Festejos em Honra a S. Pedro.. Veja os Detalhes dos Mesmos na Cidade de Vila Nova de Gaia e Póvoa de Varzim…

São Pedro Fonte: http://meninaboneca.zip.net

Hoje trago uma óptima sugestão para este fim-de-semana, passado os festejos do Santo António, do São João, chega a hora de se festejar já este fim de semana o São Pedro, vou transcrever uma reportagem que saiu no dia de ontem em um diário da nossa praça, sobre os festejos do são Pedro, mas não vou comentar a mesma, em virtude de se tratar de uma publi reportagem.

« Depois do Santo António e S. João… chegou o S. Pedro

Continuam as festas populares, com um programa que vai dos concursos de karaoke aos torneios de futebol. Tudo com bairrismo.

O Porto ainda mal teve tempo para recuperar da folia do S. João e à sua volta já se deu início a outras celebrações. Na Freguesia de S. Pedro da Afurada, em Vila Nova de Gaia, arranca hoje o primeiro fim-de-semana das festas em honra de S. Pedro.

Esta sexta-feira tem como ponto alto uma noite de fados, pelas 22h. Amanhã haverá noite de karaoke com a presença de do DJ Zé Tomix. Domingo é dia de festival folclórico a partir das 15h, com a participação do Rancho Folclórico da Afurada, Grupo de Folclore da Cela (Alcobaça), Grupo Folclórico da Madalena (Gaia), Rancho Danças e Cantares da Lapa (Póvoa do Varzim) e do Grupo de Danzas e Cantares (Espanha).

Como explicou ao i o presidente da Junta de S. Pedro da Afurada, Eduardo Matos, tratam-se de festas “fundamentalmente religiosas”, pelo que um dos destaques da edição deste ano será a “missa campal” e a procissão com o andor que sairá da Igreja de Santa Marinha (Gaia) e seguirá por via marítima até à Afurada. “Vamos recriar as primeiras festas de S. Pedro, a primeira procissão de 1918”, refere Eduardo Matos.

Além do tradicional fogo-de-artifício, as festas incluem ainda as participações musicais de nomes como Tony Carreira e Quim Barreiros. “Certamente que não encontrará umas freguesia com cinco mil habitantes com nomes musicais como Tony Carreira e, a nível religioso, temos a melhor procissão que já vi”, comenta o presidente.

A primeira jornada das Festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim inicia-se hoje, pelas 15h, com a iniciativa “S. Pedrinho e a Pequenada”, que conta com a participação dos jardins-de-infância do concelho, no auditório da lota. Às 22h é exibido no Diana Bar o documentário “O Casamento de Eça de Queiroz”, realizado por Luís Costa Ribeiro. No sábado, às 18h, é inaugurada a exposição de Júlio Resende no Museu Municipal de Etnografia e História. Domingo haverá jogo de futebol, pelas 17h30, entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia. Para as 22h está marcada a inauguração dos tronos de Regufe, Belém,

Mariadeira, Sul, Matriz e Norte. O programa geral das festas de S. Pedro da Póvoa de Varzim inclui a missa, procissão e uma noitada de S. Pedro com animação, sardinhas e vinho nas ruas da cidade até ao amanhecer.

As Festas de S. Pedro realizam-se na Póvoa de Varzim desde 1962. No Arquivo Municipal estará patente uma exposição de cartazes, programas e documentos até ao final das Festas.»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/66240-depois-do-santo-antonio-e-s-joao-chegou-o-s-pedro, a 25 de Junho de 2010, em Jornal I

Bons Festejos!

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: