Fim da Taxa de Desbloqueio nos Telemóveis…Conheça Aqui os Detalhes…

Fim da Taxa de Desbloqueio dos Telemóveis... Fonte: http://2.bp.blogspot.com

Trago hoje, um assunto que penso que seja pertinente, mais por ter alguma experiencia no ramo das telecomunicações, é o caso do fim da taxa de desbloqueio dos telemóveis, passo a transcrever a referida notícia, seguida de um breve comentário da minha parte.

«Governo aprova limites no custo para desbloquear telemóveis

O Governo aprovou hoje em conselho de ministros limites à cobrança de quantias pela prestação do serviço de desbloqueamento de telemóveis durante o período de fidelização do utente e a proibição de qualquer quantia findo esse período.

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros limites à cobrança de quantias pela prestação do serviço de desbloqueamento de telemóveis durante o período de fidelização do utente e a proibição de qualquer quantia findo esse período.

“Deste modo, pretende-se garantir os direitos dos utilizadores e proporcionar uma maior concorrência no mercado das comunicações electrónicas, estimular a mobilidade dos consumidores no sector das comunicações móveis em Portugal e aumentar a concorrência pela pressão competitiva sobre o preço dos serviços prestados”, lê-se no comunicado do conselho de ministros.

A mesma fonte sublinha que durante o período de fidelização pela prestação do serviço de desbloqueamento não pode ser cobrada qualquer quantia superior a 50% do valor pago pelo consumidor aquando da aquisição da posse ou da propriedade do aparelho.

“Estabelece-se ainda que o operador de comunicações móveis deve, previamente à celebração do contrato, informar o utilizador sobre as características do equipamento, nomeadamente sobre se o mesmo se encontra bloqueado para acesso a determinada rede de comunicações e a forma e as condições do seu desbloqueamento”, conclui o comunicado.»

In: http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=414431, a 11 de Março de 2010, em Jornal de Negócios.

O meu comentário:

Esta notícia tem prós e contras, pois se por um lado tem como ideia principal fomentar a mobilidade e a possibilidade de alteração de operador e a par da manutenção do número de telemóvel, o cliente pode utilizar o mesmo aparelho, mas recorrendo a outro operador, por outro, penso que a curto ou mesmo a médio prazo, pode levar ao encarecimento dos aparelhos.

Até agora, um cliente, que mesmo que adquira um pré pago, tem o referido equipamento preso a rede, podendo somente usar cartões dessa mesma rede, independentemente de serem cartão de planos mensais ou pré pagos, é mesmo livre, de poder desistir do número que possui actualmente, compra outro cartão e desta forma pode usar no referido equipamento, mesmo que o equipamento, esteja ao abrigo de uma fidelização, desde, que ele não falhe a liquidação das facturas, nada acontece.

Até aqui tudo bem, mas o que se repara, é que o equipamento, é preso à rede, como tal, pode usar qualquer cartão, independentemente do vínculo, o que parece ser injusto, é que um cliente de um pré pago, não obrigado à partida a qualquer fidelização, não possa, ao final de um determinado tempo, que até poderia ser o período de garantia (actualmente fixado em 24 meses), não possa utilizar o equipamento com os cartões ou mesmo operadores que bem entenda. Esta lei veio, terminar com esta situação, pois prevê que o utilizador, possa desbloquear o referido equipamento, bem como, os operadores não possam cobrar nada pelo serviço, desde que o mesmo, não se encontre fidelizado.

O contra, é que as operadoras, vão começar a incrementar o preço dos equipamentos, senão vejamos, o serviço nuclear das mesmas, é a prestação de serviço telefónico, nas suas mais abrangentes situações (voz, dados, etc), e não a venda de equipamentos, no entanto, as mesmas têm a consciência que sem equipamentos, os cartões que vendem aos clientes, não têm razão fundada para tal, ou seja, de nada servem, como tal «patrocinam» os equipamentos, baixando o preços dos mesmos, de forma a que seja mais acessível a quase todo o publico, segmentando a oferta de equipamentos, da forma que bem entendem, se repararmos, as marcas dos ditos equipamentos, vendem os mesmos, sem bloqueio ao operador, mas a preços superiores, pois estes não têm o patrocínio do operador.

Todos sabemos, que existe também um mercado paralelo, que desbloqueia os equipamentos, sendo que muitas pessoas, compram os mesmos aos operadores, e depois recorrem a estes locais ilegais,  para o desbloqueio dos mesmos, poupando a diferença de preço para a marca, ou então as taxas absurdas que as operadores solicitam por um simples e mísero código de desbloqueio do equipamento.

Na minha opinião, penso que a lei serve mais para terminar com o negócio paralelo, que existe de desbloqueio dos equipamentos, e para terminar com  os valores extremamente exagerados, praticados pelas operadoras para desbloquear equipamentos que nem deveriam estar agarrados, pois não existe qualquer motivo de fidelização, ou contracto, refiro-me ao caso dos pré pagos.

Tenho é pena, que as operadoras, para não perderem lucros, tendencialmente venham a incrementar o preço dos equipamentos, devido a esta possibilidade de mobilidade de clientes.

Deixo a Questão: Que pensa do fim da taxa de desbloqueio dos telemóveis?

Tenho Dito

RT

Anúncios

2 pensamentos sobre “Fim da Taxa de Desbloqueio nos Telemóveis…Conheça Aqui os Detalhes…

  1. E o que acontecem com os aparelhos que não possuiam contratos? Ou seja, aqueles comprados e usados sempre nos planos pré-pagos e que já possuem vários anos?

    • Olá Marcelo.

      Desde já agradeço a sua participação no blog.

      Relativamente à sua questão, eu pessoalmente não sei a resposta, no entanto, deixo a mesma em aberto, e caso alguém saiba a resposta, que ajude aqui o leitor Marcelo

      Sem mais agradeço

      RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s