Um Museu Bom Para Se Visitar em Sangalhos…

Caves Aliança Fonte: http://www.ionline.pt/

Hoje trago, mais um momento cultural, neste caso trata-se das caves aliança e toda a história envolta na mesma. Passo a transcrever a referida notícia, mas não vou comentar mesma, em virtude de se tratar de uma sugestão.

« Vinho e arte. Uma aliança com a bênção de Berardo

Abriu há menos de um mês e quem lá vai diz que é mesmo imperdível. Fomos ver se o novo espaço do acervo Berardo vale mesmo a viagem a Sangalhos

São sensações diferentes as que se sentem no Aliança Underground Museum (AUM), nas Caves Aliança, em Sangalhos. É um museu criado em cerca de quilómetro e meio de túneis das caves Aliança, onde estão expostas milhares de peças do espólio “The Berardo Collection – Culture for Life”. Mesmo ao lado do vinhos que há várias décadas ali são produzidos.

Abriu a 24 de Abril e em pouco mais de duas semanas recebeu cerca de 3 mil visitas. Pouco em comparação com as 625 mil pessoas que em 2009 foram ao outro museu de Berardo (no CCB, em Lisboa), mas mais substancial se considerarmos que o AUM ainda não tem um mês e fica, segundo o Google Maps, a 2h33m de Lisboa e a 1h07m do Porto. Se não é uma das 3 mil pessoas que já visitaram o espaço, acompanhe a visita guiada que o i lhe proporciona.

Viagem subterrânea
Ao longo das tradicionais Caves Aliança, e pelos túneis que por lá existem, que antes se abriam ao público apenas para mostrar vinho, é possível admirar e contemplar uma vasta exposição de peças distintas e fascinantes. De colecções de arqueologia, minerais, fósseis, azulejos e cerâmica das Caldas (incluindo Bordalo), de arte etnográfica africana ou de escultura contemporânea do Zimbabué, o projecto “Vinho, Arte e Paixão” tem de tudo um pouco. O espaço, idealizado por Joe Berardo, pretende apostar ainda mais no enoturismo e, simultaneamente, criar sinergias entre o vinho e a cultura.

Quando o visitante entra no núcleo museológico inicia uma viagem como a que se faz numa rede de metro, pois foi assim que o Aliança Underground Museum foi delineado. As linhas do Underground dividem-se em Douro, Dão, Bairrada, Alentejo e Beiras. É por aí que se cruzam, de forma organizada e dividida, as várias colecções e os vinhos.

Nas paredes estão expostos vários azulejos do século xviii. Outra prova de que o vinho e a arte fazem, aqui, uma aliança perfeita, é no percurso haver a possibilidade de contemplar a Estação Central: um parque de barricas de vinho decorado com vários painéis oriundos do antigo Hotel Estoril Sol.

Na cave das Aguardentes, a pouca luminosidade chega de vários candeeiros, suspensos que já estiveram nos tectos do Hotel Savoy, na Madeira.

No caso da colecção arqueológica, há peças com cerca de 1500 anos, provenientes da antiga cultura Bura-Asinda-Sika, do Níger. A arte etnográfica africana é dada a conhecer com muitas peças de diferentes períodos. E no túnel dedicado aos fósseis, próximo da majestosa colecção de minerais, há património com mais de 20 milhões de anos. Há ainda largas dezenas de madeiras petrificadas provenientes da América do Sul.

A história dos vinhos produzidos nestas caves completa-se com a exposição de vários alambiques colocados num outro recanto e que permitem perceber como a destilação outrora era feita. Uma visita imperdível.

O Aliança Underground Museum fica nas Caves Aliança, na Rua do Comércio, 444, em Sangalhos, Anadia. Pode ser visitado todos os dias, gratuitamente, às 10H30, 11H30, 14H30, 15H30 e 16H30. Para grupos é aconselhada marcação prévia.»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/60539-vinho-e-arte-uma-alianca-com-bencao-berardo, a 19 de Maio de 2010, em Jornal I

Boas Visitas!

RT

Anúncios

2 pensamentos sobre “Um Museu Bom Para Se Visitar em Sangalhos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s