Como Escolher Peixe e Fruta Fresca…Veja Aqui as Dicas…

Mafalda Pinto Leite dá Dicas de Como Escolher Bom Peixe e Fruta Fresca... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje, e para se começar bem uma semana, trago um artigo de abrir o apetite, que tal almoçar a ver o jogo da nossa Selecção com um bom peixe, passo a transcrever a reportagem, de como, se escolher um bom peixe.

« Aprenda a escolher o melhor peixe e a fruta mais fresca com Mafalda Pinto Leite

Fomos às compras com com uma especialista. Mafalda Pinto Leite tem um novo programa na SIC Notícias a estrear amanhã. No Mercado de Cascais comprámos peixe fresco, legumes e fruta

Cor, cheiro e consistência. Três regras básicas para escolher o melhor peixe, fruta e legumes. Mas há outro truque. Mais fácil do que aprender a ler os olhos de um peixe ou conhecer o peso de uma boa melancia é fazer um amigo no mercado. O conselho é de Mafalda Pinto Leite, cozinheira de 33 anos, que estreia amanhã, às 11h30, o programa de culinária “Dias com Mafalda”, na SIC Notícias. “Ficar amiga dos vendedores significa não ter problemas. É um amigo que se ganha para a vida porque se tudo correr bem, eles sabem que vamos voltar.” Mafalda Pinto Leite já fez alguns amigos no Mercado de Cascais e é lá que vamos às compras. Mas antes conhecemos a cozinha que poderá ver todos os sábados no programa de televisão.

Encontrámo-nos com a cozinheira, que trabalhou com Jamie Oliver, às 10h30 no Monte do Estoril. Na sua casa já não há câmaras de filmar, mas sempre que é preciso gravar mais um episódio a cozinha transforma-se em estúdio de TV e o frigorífico é arrastado para o corredor. “Há dois anos que pensava neste projecto. Sentia que fazia falta um programa descontraído com receitas rápidas – em 20 minutos fazemos três a quatro – saudáveis, com os sabores que conhecemos”, conta Mafalda.

Sem guião, com queimaduras pelo meio – da cozinheira – e filhos a aparecer para provar ou roubar um bocado de chocolate da tigela, “Dias com Mafalda” é inspirado nos programas de Jamie Oliver. “O programa é na minha cozinha porque quero que as pessoas sintam como se estivessem aqui comigo. Numa cozinha normal, com utensílios básicos.” Mafalda nem se importa que não siga à risca as suas receitas, quer apenas que fique com vontade de ir para a cozinha.

Antes de seguir o conselho da mãe do Vasco, de 3 anos, e da Marina, de 7, que vai ver muitas vezes a cirandar pela cozinha e a provar as receitas, aprenda a escolher os melhores produtos com Mafalda Pinto Leite.

Peixe: “Olhos claros e limpos indicam que o peixe é fresco. Se abrir as guelras e encontrar sangue é um bom indicador”, diz Mafalda Pinto Leite. Outro detalhe a ter em atenção é que se cheirar muito a peixe é sinal que já está em deterioração. Tenha em atenção se o corpo do peixe está firme, com a barriga normal, sem estar murcha ou inchada.

Fruta: A cor da fruta, se está mole ou rija e o cheiro são os indicadores a ter em conta. “Estamos na altura das cerejas, dos morangos, das framboesas e dos pêssegos. Qualquer coisa que cheire bem é bom sinal.” Mas aqui vai o passo-a-passo para cada fruta. “Apalpe e cheire os pêssegos. Procure um cheiro doce e escolha os que se estão um bocadinho moles, pois se estiverem muito rijos não dá.” As cerejas escolhem-se pela cor e querem-se vermelhinhas. A melancia não dá para escolher pelo cheiro mas sim pelo peso. “Tem de a sentir pesada.” Melões e meloas têm de ter um cheiro adocicado, mas há outro truque. “Carregue nas extremidades e se cederem um bocado é bom sinal”, diz Mafalda Pinto Leite. Para escolher morangos tem de estar atento à cor mais escura e ao cheiro doce. Opte pelos que têm o caule verde vivo e que não tenham zonas acastanhadas.

Vegetais: A textura e cor dos legumes são o espelho da saúde do legume. As alfaces querem-se estaladiças e não podem estar amareladas, com furos ou pegajosas. O tomate de qualidade tem pele lisa, esticada e sem manchas. Mafalda Pinto Leite dá outro conselho: “As curgetes mais pequeninas e mais verdinhas são as melhores. É que à medida que crescem ficam mais esponjosas.”

Receita fresca para o Verão, depois de aprender a escolher os morangos:

Salada de morangos, hortelã e coco Receita do blogue: http://mafaldapintoleite.blogs.sapo.pt/

Ingredientes:

250 g de coco em lascas torrado

500 g de morangos cortados ao meio

2 Colheres de chá de açúcar castanho

Açúcar de hortelã

1 Chávena de folhas de hortelã

¼ Chávena de açúcar fino

Coloque o coco, os morangos e o açúcar numa tigela e misture. Para fazer o açúcar de hortelã, coloque a hortelã e o açúcar numa robot e bata até estar misturado. Polvilhe por cima da salada e sirva. Pode usar basílico em vez da hortelã. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/65088-aprenda-escolher-o-melhor-peixe-e-fruta-mais-fresca-com-mafalda-pinto-leite, a 18 de Junho de 2010, em Jornal I

Boas Refeições!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s