quartas-feiras, entre as 18h e as 21h, há Noobai Soul, um DJ set de Tiago Santos com música soul, que também ajuda a aquecer o ambiente.

Miradouro de Santa Catarina, Lisboa. Tel: 213 465 014. Aberto todos os dias. Segunda a quinta das 12h-21h, sexta e sábado das 12h-24h, domingo das 12h-20h.

4. Restaurante Terra

Vista A menos que a sua companhia seja entusiasmante, a vista no terraço deste restaurante vegetariano não será o motivo da visita. Ainda assim, há pormenores neste jardim privativo que merecem que repare neles. É o caso da fonte oitocentista e das árvores centenárias, que o tornam tão aconchegante.

Serviço Como qualquer vegetariano que se preze, não conte encontrar produtos de origem animal por estas bandas. Mas isso é um ponto a favor da criatividade na cozinha de Luciano Cruz. No buffet diário, a ementa alterna entre feijoada de batata-doce, castanhas à Alentejana, pataniscas com arroz de tomate e pimentos, cogumelos à Bulhão Pato, caril ou umas bruschettas. Guarde um espaço para as sobremesas, que são absolutamente deliciosas.

Conforto Grande parte do aconchego que se sente neste jardim deve-se à comida, mas o pequeno espaço ao ar livre definido entre quatro altas paredes e o chão de madeira tornam-no um lugar familiar, onde os cogumelos (não os do buffet) ajudam a aquecer nos dias mais frios do ano. Junte-se um chá bem quente e é o Verão na Terra.

Rua da Palmeira, 15, (Príncipe Real), Lisboa. Tel: 213 421 407. Aberto de terça a sexta ao jantar, sábado, domingos e feriados ao almoço e jantar.

5. Confeitaria Tavi

Vista Entre com o olhar pregado no mar da Praia da Luz e vá directo à esplanada. Se fraquejar e olhar para a vitrina de bolos, o mais provável é querer ficar numa mesa no interior da confeitaria, só para manter os húngaros, as línguas–de-gato, os lambaretes, os semifrios e os doces conventuais debaixo de olho. Na esplanada tem vista para a Foz.

Serviço Nesta confeitaria sobranceira ao mar, a escolha é um desafio, tanta é a variedade: bolos, bolachinhas, crepes, salgados, o take away gourmet, bombons e refeições completas no restaurante. É fácil perceber porque é que é considerada por muitos a melhor do Porto.

Conforto Nos dias com temperaturas pouco agradáveis, a Tavi acende os cogumelos e fica tudo tão quentinho que até lhe vai apetecer provar um dos gelados caseiros, feitos com ingredientes 100 por cento naturais.

Rua Senhora da Luz, 363, Porto. Tel: 226 180 152. Horário de Inverno: segunda a domingo das 07h30 às 20h.

6. Chapitô

Vista Se tiver a sorte de conseguir ficar nos melhores lugares da esplanada, na varanda VIP, como é conhecido o telheiro, pode contar com uma vista privilegiada sobre Lisboa e o Tejo. Senão, sempre dá para ver Lisboa por uma nesga, o que já não é mau.

Serviço A esplanada do Bartô combina com refeições leves e nos dias frios nada melhor do que escolher uma boa garrafa de vinho da extensa lista e pedir uns petiscos para acompanhar, enquanto aprecia o ambiente descontraído desta escola de circo e teatro. Para apreciadores de chá, sugerimos o chá de hortelã.

Conforto A protecção da chuva é garantida pela tenda transparente que cobre parte da esplanada. O calor vem dos cogumelos e apesar do frio, que se tem sentido neste Inverno, têm sido suficientes para manter quentes os clientes. O ambiente também ajuda.

Costa do Castelo, 7, Lisboa. Tel: 21 886 7334. Aberto todos os dias das 19h30 às 2h.

7. Chá com Água Salgada

Vista Ambiente minimalista com vista para a praia da Manta Rota e o Parque Natural da Ria Formosa. O espaço de refeições prolonga-se para o exterior, em direcção ao mar. A esplanada envolta em ripado de madeira, convida a apreciar a paisagem, seja Inverno ou Verão.

Serviço + conforto O melhor da tradição culinária portuguesa: rolinhos de bacalhau marinado com espargos verdes e espuma de limão, carabineiros em sinfonia de legumes ou barriga de atum grelhada com migas de tomate.

Com capacidade para 92 pessoas, o preço média por pessoa ronda os 15/25 euros. A explanada interior tem capacidade para 24 pessoas.

Apoio de Praia (UB3), Praia da Manta Rota, 8900-065, Vila Nova de Cacela.

Telefone: 281 952 856

8. Bar Columbus

Vista Situado em Faro, tem vista para a baixa citadina.

Serviço + conforto O frio, o vento e a chuva na ria complicam o serviço de esplanada. A solução encontrada, esplanada coberta e aquecida, trouxe muitas mais-valias, o espaço tornou-se acolhedor. É um bar de início de noite com serviço de cafetaria. As pessoas sentem-se à vontade e conversam. É um ponto de encontro na cidade de Faro.

Praça D. Francisco Gomes n.º 13 – 8000, Faro – Algarve. Telefone: 917776222»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/49678-esplanadas-inverno-com-temperaturas-verao, a 5 de Março de 2010, em Jornal I

Bons Momentos

RT

Anúncios

2 pensamentos sobre “Conheça as Esplanadas de Inverno Mais Badaladas Do Momento…

  1. A informação sobre a praia do Ourigo está incorrecta. A praia não só tem qualidade para banhos, como tem o galardão Bandeira Azul.

    • Olá Joana Araújo.

      Desde já agradeço a sua participação no Blog.

      O Xavena de Palavras não tem qualquer responsabilidade no que concerne à veracidade dos conteúdos, por vezes, limita-se a efectuar transcrições de artigos, e que são perfeitamente dadas como transcrições.

      No entanto, fica essa mesma anotação, para que os visitantes possam ver essa mesma informação.

      Sem mais Agradeço

      RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s