Festa Retro-Nineties Na Cidade do Porto…O Evento Acontece Nos Primeiros Fins-Semana de Cada Mês, Conheça os Detalhes…

Festa Retro-Nineties... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje e apesar ser Sexta-feira santa, trago uma sugestão de festas, desta feita na cidade do Porto, este fim-de-semana, e o mesmo acontece em todos os primeiros fins semana de cada mês. Passo a transcrever a sugestão, mas não vou tecer nenhum comentário à mesma.

«Mergulhe na desbunda retro-nineties

Deixe lá os eighties, que já chateiam. Agora o revivalismo é mesmo à volta dos anos 90, sem fundamentalismos. Se está no Porto, vista roupa confortável e vá hoje mesmo espreitar uma festa Passos de Aerobica no Passos Manuel.

Neste momento, é uma festa obrigatória no Porto. Nas noites Passos de Aerobica, que se realizam na primeira sexta-feira ou sábado de cada mês no Passos Manuel, o conceito de “festa” é levado até às últimas consequências. Na sessão de Março, um dos organizadores foi literalmente agarrado de pernas para o ar por alguns amigos e caminhou no tecto… Festa mais animada não há! Hoje mesmo, já daqui a umas horas (aponte lá para a meia-noite), realiza-se a 17.a edição desta desbunda refrescante, com a contribuição de alguns DJ que costumam visitar regularmente as cabines deste espaço.

Leve pouca tralha consigo e vista roupa confortável e descartável, daquela que resiste a banhos de bebidas sem grandes dramas. Há confusão, enchente, encontrões, euforia desbragada, mas sempre com muito boa onda. Se conseguir entrar (nesta onda, precisamente), vai divertir–se pela certa. Imagine uma cena daquelas mais animadas dos filmes de Kusturica, mas troque a música dos Balcãs pelos technotronic. E o ar livre por uma apertada pista de dança. E a roupa rural por moda trendy; e, com sorte, um ou outro adereço de ginásio, tipo Olivia Newton-John em fase “Physical”.

“O Aerobica do nome da festa escreve-se sem acento”, adverte Jorge Naper, que co-dirige as operações deste projecto com Thierry Lambert. “Sem acento no o e sem assento na cadeira”, explica. Os Passos de Aerobica não se prendem apenas a um tipo de música, ou apenas a alguns DJ. Aliás, até agora foram já perto de 50! Este é um projecto mais ou menos aberto, em géneros musicais também, mas com um objectivo bem definido: manter uma festa realmente festiva e inconfundível pela sua imagem, e pela sua promoção. Jorge e Thierry são licenciados em Design de Comunicação e encaram a “Aerobica” como um projecto de comunicação.

Digamos que há uma espécie de núcleo duro, mas os forasteiros são bem recebidos, sem preconceitos de qualquer espécie. Aqui, o público é motor do processo, dando a sua cara em inúmeras fotografias expostas que servem simultaneamente de rescaldo da última festa e promoção da próxima. Até os cartazes, com ilustrações do rosto dos DJ, têm a sua linha coerente. Ou os spots no YouTube… São vários os suportes que se vão utilizando para a divulgação dos eventos, e até agora convocaram a participação de 15 artistas plásticos, ilustradores, fotógrafos e designers. Como universo, como ambiente, é “todo um programa”, como dizem os franceses.

“Tudo partiu de um desafio do Becas [dono do Passos Manuel] no sentido de enchermos o espaço numa noite de fim–de-semana. A primeira festa foi no dia 19 de Setembro de 2008 e encheu por completo”, explica Jorge Naper. Adaptada especificamente a este sítio, a Aerobica é herdeira do espírito libertário dos primeiros Club Kitten no Triplex e das festas de Belas-Artes. Estamina, euforia, desbragamento, bebedeira, drogaria, marmelada, assunção de atitudes descompostas, produções coloridas, pop e quase carnavalescas, com muitas máquinas fotográficas pelo meio. Aliás, para melhor sentir o clima, será bom dar uma olhada ao trabalho do fotógrafo Paulo Cunha Martins, que se tem esmerado em registar para a posteridade alguns destes momentos de efémera euforia (ver http://www.paulomartins.co.cc).

As festas Passos de Aerobica realizam- -se no primeiro fim-de-semana de cada mês. www.aaerobica.com. Entrada: €5 (a senha vale €2,5 no bar). Passos Manuel: Rua Passos Manuel, 137, Porto. 222 058 351 www.passosmanuel.net. De terça-feira a sábado, das 22h00 às 4h00. Encerra ao domingo, segunda-feira e feriados.»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/53469–mergulhe-na-desbunda-retro-nineties, a 01 de Abril de 2010, em Jornal I

Divirtam-se

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s