Conheça o Museu Dedidado ao Design e ao Artesanato Que Vai Abrir em Évora…

Conheça a Fantástica Maquina Fotográfica com Excelente Design... Fonte: http://www.ionline.pt/

Hoje trago algo um pouco diferente, falo de design, e porque não serem expostos 2500 objectos, com design fora do tradicional, face aos seus mais directos «irmãos»? Pois bem, vai abrir em Évora um museu de Design, e onde estarão presentes 2500 objectos que o publico pode admirar, vou transcrever a reportagem, e fica aberta a discussão, sobre o respectivo museu.

« O design contado em 2500 objectos

Évora vai ter um Museu do Design e Artesanato, com a colecção de Paulo Parra. Alguns ícones do design industrial estarão lá

Uma invenção de génio, como uma réplica perfeita da lâmpada que fez Thomas Edison inaugurar a  expressão “fez-se luz”, gira-discos com aspecto de nave espacial, máquinas fotográficas que parecem objectos intocáveis, máquinas de costura de 1957 com aparência de 2010. E os que ficarão para a história com o estatuto de “primeiros”: a primeira caneta de tinta permanente – uma Waterman de 1884, que o coleccionador Paulo Parra procurou durante 20 anos, o Tupperware original, o pioneiro walkman ou a primeira máquina de escrever. Em breve todos estes objectos – de uma pedra lascada a um iPod – irão chegar a Évora, onde será instalado o novo Museu do Design e do Artesanato – Colecção Paulo Parra.

Um quarto dos 2500 objectos que devem chegar ao Museu no início de 2011 são considerados ícones do design industrial; alguns fazem parte de colecções do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque ou do Design Museum de Londres. Paulo Parra chegou a receber propostas de museus como o de Londres ou da Trienalle de Milão, mas optou por ceder a sua colecção ao Alentejo. Porquê? “Porque foi feita para estar em Portugal.”

O director do curso de Design da Universidade de Évora, que começou a criar o espólio quando ainda era estudante, não se descose sobre quanto pagou por cada um dos objectos. À excepção de um: o primeiro. Por uma polaróide de plástico comprada na Feira da Ladra nos anos 80 deu 500 escudos. A antiguidade, a raridade e os materiais determinam o valor da peça. Paulo Parra já conseguiu comprar obras raríssimas por pechinchas, como a balança de Marianne Brandt. “É uma peça muito valiosa e, além de ter sido barata, ainda me ofereceram um desconto.” Mas sabe que há outras que não enganam ninguém: “É impossível comprar uma Kodak barata. Há objectos que têm escrito na cara o valor que têm.”

PENTI Trioplan, 1959
VEB Design Team

“Daquelas peças que toda a gente adora, principalmente o público feminino”, adianta Paulo Parra. E quem diria que é um produto da Alemanha de Leste. É compacta, tem traços contemporâneos, “um toque fashion” e ainda era inovadora em termos tecnológicos: lembra-se de ter de rebobinar o rolo até ao fim? Nesta era só preciso carregar na alavanca.


ELECTROHOME Model 831
Electrohome Design Team

Um gira-discos que faz lembrar o “2001 – Odisseia no Espaço”. Inspirado no imaginário espacial, foi produzido no Canadá. É possível agregar umas colunas, mas parte do som sai por baixo do gira-discos. Paulo Parra só chegou até ele porque um amigo antiquário se lembrou de lhe dizer que o tinha vendido a outro colega de profissão.

Regency TR-1G, 1954
Painter, Tengue and Petertil (EUA)

Se ouvir dizer que era um Sony, estará a ser enganado. Palavra de Paulo Parra: afinal, o Regency é que foi o primeiro rádio transistorizado da história. O director da Sony descobriu-o nos EUA, percebeu a potencialidade e comprou a patente. Até Dieter Rams, o designer da Braun, deve ter ido lá buscar umas ideias – a gama de cinzentos e a linguagem geometrizada.


NECCHI Mirella, 1957
Marcelo Nizzoli (Itália)

A Mirella revolucionou as máquinas de costura. Marcelo Nizzoli conseguiu levar para o ambiente doméstico dos anos 50 uma máquina com uma linguagem contemporânea, que lhe rendeu o Prémio Compasso d’Oro de 1957. A máquina de costura deixa de ter um ar agressivo e passa ter o ar friendly que aos computadores só chegou com o iMac da Apple.


GENERAL_ELECTRIC Edison Lamp, 1870
Thomas Edison (EUA)

Quer saber de que forma Thomas Edison descobriu como se fazia luz? Com uma lâmpada igual a esta. Peça comemorativa dos 50 anos da invenção da lâmpada eléctrica “igualzinha à lâmpada original”. Thomas Edison foi autor de 1093 patentes nos EUA. É sobretudo por esta que lhe agradecemos.


KODAK_Bantam Special, 1936
Walter Dorwin Teague (EUA)

“A câmara fotográfica mais bonita que já foi desenhada”, assim a descreve Paulo Parra, e nós não hesitamos em concordar. Lacada a negro, com estrias metálicas que servem para prender os dedos, sublinhar a linguagem da câmara e proteger o lacado. Walter Teague, durante anos designer da Kodak, desenhou-a à medida das câmaras digitais actuais.


Pedra Lascada, 10000 a.C.

Dos primeiros artefactos produzidos pelo homem. “É uma peça de excelência do artesanato alentejano mas também da história do design, uma vez que artesanato e design se confundem”, conta Paulo Parra, que herdou esta pedra do avô. Não eram desenhadas mas já eram projectadas  e a sua importância definiu mesmo um período da história: o Paleolítico.

Ruppelwerk GmbH Scale, 1930
Marianne Brandt (Alemanha)

Dos produtos projectados por Marianne Brandt para a Ruppelwerk, é impossível contornar esta balança para correspondência. O equilíbrio das suas formas geométricas puras, a relação claro-escuro e as influências construtivistas confirmam-na como um dos melhores exemplos de design industrial dos anos 30.


SINGER CR607 “Pedalinho”, 1996
Paulo Parra (Portugal)

Detentora de uma patente mundial e desenhada por Paulo Parra no atelier N.C.S./Neumeister Design. Ganhou o prémio “Best of If” na categoria de “aplicações domésticas”, na feira de Hannover, em 1998. Pela simplicidade, porque foi feito só com um molde e porque é amigo do ambiente: usa apenas um terço do material que os pedais antigos usavam. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/70841-o-design-contado-em-2500-objectos, a 27 de Julho de 2010, em Jornal I

Boas Relíquias!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s