SCUT’s e CHIP’s Colocam em Causa a Governação de José Socrates? Conheça os Detalhes e Deixe a Sua Opinião Sobre o Assunto…

SCUT e CHIP´s Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje, e por ser Segunda feira, após mais um fim-de-semana, é altura de voltarmos à realizada, e vou comentar uma notícia que li na passada sexta feita, e sobre as SCUT, vou transcrever a mesma e de seguida vou efectuar um breve comentário à mesma, e obviamente à actuação do nosso governo.

« Oposição contra chips. Isso é «fantasma do Big Brother»

Primeiro-ministro critica «visão preconceituosa» da oposição como se todas as evoluções electrónicas atentassem contra os direitos dos cidadãos

O primeiro-ministro criticou esta sexta-feira a oposição por ter impedido a cobrança electrónica de portagens, através dos chips, invocando uma espécie de «fantasma do Big Brother». José Sócrates reiterou que o identificador servirá exclusivamente para o pagamento de portagens e que será apenas obrigatório para «os veículos que passem» nas SCUT.

Veja as «bocas» da oposição

SCUT: imposto adicional para alguns?

Os critérios de isenção para quem trabalhe na área destas auto-estradas e para os residentes são, no entanto, «uma coisa muito subjectiva e que tem de ser muito bem explicada», defendeu a deputada do partido ecologista Os Verdes, Heloísa Apolónia, citada pela agência Lusa.

«Não consigo perceber como é que se juntam todas as bancadas da oposição com um único objectivo, impedir o prosseguimento do projecto de portagens de cobrança electrónica», respondeu José Sócrates.

«SCUT não comportam portagens físicas»

O primeiro-ministro disse ainda que existe uma «visão preconceituosa» de que «alguma evolução electrónica, na mente do PCP, será sempre um big brother que vai atentar contra os direitos dos cidadãos».

E fez questão de sublinhar que «já demos todas as garantias, para que não haja a mínima desconfiança. Já aceitámos que o identificador do veículo sirva apenas para a cobrança de portagens, e nada mais do que isso. Já concordámos que a obrigatoriedade devia ser apenas para aqueles veículos que passem nessas portagens».

Sócrates reiterou a informação avançada na véspera pelo secretário de Estado dos Transportes, Paulo Campos, de que uma SCUT «tem características geométricas diferentes, com mais entradas e saídas». Estas condicionantes tornam «impossível aplicar portagens físicas, a não ser que fechássemos entradas e saídas e que fizéssemos investimentos muito significativos». Até porque a colocação de praças de portagens demoraria três anos a construir.

Via Verde e chips: que diferenças?

«As portagens de cobrança electrónica são um método moderno, de maior vantagem para o Estado e para quem passa nas auto-estradas». Sócrates acrescentou que não existirem diferenças entre este sistema electrónico e a Via Verde.

Mas a deputada Heloísa Apolónia contestou: a diferença é que a cobrança da Via Verde «é voluntária» e o sistema de chips «seria obrigatório».

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/scut-portagens-chip-socrates-governo-agencia-financeira/1172980-1730.html, a 25 de Junho de 2010, em Agência Financeira.

O meu comentário:

Pessoalmente, e como já aqui manifestei anteriormente, à algum tempo, sou totalmente contra a cobrança das SCUT, visto serem vias que foram financiadas no tempo da sua construção, e tendo como objectivo que fossem gratuitas. No caso das 3 SCUT, que querem cobrar na região norte, elas foram construídas em cima de troços de estradas nacionais (EN), ou mesmo de itinerários complementares (IC), sei que a SCUT da Costa de Prata, foi construída em certos locais em cima da antiga EN109, e A28, penso que, é denominada de Porto Litoral, foi em cima da EN 107, e da EN13, a SCUT do Grande Porto, que foi construída para desviar o transito que vem de norte e sul da VCI, que é uma via muito poluída e congestionada no Porto, a mesma foi construída em cima do IC24, sendo que atravessa uma cidade densamente povoada e industrializada e onde mesmo, está colocado o Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro, refiro-me à cidade da Maia.

