As Melhores Dicas Para os Santos Populares…

Festas Populares Fonte: http://www.ionline.pt

Noite de Santo António, estamos em plenos santos populares, começamos pelo Santo António, segue-se o São João e por fim o São Pedro, deixo com a transcrição de uma dica que saiu na semana que hoje termina, e que concerne como se divertir nos Santos Populares.

«Treze dicas para se divertir a sério nos Santos Populares

Na noite da maior festa da capital, escolha a melhor proposta. A oferta procura respeitar gostos e carteiras, sabores e ritmos favoritos. A partir de meio da tarde e pela noite dentro

01 Os dias (e sobretudo as noites) são de festa. Para se divertir sem qualquer tipo de preocupação, como o local onde deixar o carro bem estacionado ou ter de contar os copos de sangria que bebe, utilize os transportes públicos, seja o metro (que estará a circular fora dos horários habituais) ou um táxi, o eléctrico ou o autocarro.

02 Ouça o fado a andar de eléctrico. Na carreira 28, dia 11 e 13 de Junho, às 16 e às 19 horas, o fado tem um novo palco que desliza do Martim Moniz aos Prazeres, passando pela Graça, Alfama, Bica e Bairro Alto. Durante a viagem os passageiros têm a oportunidade de escutar o estilo de fado mais tradicional e castiço de Lisboa.

03 Não perca a Festa do Fado no Castelo de S. Jorge, dia 11 de Junho, pelas 22 horas, onde Pedro Moutinho, um dos intérpretes mais representativos da nova geração do fado, Prémio Revelação da Casa da Imprensa com “Primeiro Fado” e Prémio Amália Rodrigues para o melhor disco do ano, convida Tiago Bettencourt para um encontro em palco de dois géneros musicais que, apesar de diferentes, se cruzam.

04 Inspire um pouco do espírito romântico de Santo António, o santo casamenteiro, e assista aos famosos casamentos que animam a cidade. Este ano, são 16 os casais que juram amor eterno, celebrando matrimónio dia 12 de Junho, sábado, pelas 14 horas, na Sé Catedral de Lisboa, seguindo-se o habitual desfile dos carros antigos e o copo de água.

05 Espreite as emblemáticas Marchas Populares na Avenida da Liberdade, onde os clubes e associações recreativas de bairros típicos como Alfama, Madragoa, Graça, Benfica, Mouraria ou o Castelo, entre outros. Descem pela Avenida, competindo pela melhor marcha, música, vestuário e coreografia. As 20 marchas participantes na edição deste ano, sob o mote das Comemorações do Centenário da República, apresentam-se num grande desfile alegórico ao som de música popular tocada e cantada ao vivo.

06 Comece a noite de festa no Comes e Bebes, com miradouro com vista sobre o Tejo e a cidade, a comer bifanas e sardinhas e passe na tradicional Tasca do Jaime, na Rua da Graça, para comer um pastelinho de bacalhau quente da D. Laura.

07 Experimente todas as especialidades gastronómicas de Santo António, como as sardinhas assadas na brasa, as suculentas bifanas grelhadas e a deliciosa sangria. Participe num arraial popular pela noite fora, onde não faltam o caldo verde, o pão com chouriço, os manjericos, a cerveja, o vinho tinto e muita animação. O acesso é livre e os arraiais espalham-se pelas freguesias e bairros mais típicos de Lisboa, como Alfama, Mouraria, Bica e Ajuda.

08 Assista ao espectáculo de Sérgio Godinho na Casa Fernando Pessoa no sábado, dia 12 de Junho, na véspera das comemorações do aniversário do nascimento do poeta, com entrada livre, a partir das 22 horas. Ou a partir das 23h59, nessa mesma noite, assista às Noites de Fado, na Fábrica Braço de Prata. Três músicos e um fadista, que faz as honras da casa, convidam outros fadistas espontâneos a cantar ou a tocar na “Jam Session Fadista” que a noite propõe. O anfitrião Hélder Moutinho (voz), Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Marco Oliveira (viola de fado) e Yami (baixo) esperam por si.

09 Visite o Clube de Fado em Alfama, paredes-meias com a Sé de Lisboa, onde poderá jantar ao som de fadistas de renome. Aproveite e formule um desejo no Poço do Moiro, mas tenha cuidado com o que pede pois o seu desejo pode mesmo realizar-se.

10 Dê uma moedinha “pró Santo António” no Largo da Igreja de São Miguel, a uma das crianças que por aí andam a pedi-las. Aproveite e prove o arroz doce do Café Ginja de Alfama.

11 Delicie-se com uma fartura tradicional no Campo das Cebolas, onde há música pimba até às quatro da manhã no famoso arraial de Jesus Velez.

12 Sintonize-se com o Red Bull Music Academy Radio Pirate Popular Soundclash 2010, emitido a partir de um barco, o Príncipe Perfeito, que no dia 12 de Junho lançará âncora no Tejo entre as seis da tarde e as 3 da manhã, para servir de base para um assalto às ondas de rádio de Lisboa. A animação será conduzida por Violet, DJ Mpula e Rui Miguel Abreu e a ementa de sabores irá do fado ao funk, do dubstep ao reggae, do rock e da folk até ao techno e ao electro. Nos soundsystems montados nos Miradouros do Adamastor e de São Pedro de Alcântara ou em cada esquina, janela, viela e automóvel onde haja um par de colunas ligadas nesta frequência de celebração, a emissão de nove horas vai invadir Lisboa com ritmos arrasadores.

13 Experimente mandar uma moedinha à estátua de Santo António no Largo da Sé. Se a moeda ficar no livro que o Santo segura na mão, prepare-se porque a sua vida vai mudar… »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/63969-treze-dicas-se-divertir-serio-nos-santos-populares, a 12 de Junho de 2010, em Jornal I

Bons Festejos!

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: