Conheça Os Grandes Destinos Mundiais Que Existem em Portugal…

Resposta ao Repto Presidencial...Grandes Destinos Mundiais em Portugal... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago algo que achei piada e que se trata de uma resposta ao nosso Presidente da Republica, para passarmos férias dentro do nosso país, vou transcrever a mesma, mas vou não vou comentar a mesma.

«Vá para fora cá dentro. Interpretação literal do repto presidencial

Três continentes em três dias e um só país? Em Portugal, ir de França a Cuba é como ir de Trás-os-Montes ao Alentejo. Mesmo

Quando Cavaco Silva sugeriu a 5 de Junho que os portugueses deviam fazer férias cá dentro, evitando sair para o estrangeiro, o intrépido explorador dentro de cada um de nós soluçou – e em desespero percorreu Copenhaga, Tóquio, Texas, Estocolmo e Oslo, tudo na mesma noite. Estes bares do Cais do Sodré podem servir para afogar as mágoas, mas não matam o bichinho de galgar quilómetros.

“Neste tempo difícil que atravessamos, os portugueses devem fazer turismo no seu próprio país, pois é uma ajuda preciosa para ultrapassar a situação difícil em que o país se encontra”, anunciou o Presidente da República depois de cortar a fita de um pavilhão desportivo em Albufeira.

Atendendo às preocupações de Cavaco e às dos jovens modernos que sentem a necessidade de actualizar o status do Facebook com todos os sítios por onde passam, encontrámos uma maneira de conciliar as duas vontades. Uma interpretação extrema do repto presidencial aliada à beleza da toponímia homófona. É possível num dia percorrer Toledo (como a cidade Espanhola), ir almoçar marisco a Porto Novo (capital do Benim), lanchar em Gibraltar (dizer olá aos ingleses) e jantar na Galiza – um gelado do Santini na província espanhola?  Outros roteiros mais ambiciosos propõem uma escapadela de dois dias por França (a de Trás-os-Montes), Jerusalém (aldeia também conhecida como Jerusalém de Romeu) e Castela. São Paulo está ao alcance de toda a gente que faça um desvio em Pombal; e Cuba fica mesmo a mão durante qualquer viagem ao Alentejo. Tal como a Califórnia. Não há, neste roteiro, Torre Eiffel, escolas de samba, terras santas ou estrelas de cinema. Mas há comunistas, aldeias de xisto e açordas de espargos. Um roteiro alternativo para agradar ao presidente sem deixar de laurear a pevide.

França (Bragança)

População 275
Área 56 km2
Atracções No coração do Parque Natural de Montesinho, onde o Norte de Portugal se funde com a Galiza. As casas de granito e os telhados de lousa fazem desta aldeia um museu ao ar livre.
Onde ficar Solar de Rabal, mansão restaurada na aldeia de Rabal. A 10 minutos de carro de França.
Km de Lisboa 543 (5h43)
Km do Porto 299 (3h)

Jerusalém de Romeu (Mirandela)

População 301
Área 14,2 km2
Atracções Perto de Jerusalém do Romeu há o Monumento ao Jet Ski. A aldeia tem uma famosa ponte ferroviária da Linha do Tua, casas de xisto e o restaurante Maria Rita – açorda de espargos bravos e bacalhau à Romeu fazem parte do menu.
Onde ficar Casa dos Araújos, turismo rural na aldeia de Frechas.
Km de Lisboa 482 (4h50)
Km do Porto 168 (2h)

Malta (Vila do Conde)
População 1206
Área 1,85km2
Atracções O nome vem da Abadia de Malta, edifício pertencente à ordem com o mesmo nome. Existe ainda a Capela de Santa Apolónia.
Onde ficar A Residencial Falcão, em Pinhel, é o alojamento mais próximo. Lugar modesto para passar a noite e mais em conta do que a nação homónima.
Km de Lisboa 337 (3h)
Km do Porto 27 (26m)

São Paulo de Frades (Coimbra)
População 5912
Área 15km2
Atracções Impressione os amigos e diga a toda a gente que vai a São Paulo visitar a Igreja Matriz. Depois volte no dia seguinte com um sorriso largo e trocista. A piada não é assim tão boa, mas a verdade é que nada disto lhe vai ficar caro.
Onde ficar A oferta em Coimbra é vasta e fica mesmo ali ao lado.
Km de Lisboa 211 (2h11)
Km do Porto 121 (1h20)

