Já Pensou Dormir Num Moinho… Saiba Que Já é Possível…Saiba Aqui Como…

Descanse em Moinhos de Portugal... Fonte: http://www.ionline.pt

Como excepcionalmente no dia de ontem, adiantei a rubrica gastronómica, hoje vou falar de uma escapadinha, vou transcrever uma reportagem que saiu num diário da nossa praça, e espero que seja realmente uma boa sugestão.

«Vá dar uma volta: durma num moinho

Quando se fala deles muita gente se lembra de Dom Quixote, mas em Portugal existem moinhos bem conservados. E pode alugá-los para um fim-de-semana diferente

01 Moinhos de São Filipe São moinhos com tratamento VIP. Não só pela vista de luxo sobre a foz do rio Sado e o oceano Atlântico que se tem lá do alto da encosta da Serra da Arrábida, mas também pela envolvente mais próxima. Os dois moinhos estão totalmente equipados e albergam quatro pessoas cada um, além disso existe uma piscina panorâmica, um parque infantil, um circuito de manutenção e um pinhal para passear. Isto tudo porque está inserido numa quinta onde se realizam todo o tipo de eventos. Descendo a Setúbal pode aproveitar para fazer um passeio de barco para ver os golfinhos ou experimentar o peixe fresco e o choco frito, típico da região.

Quinta dos Moinhos de S. Filipe, Serra da Arrábida, Setúbal. Alugar um moinho pode ir dos 60 euros na época baixa a 125 euros na época alta. Tel: 265 228 278/ 935 505 401. http://moinhossaofilipe.planetaclix.pt

02 Moinho da Campa Daqui vê-se o melhor de dois mundos: o mar e a serra da Arrábida. O Moinho da Campa fica na privilegiada região do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém. Construído em 1865, o moinho foi utilizado para moagem de trigo e milho. Abandonado nos anos 70, começou a ser recuperado pela alemã Franziska Bucher que o aluga a portugueses e estrangeiros. O difícil vai ser decidir se quer ficar refastelado no moinho que, apesar de não ter uma fantástica decoração, oferece todo o conforto necessário a um fim-de-semana tranquilo – cozinha equipada, piscina biológica, barbecue, escorrega, baloiços e um carrossel para as crianças -, ou se, por outro lado, prefere bater toda a zona envolvente. É que há muito para ver por estas bandas, desde as ruínas de Miróbriga ao Badoca Park e às maravilhosas praias do Alentejo.

Bairro da Formiga, Santiago do Cacém. O Moinho da Campa pode ser alugado por 2 ou 4 pessoas, por duas noites ou uma semana e os preços começam nos 120 euros por fim–de-semana na época baixa. Tel: 914 320 535. http://www.moinhodacampa.com

03 Moinho da Serra de Montejunto Por ficar apenas a uma hora e 45 minutos de Lisboa, o Moinho da Serra é perfeito para uma escapadela de fim-de–semana. Da cidade para o ar puro da serra de Montejunto, uma estadia neste moinho vai servir para descansar do caos citadino. Este antigo moinho fica situado na aldeia de Cabanas de Torres onde o ritmo ainda é tranquilo. Existem algumas mercearias e cafés onde todos se conhecem e a casa do forno onde ao fim-de-semana se pode comprar pão quentinho. Mas para quem o isolamento da civilização não agradar, pode pegar no carro e optar por ir dar uma volta a um destes locais: Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha.

Aldeia de Cabanas de Torres, Alenquer. O aluguer do Moinho da Serra fica em 30 euros por noite e por pessoa na época alta (15 Junho a 15 de Setembro). Na época baixa custa 20 euros de domingo a quinta e 25 euros ao fim–de-semana. http://moinhodaserra.blogspot.com

04 Moinho da Senta Reconstruído sobre as ruínas de um antigo moinho do século XVIII, o passado do moinho da Senta continua visível para quem nele se hospedar. A mó de pedra serve de mesa na cozinha que está encaixada na rocha da serra. Daqui a vista é magnífica sobre todo o vale, inserido no Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros. Na sala tem-se o conforto da lareira e nos andares acima fica um quarto de casal e outro duplo. Para quem preferir respirar o ar da montanha, o moinho tem mesas e cadeiras no exterior. Para passeios nas redondezas sugere-se a serra, se quiser ir mais longe faça-se à estrada e vá até Alcobaça, Santarém ou Óbidos. Os apreciadores de golfe têm dois campos pertinho, o Golden Eagle e na Praia d’El Rey.

Alugar este moinho custa 70 euros por noite para duas pessoas e 90 euros para quatro. Parque Natural das Serras D’Aire e Candeeiros, Rio Maior. Reservas: 243 992 610/ 919 561 094 ou http://www.urbilazer.com

05 Moinho em Óbidos Este moinho centenário submetido a uma operação de restauro fica na região Oeste, conhecida pela abundância de moinhos. Tem vista tanto para o mar como para o campo e espreguiçadeiras e barbecue no jardim para melhor apreciar o momento. Lá dentro, distribuídos por dois andares, fica um quarto de casal, uma sala, uma casa de banho e uma cozinha equipada. Bem pertinho dali, há outros atractivos. Bom peixe e marisco, monumentos, praias e serra e as ginjinhas de Óbidos em copo de chocolate. Para quem não conhece a região, deixe-se ficar nas mãos dos proprietários do moinho. Ambos são guias de turismo e conhecem-na como ninguém.

Alugar este moinho custa 120 euros por fim–de-semana e 360 euros a semana toda. Tel: 910 213 017 (Paula Silva)

06 Moinho da Graciosa Na ilha da Graciosa, nos Açores, há cerca de 20 moinhos, mas nenhum como este. Fica situado na única praia de areia da ilha e tem muito espaço, porque foi restaurado e adaptado para habitação, aproveitando-se parte da eira onde ele assenta. É ali que fica um quarto com cama de casal e duas casas de banho, casa das máquinas, cozinha equipada e uma zona de refeições com amplas janelas com vista para o mar, ilhéu da Praia e para a ilha Terceira. No moinho propriamente dito ficam outros três pisos com quartos e uma cúpula de onde se tem um vista ainda melhor. Para passar uns dias aqui, o único requisito é gostar de mar, porque vai vê-lo muito. Pode mergulhar, nadar, passear junto ao mar, ou então usar as canas de pesca disponíveis no moinho. Para passeios mais longínquos, aventure-se até às termas do Carapacho ou até à Vila de Santa Cruz, a seis quilómetros.

Ilhéu da Praia, Freguesia de S. Mateus, Graciosa – Açores. Uma noite neste moinho pode custar entre 60 e 100 euros, dependendo da época e do número de pessoas. Informações em:www.casadeferias.com/casas_de_ ferias_054001.html »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/54541-va-dar-uma-volta-durma-num-moinho, a 09 de Abril de 2010, em Jornal I

Boa Escapadela

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: