Festejos do 25 de Abril de 2010…Aqui Ficam Algumas Sugestões…

Como Festejar o 25 de Abril de 2010 Fonte: http://pinpao.blogs.sapo.pt

Este Fim Semana assinala-se o 25 de Abril, li esta semana num diário da nossa praça, um roteiro de como se festejar o 25 de Abril, vou transcrever o referido artigo, no entanto não vou tecer qualquer comentário ao mesmo.

«Festejar Dez formas (giras) de comemorar o 25 de Abril de 2010

Já lá vão 36 anos, mas há muitas formas de festejar a Revolução. Siga as nossas sugestões. O cravo não é obrigatório no dress-code

01 Festa no Palácio de Belém

O ano de 2010 é de festa para uma República Portuguesa que comemora 100 anos e por isso o programa dos festejos do 25 de Abril nos jardins do Palácio de Belém e no Museu da Presidência é vasto. Há concertos de música popular, um espectáculo multimédia projectado na fachada do museu, intervenções plásticas, actividades pedagógicas e exposições sobre os presidentes da democracia. Além disso, pelos jardins do palácio vão estar espalhados 1974 cravos de papel, tantos quanto o ano da Revolução. Na sexta sobe ao palco Paulo de Carvalho e no sábado é a vez da Ronda dos Quatro Caminhos. No domingo Cristina Branco actualiza a canção de intervenção.

Palácio de Belém – Praça Afonso de Albuquerque, Lisboa. Tel: 213 614 660. Entrada livre

02 Carminho em Matosinhos

Em Matosinhos a festa dura todo o fim–de-semana. No sábado, às 22 horas, a fadista Carminho actua no Salão Nobre da câmara municipal. A entrada é livre até que a sala encha, por isso mais vale chegar cedo. A partir da meia-noite, a festa continua fora dos Paços do Concelho com fogo-de-artifício. O dia seguinte fica reservado para as comemorações oficiais e mais sérias, a partir das 11h00.

03 Festa da Revolução no Santiago Alquimista

Uma noite para ouvir os sons mais dançantes de todos os cantos do mundo: o turbo-folk dos Farra Fanfarra e os ritmos latinos de Los Cubos, terminando com o DJ set de Bailarico Sofisticado e, ainda, uma festa 80s versus 90s para recordar os êxitos da juventude a cargo de António Vibrações e Jorge Canadá.

Santiago Alquimista, Rua de Santiago, 19,

Lisboa. Sexta, a partir das 21h00

04 Abril Vinil no Porto

O Museu Nacional da Imprensa apresenta a exposição “Abril Vinil”, com uma centena de discos de 33 e 45 rotações, editados no período revolucionário do pós-25 de Abril. A mostra inclui raridades discográficas e relembra canções de algumas das mais importantes vozes nacionais como Zeca Afonso, Fausto, Amália, Paulo de Carvalho, Sérgio Godinho e Vitorino, entre outros. “Grândola Vila Morena”, de Zeca Afonso, “Somos Livres” de Ermelinda Duarte, “Cravo Vermelho ao Peito” de José Barata Moura e “A Revolução em Marcha”, de Tonicha, são alguns dos discos da mostra, a par dos vinis dos poetas Manuel Alegre e Ary dos Santos e do actor Mário Viegas.

Museu Nacional de Imprensa, Porto.

Todos os dias, das 15h00 às 20h00

05 Arraial popular no Largo do Carmo

A já habitual festa num dos locais da Revolução este ano tem direito a dois dias de música, teatro, exposições, gastronomia e artesanato. A sexta-feira é dedicada às escolas com especial destaque para a actuação de Os Homens da Luta. No sábado o quartel está aberto para visitas e há música popular portuguesa e de países lusófonos pela noite fora.

Largo do Carmo, Lisboa. Sexta e sábado

06 Projecto (r)evolução

Jovens artistas plásticos, alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, inspiraram-se em documentos existentes na Biblioteca Municipal Camões sobre a Revolução de Abril e pintaram o seu 25 de Abril. Os lojistas da Rua do Loreto e do Largo do Calhariz emprestam as suas montras como expositores dessas obras de arte, e assim se faz uma rua cultural com exposições de pintura e literatura.

Rua do Loreto e Largo do Calhariz, Lisboa

07 Carlos do Carmo no parque da cidade

A voz do fadista Carlos do Carmo vai ecoar pelos cantos do Parque da Cidade no Barreiro. E não vem só, o concerto conta ainda com a participação especial de Bernardo Sassetti. Antes do espectáculo realiza- -se o Desfile da Liberdade, a partir das 21h00, da Avenida de Santa Maria até ao Parque da Cidade. Depois do concerto, a festa prossegue junto à Chaminé do Parque.

Sábado, 22h00, Parque da Cidade (Barreiro)

08 “A cantiga é uma arma” no Tokyo

Na véspera do 25 de Abril, a pista do Tokyo no Cais do Sodré transforma-se numa espécie de plataforma de um comício. Esta é uma noite de intervenção em que o mote para a dança será dado através da recordação de alguns nomes da música portuguesa como José Afonso, Manuel Freire, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Fausto e muitos outros. Dançar é recordar.

Sábado, das 23h55 às 4h00. Consumo Mínimo: €5.Tokyo Lisboa, R. Nova do Carvalho, 12, Lisboa

09 Hip-Hop 25 de Abril

A Casa da Música, no Porto, recebe uma estreia absoluta: o novo projecto de Tiago Pereira mistura técnicas de documentário com vídeo e áudio manipulados em tempo real. Para “Fireworks”, o realizador e visualista recolheu os mais variados aspectos da paisagem sonora da Revolução de Abril, actualizando as suas repercussões nas gerações seguintes. O senhor que se segue é NBC. Depois da esplêndida actuação com a Orquestra Nacional do Porto, em 2009, NBC regressa à Casa da Música para celebrar o 25 de Abril com o seu rap eloquente em “A Força das Palavras”.

Sábado, 23h00, na Casa da Música, Porto

Bilhete: €5

10 25 de Abril no Chapitô

O Chapitô assinala o mês da Revolução na noite de sábado, fundindo os seus princípios com as artes do espectáculo. A partir das 22 horas, os festejos começam com uma performance dos alunos da escola, onde o centro é o público e o objectivo é “olhar de novo”. Segue-se a exibição de dois filmes documentários: “Cartas a Uma Ditadura”, de Inês de Medeiros, e “48”, de Susana Sousa Dias, seguida de uma conversa com as autoras. À conversa vão estar também Pedro Lourtie, secretário de Estado para os Assuntos Europeus, Tiago Rodrigues Bastos, advogado, e Rui Zink, escritor, num debate sobre a actualidade da Revolução. À meia-noite, ouve-se “Grândola Vila Morena”.

Sábado, a partir das 22h00. Rua da Costa do Castelo, 7, Lisboa»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/56550-festejar-dez-formas-giras-comemorar-o-25-abril-2010, a 23 de Abril de 2010, em Jornal I

Bons Festejos!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s