Toledo (Lourinhã)
População 1143 (freguesia do Vimeiro),
Área 7km2
Atracções Tal como Toledo, em Espanha, esta pequena aldeia tem um passado bélico. Foi aqui perto que se travaram algumas batalhas das Linhas de Torres.
Onde ficar O Hotel Golf Mar, junto à praia de Santa Rita, domina a paisagem e oferta hoteleira
Km de Lisboa 118 (1h30)
Km do Porto 232 (2h21)

Porto Novo (Maceira)
População Em época alta corresponde à taxa de ocupação das pensões à beira-mar
Área Depende da maré
Atracções Porto Novo é a capital do Benim. Como as probabilidades de visitar este país entre a Nigéria e o Congo são escassas, fique-se pela belíssima praia entre Santa Cruz e o Vimeiro
Onde ficar Ver “Toledo”
Km de Lisboa Subtrair quilómetros a Toledo
Km do Porto Somar quilómetros a “Toledo”

Gibraltar (Torres Vedras)
População 2081 (freg. da Ponte do Rol)
Área 9km2
Atracções A placa a anunciar “Gibraltar” parece faz sucesso junto dos turistas ingleses. A aldeia está perto de Torres Vedras e das praias do Oeste.
Onde Ficar A residencial O Ninho, na aldeia de Casalinhos de Alfaiata, oferece alojamento a uma belíssima relação qualidade-preço.
Km de Lisboa 63 (1h)
Km do Porto 281 (2h42)

Galiza (Cascais)
População indisponível
Área indisponível
Atracções Galiza é um bairro perto de São João do Estoril. Nos arredores há uma casa de gelados Santini, menos conhecida e menos movimentada.
Onde ficar Em casa, se viver em Lisboa.
Km de Lisboa 5h a pé
Km do Porto Três dias a andar. É mais fácil chegar à outra Galiza e até há uma justificação para isso: a romaria a Santiago de Compostela

Califórnia (Montemor-o-novo)
População Provavelmente nenhuma
Área n/d
Atracções No coração do Alentejo, acessível por uma estrada de terra. Não é uma aldeia ou bairro, mas sim um “lugar”, com o que de vago a definição carrega. Perto de Casa Branca ou Santiago do Escoural.
Onde ficar As lojas Decathlon e Sportzone têm uma oferta variada de tendas a bons preços
Km de Lisboa 116 (1h22)
Km do Porto 426 (4h)

Cuba (Beja)
População 310
Área 69 km2
Atracções A vila fez uso da confusão com o país do Caribe e anunciava à entrada: “Zona Livre de Armas Nucleares”. A alentejana não tem armas mas comunistas e uma estátua de Colombo, navegador que em 1492 aportou em Cuba – a americana.
Onde ficar Residencial Chave de Ouro, na Rua da Esperança.
Km de Lisboa 176 (2h)
Km do Porto 454 (4h)

Assunção (Elvas)
População 10.200
Área 8 km2
Atracções A riqueza de Assunção não está na sua terra nem na sua gente, mas sim na quantidade de resultados diferentes na Wikipedia quando pesquisamos o seu nome. Assunção pode ser um navio, um dogma católico ou a capital do Paraguai.
Onde ficar Sugerimos a Pousada de Elvas
Km de Lisboa 207 (2h)
Km do Porto 484 (4h20)

Castela (Ponte de Lima)
População 1176 (freguesia de Anais)
Área 7 km2
Atracções Este lugar na freguesia de Anais não tem nada a ver com o glorioso reino de Castela ou qualquer província espanhola. É um lugar ermo e desinteressante que permite, no entanto, uma série de trocadilhos divertidos com o nome da freguesia. É aproveitar.
Onde ficar n/d
Km de Lisboa 384 (3h35)
Km do Porto 71 (1h)»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/64538-va-fora-ca-dentro-interpretacao-literal-do-repto-presidencial, a 15 de Junho de 2010,em Jornal I

Boas Passeatas!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s