Perante isto, e que muito se tem discutido, penso que estas vias, poderiam ser cobradas, caso existissem vias alternativas, como qualidade mínima, pois não podemos esquecer que fazer parte da UE, quer dizer que o nosso país deve estar dotado, de infra-estruturas mínimas de qualidade, condicentes com a restante Europa, foi também, creio eu, nesse encadeamento que foram pagas pela UE, a construção das referidas SCUT, no governo de António Guterres.

Penso que, mais uma vez, foi bem feito pela oposição, o «chumbo», dos Chips, pois, os mesmo, na minha óptica serviriam em primeira instância para a cobrança de portagens, mas a qualquer momento, poderiam ser extrapolados para outras situações, como por exemplo, indicar com alguma distância à polícia, se o automóvel X, ou Y, estão a circular correctamente, com a documentação em dia, a velocidade, ou mesmo, velocidades médias, e saber quais as estradas por onde andou, pois bem, terminaria com a o «aleatório» das operações STOP, neste caso.

Este é um exemplo, mas podemos extrapolar para outros, o que basicamente terminaria com o anonimato e a liberdade a que o cidadão tem como princípios basilares da nossa constituição.

Penso que o Eng. Sócrates, está «desesperado», pois tem as contas publicas num rebuliço a qual, ele não consegue dar solução, às tantas e por ser engenheiro, pois considero que se alguém estuda gestão ou mesmo economia em detrimento de engenharia, terá mais apetência à partida para saber organizar contas, não quero menosprezar ou mesmo inferiorizar a classe dos engenheiros, mas este…enfim… Basicamente, é cada macaco no seu ganho, engenheiros para engenharias, gestores e economistas, para gestão e economia…(mas dos verdadeiros, de falsos estamos cheios).

O nosso Presidente da Républica, não teve coragem de dissolver o governo, pelo menos enquanto pôde, mas creio que, Sócrates está a seguir num caminho sem retorno, e que invariavelmente o vai levar a uma única saída, que é de colocar o seu lugar a disposição, e serem convocadas eleições antecipadas.

A margem ficou muito reduzida, e cada vez mais estreita, parece mesmo que os apoiantes de Sócrates, aos poucos estão a desistir, de um sonho deste primeiro-ministro de tentar para já, controlar o incontrolável, neste caso, «chipar os portugueses», de tentar saquear o mais possível os Portugueses, e de tentar governar sem saber bem o que anda a fazer. Parece-me mais que ele tentar, dar nas vistas, penso mesmo, que terá um lugar assegurado na nossa história, como o pior a todos os níveis primeiro-ministro da história Portuguesa.

Deixo um pedido aos nossos governantes e mesmo a Sócrates, se ainda quiser dar a volta (se é que a mesma existe), ganhem juízo, olhem para princípios basilares como o desemprego, e o pouco ou mesmo nulo investimento na juventude portuguesa, especialmente a licenciada, com cursos pré Bolonha, que é a que pode dar reviravolta as nossas contas, pois é a que está com maior apetência para a carreira, mas ao mesmo tempo, com fortes indícios de incremento da natalidade, que ajudaria e muito, a resolver o problema da nossa dívida e índices de competitividade portuguesa.

Tenho Dito!

Uma Boa Semana!

RT

Anúncios

2 pensamentos sobre “SCUT’s e CHIP’s Colocam em Causa a Governação de José Socrates? Conheça os Detalhes e Deixe a Sua Opinião Sobre o Assunto…

  1. Pois, eu acho que o problema vem desde logo da forma como os chips foram anunciados. Caso não se lembre, eles foram anunciados como forma de combate ao “car-jacking”, há 2 anos atrás. Claro que por trás dessa idéia já se sabia (eu pelo menos) que o objectivo era a cobrança de portagens nas scuts.

    No entanto eu não compreendo uma coisa. Por acaso sabe o que acontece a carros que não tenham chip? Imagine que um carro estrangeiro passa na portagem. Como será cobrada a portagem?

    • Olá Pedro.

      Desde Já agradeço a sua participação no blog.

      A Sua questão é pertinente, e eu em concreto não sei a resposta, mesmo eu, gostaria de a saber.

      Se alguém souber, pode deixar aqui a resposta.

      Sem mais agradeço.

      RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s