Marcações de Ultima Hora…Ainda Pode Marcar Férias Nesta Páscoa 2010…

Férias de Páscoa... Fonte: http://tastefood.files.wordpress.com

Hoje e por ser Quinta Feira Santa, trago as ultimas sugestões para umas mini férias de Páscoa, passo a transcrever a referida notícia, mas não vou fazer nenhum comentário à mesma.

«Páscoa: se não tem planos para as férias, ainda vai a tempo

No Algarve sobram quartos livres. Destinos de longo curso já estão esgotados. Mas há lugares disponíveis em alguns voos regulares

Dizem que é um hábito mesmo «à português» deixar tudo para a última. Mas quando a tarefa é marcar férias para a Páscoa, mais vale programar voos e destinos com antecedência. E há quem o faça: as viagens mais solicitadas além fronteiras já estão esgotadas. A solução passa agora, na maioria dos casos, por ficar em Portugal e, quem quiser explorar as potencialidades turísticas do país, tem ainda muito por onde escolher.

No longo curso, o Brasil e as Caraíbas estão «claramente» no topo das preferências, informou o assessor de imprensa da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), Paulo Brehn, à Agência Financeira. A Disneyland Paris continua a fazer as delícias das famílias portuguesas. Também fora do país, mas dentro das preferências dos turistas estão ainda o Egipto e a Tunísia, países com «bons índices de procura, não esquecendo os circuitos europeus: pacotes que incluem mais do que uma capital».

Sem surpresas, as viagens para Cabo Verde nos 14 voos charters disponíveis esgotaram: «Já tínhamos antecipado que ia ser a estrela desta Páscoa», declarou. Agora, para quem gostaria de dar um salto àquele país «será mais fácil encontrar lugares disponíveis nos voos regulares da TAP». Não está tudo perdido.

Ainda há quartos livres no Algarve

Dar uma escapadela, cá dentro, parece ser uma boa solução para quem arrastou a decisão de planear as férias da Páscoa. O director da agência Abreu, José Manuel Ferraz, explicou à AF que «em Portugal há muitos hotéis ainda com disponibilidade. No Algarve a oferta é bastante grande».

Marcações de última hora podem revelar-se infrutíferas, pelo menos para onde se fala português do outro lado do Atlântico: «Os voos regulares da TAP para o Brasil estão cheios já há muito tempo. As reservas são feitas com muita antecedência, por ser um período que, além de curto, é sujeito a muita procura».

Mas também dentro de portas há destinos onde já vai ser difícil encontrar um quarto livre: «Açores e Madeira são pacotes esgotados, com uma ocupação bastante boa», avançou José Manuel Ferraz. No caso madeirense, e apesar do temporal que assolou a ilha, «todas as infra-estruturas e excursões estão a funcionar. A situação está tanto normalizada quanto possível e já há retoma na procura».

E alternativas à praia?. Para os apreciadores dos petiscos e das bebidas nacionais, o enoturismo é uma delas: «No Alentejo, por exemplo, durante um mês inteiro vai estar em marcha uma acção de divulgação da gastronomia e dos vinhos mediterrâneos, numa zona com muito potencial para explorar», revelou à AF o director do departamento de comunicação do Turismo de Portugal, José Pedro Santos.

O importante é «valorizar os produtos transversais às diversas regiões do país», reiterou. E nos quatro quantos do país há pratos e bebidas características, para todos os paladares.

Mas se, antes, «uma boa Páscoa indicava um bom verão, isso não se tem verificado nos últimos anos», adianta José Manuel Ferraz, da Abreu. A crise veio pintar de negro um cenário anteriormente mais colorido: «O Plano de Estratégia Nacional para o Turismo já começou a dar frutos: 2007 e 2008 foram os melhores anos turísticos de sempre», disse José Pedro Santos.

Páscoa é o primeiro teste para o sector este ano

Época alta, na Páscoa «há viagens desde 200 e poucos euros até 4, 5 ou 6 mil euros», nas agências Abreu. Tudo depende se os turistas querem passear só na Europa ou se as férias implicam dar um pulo até outro continente. Certo é que, segundo José Manuel Ferraz, os preços não aumentaram significativamente em relação ao ano passado, porque «nem os serviços hoteleiros, nem as linhas aéreas» têm cobrado mais. Fica a certeza de que há «preços para todos os gostos e para todas as bolsas».

O Turismo de Portugal está «moderadamente optimista» para este ano. «O Verão tem um peso muito grande, mas o primeiro embate vai ser a Páscoa». E ela está quase aí. »

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/pascoa-ferias-turismo-turismo-de-portugal-apavt-agencia-abreu/1151679-1730.html, a 31 de Março de 2010, em Agência Financeira.

Boas Férias

Ahhh e Não é Mentira a Notícia, apesar de hoje ser dia das mentiras…

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: