Conheça os Detalhes da Feira Medieval de Santa Maria de Feira…

Feira Medieval de Santa Maria da Feira... Fonte: http://www.umaventuraemaveiro.blogspot.com

Começou esta semana mais uma feira medieval, desta feita  em Santa Maria da Feira, passo a transcrever um roteiro para a referida Feira que saiu num diário da nossa praça.

« Viagem Medieval A fundação de um reino… 900 anos depois

Em Santa Maria da Feira, reviver outros tempos, com os ingredientes mais importantes, dos espectáculos à alimentação típica sem esquecer as noites da Idade Média

Um salto no tempo. Uma viagem até ao século XII. Um castelo, uma rainha, o seu filho, a formação de um reino. Os cenários estão montados em Santa Maria da Feira e a ideia é, como explica Paulo Pais, administrador executivo da Empresa Municipal Feira Viva, “fazer um filme com os episódios mais relevantes dos 39 anos que medeiam o dote de Dona Teresa e a coroação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal”. A 14.a edição da Viagem Medieval em Terras de Santa Maria arrancou ontem e prolonga-se até ao dia 8 de Agosto, com recriações históricas a acontecerem todos os dias nos 33 hectares do recinto.

Recriações

Hoje, às 22h00, os visitantes que se deslocarem ao castelo vão receber a notícia do nascimento do “encolheito”. Como reza a crónica da época, em 1109 os condes teriam já duas filhas, Urraca e Sancha, e um filho varão belo, grande e formoso, “salvo que nasceu de pernas encolheitas”, a quem deram o nome de Afonso. Amanhã, à mesma hora e no mesmo local, D. Henrique vai ser proclamado “conde e senhor de todo o Portugal”. No domingo acontece um dos momentos altos desta viagem. Dona Teresa visita as terras da feira. O cortejo sai às 17h00 da Igreja da Misericórdia.

O filme continua durante toda a semana com batalhas, investiduras, tomadas do castelo e cortejos. O programa completo está em http://www.viagemmedieval.com.

Para as crianças

As asas de Ícaro, o Bosque Mágico, [Dês]Venturas do Reino, ou as Vivências do Mosteiro são algumas das áreas temáticas pensadas para os mais pequenos. Apesar de a entrada no recinto do evento ser gratuita, as áreas temáticas são pagas. Os preços variam consoante as actividades, mas as crianças até aos três anos não pagam. Há para todos os gostos, desde os teatros de marionetas, até aos jogos de aventuras, as acrobacias e os trabalhos manuais. Acontecem normalmente entre as 15h00 e as 20h00, mas o melhor é consultar o programa. Há ainda uma pulseira identificativa que é colocada no pulso dos miúdos à entrada no recinto.

Para comer

Quatro zonas de tabernas, quatro restaurantes de ementas diversas no Rossio, outro no castelo, um só de peixe e outro de carnes de caça, também no Rossio, e mais um de comida árabe no Sukh, o mercado municipal transformado agora em mercado árabe.

Para pernoitar

O Campo de Tendilhas é mais uma das novidades desta 14.a edição. Para quem quer ficar no centro dos acontecimentos, a Viagem Medieval tem à disposição um espaço destinado à pernoita em pleno recinto. O Campo de Tendilhas vai funcionar até 9 de Agosto, na Quinta do Castelo, junto à sede dos escuteiros.

Destina-se a maiores de 16 anos, ou menores acompanhados pelos pais ou encarregados de educação. Durante a estadia, cada utilizador terá uma pulseira identificativa, pessoal e intransmissível. Pernoitar uma noite neste espaço vai custar um euro e meio por pessoa, mais três euros pelo espaço a ocupar pela tenda, que deverá ter capacidade máxima para quatro pessoas (campodetendilhas@viagemmedieval.com;»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/71361-viagem-medieval-fundacao-um-reino-900-anos-depois, a 30 de Julho de 2010, em Jornal I

Boas Visitas!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s