Cuidados a Ter Com as Notas e Moedas…Conheça Como Ver Se a Mesma É Falsa…

Conheça os Detalhes da Moeda... Fonte: http://www.gripecontrol.blogspot.com

Como ainda estamos em Férias, li na semana transacta, um artigo sobre conselhos de numismática, e de cuidados que se deve ter com a transacção de moeda. Vou transcrever o artigo na íntegra.

« Circulação de notas falsas dispara no Verão. Previna-se

Turistas viajam em massa para fora do país nesta época do ano, intensificando circulação de notas falsificadas. Saiba o que fazer para não ser enganado

Notas falsas circulam mundo fora durante todo o ano. Mas o Verão é uma altura especialmente crítica, já que se intensifica o uso de moedas estrangeiras no mercado nacional. E se esta época do ano convida à distracção, no que toca a dinheiro a coisa é bem diferente. Mais vale estar de olhos bem abertos.

Em primeiro lugar, antes de viajar, tente familiarizar-se com a moeda do país de destino. Nada como efectuar o câmbio no banco habitual, assim como realizar pesquisas sobre a moeda. A Internet é uma ferramenta muito útil, onde encontra imagens detalhadas das notas, assim como o câmbio actualizado. Aqui ficam outros conselhos da empresa especializada em tecnologia de tratamento de numerário e spin-off da britânica De la Rue:

Consulte o site do banco central do país de destino: aí pode encontrar recomendações e conselhos sobre as características da moeda local e os principais riscos inerentes à sua utilização.

É melhor cambiar uma parte do dinheiro em Portugal e o restante no país de destino: uma operação mais prática, consoante o destino de férias. É que evita o stress e a preocupação de viajar com grandes quantias em dinheiro.

Leve uma tabela de equivalências das diferentes quantias úteis entre o euro e outra moeda: uma lista simples que vai facilitar e agilizar as transacções, não esquecendo que pode consultar os câmbios actualizados em tempo real na Internet.

Verifique sempre o câmbio em qualquer transacção: esta é uma das práticas imprescindíveis. Há que analisar em detalhe as diferentes notas e moedas. Ao comprar um produto, podemos receber moedas de aspecto similar, mas com menor valor ou uma nota falsa misturada com outras reais.

Em caso de dúvida perante uma nota suspeita, peça uma segunda opinião: nem que seja de alguém que o acompanhe, mas se possível peça um conselho a profissionais de segurança; em última instância, pode sempre não aceitar o dinheiro.

Se tiver a certeza de ter em mãos uma nota falsa, dirija-se sempre a uma entidade financeira. São essas instituições as que possuem mecanismos específicos de detecção e que podem ter influência para que a nota seja retirada de circulação e entregue ao Banco Central.

Note-se que actualmente há mais notas e moedas em circulação do que em qualquer outra época da história. Só na Europa, o valor em euros do numerário em circulação triplicou nos últimos sete anos.

Para se ter uma ideia, no ano passado, a emissão de notas aumentou para 10.900 milhões de unidades, mais 41% em relação ao ano anterior, segundo os dados do Banco Central Europeu (BCE).

Para examinar notas clique aqui »

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/notas-moedas-dinheiro-notas-falsas-turismo-agencia-financeira/1185898-1730.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+iol%2Fagenciafinanceira+%28Ag%C3%AAncia+Financeira%29, a 26 de Agosto de 2010, em Agência Financeira.

Todos Cuidados são Poucos!

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s