Conheça a Nova Rádio em Lisboa,Mas Que Só Emite até Domingo…

Estação de Rádio em Lisboa...Mas Por Poucos Dias... Fonte: http://images01.olx.com.br

Hoje trago em acontecimento que acontece a partir de hoje, trata-se de uma estação de rádio temporária, no entanto, vou transcrever a referida reportagem, no entanto, como se trata de uma publi-reportagem, não vou comentar a mesma.

«RadiaLX. Há uma rádio nova em Lisboa. Mas só até domingo

A terceira edição do RadiaLX lança uma rádio que só dura sete dias. Uma experiência para ouvidos e mentes abertas

Se até domingo estiver mau tempo e ficar em casa, na zona de Lisboa, a surfar nas ondas hertzianas, tenha atenção. Pode encontrar uma rádio nova entre a Antena 1 (98,30 MHz) e a Antena 3 (100,3 MHz). Não estranhe – nem se habitue. É a estação de rádio efémera do RadiaLX, emissora no ar de domingo a domingo (27 de Junho a 4 de Julho) para celebrar a terceira edição do Festival Internacional de Arte Rádio. Arranca oficialmente amanhã, dia 1 de Julho, a bienal de divulgação de novos e antigos meios de fazer rádio, naquela que é a mais completa programação desde o lançamento da ideia, em 2006.

“Até agora a rádio tem passado a programação normal da Rádio Zero”, lembra Ricardo Reis, aluno de doutoramento do Instituto Superior Técnico e um dos mentores da rádio daquela universidade. “É uma programação de autor, muito heterogénea, onde há lugar para programas de música, entrevistas e momentos de rádio mais experimental”, diz Reis, que é, a par do artista sonoro Paulo Raposo, organizador do RadiaLX.

O festival vai na sua terceira edição e visa “avisar as pessoas de que há maneiras de fazer rádio muito diferentes das dominantes, sem propósitos comerciais e sem medo do fracasso financeiro ou das audiências”, assinala Ricardo Reis. É por isso, sob o mote “novas e esquecidas formas de fazer rádio”, que em 99,0 MHz em emissão FM se vão poder ouvir 72 horas em directo, com uma programação que vai da reportagem ao documentário e às radionovelas, passando pela música experimental e pela arte rádio. “Privilegiamos as peças em directo, seja de que parte do mundo for, via internet”, diz Ricardo Reis, que, com a organização, ouviu mais de 200 horas de rádio submetidas a concurso ao longo deste ano.

Não há dúvida que uma rádio pode passar arte – música -, mas como pode a telefonia em si fazer arte? “A arte rádio consiste em fazer do aparelho transmissor um elemento essencial da narrativa. Por exemplo: pessoas que jogam com a relação com o ouvinte e a rádio, artistas que brincam com emissores, receptores e o feedback entre as máquinas”, explica Reis.

Além do que se pode ouvir nesta emissora efémera (99,0 FM para Lisboa e www. radialx.radiozero.pt, para todo o mundo), o RadiaLX espalha a sua presença (física) entre o Goethe-Institut, o Museu das Telecomunicações, a Galeria Lumiar Cité e o Jardim da Estrela.

Amanhã às 17h, nos jardins do Goethe-Institut, é inaugurada a instalação sonora “Jardins Suspensos”, de Paulo Raposo e Carlos Santos, descritos na comunicação à imprensa como “radialistas”. Esta é apenas uma das manifestações do festival, que inaugura ainda duas exposições, oferece um workshop e termina com um concerto e jantar no Jardim da Estrela, no sábado.

O RadiaLX é uma iniciativa da Rádio Zero (ver caixa), que aglomerou uma série de rádios internacionais interessadas em promover a arte rádio, em 2005. O primeiro ajuntamento, um ano depois, serviu para arrebanhar pessoas e artistas com os mesmos interesses. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/66999-radialx-ha-uma-radio-nova-em-lisboa-mas-so-ate-domingo, a 30 de Junho de 2010, em Jornal I

Boas Escutas!

RT

Advertisements

2 pensamentos sobre “Conheça a Nova Rádio em Lisboa,Mas Que Só Emite até Domingo…

  1. Está tudo a postos para o início do festival internacional de arte rádio RadiaLx 2010. Dia 1, 2 e 3 de Julho a cidade de Lisboa vai ser alvo de transmissões, instalações, concertos, uma conferência e um workshop sob o mote “novas e esquecidas formas de fazer rádio”.

    Como vocês devem saber, a Rádio Zero esteve desde domingo a emitir em FM em 99.0MHz a sua programação normal. Agora, a partir das zero horas de quinta-feira está no ar a emissão especial da RadiaLx 2010 com programas especiais feitos para o festival. Oiçam-nos em FM ou online e saibam aqui o que estão a ouvir: http://www.radialx.radiozero.pt/programas.html

    Mas há mais: o festival tem também eventos e a Rádio Zero convida todos os radialistas, interessados ou meros curiosos a aparecerem e fazerem connosco a festa. Eventos aqui: http://radialx.radiozero.pt/eventos.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s