Tenha Um Fim De Semana Medieval…Em Leça do Balio…Conheça os Detalhes…

Feira Medieval de Leça do Balio... Fonte: http://www.ionline.pt

Para um fim de semana diferente, que tal uma visita à feira medieval em Leça do Balio, no concelho de Matosinhos, vou transcrever a peça jornalística referente a essa Feira  Medieval.

«Hospitalários Um fim-de-semana no passado

Junto ao Mosteiro de Leça do Balio, uma viagem a outros tempos, para reviver tradições e recuperar receitas com séculos de história

Há mais de 700 anos casaram, no Mosteiro de Leça do Balio, El Rei Dom Fernando e Dona Leonor Teles. Foi o único casamento real celebrado fora de Lisboa. Este fim-de-semana poderá ver como tudo se passou. Saia de casa e aprenda um pouco sobre a vida dos seus antepassados enquanto se diverte. Desde cavaleiros, torneios de armas, a recriações históricas de vários momentos, o passado vai ser vivido nas imediações do mosteiro que foi cenário do casamento real.

“Os hospitalários no caminho de Santiago” é o nome desta feira medieval que já vai no quinto ano consecutivo e que, pelo seu êxito, está em terceiro lugar no ranking nacional de eventos deste género. Durante quatro dias (começou ontem e termina domingo) quem por lá passar vai deparar-se com o cenário de toda uma sociedade portuguesa de há sete séculos. E são esperadas qualquer coisa como 200 mil pessoas.

Os saltimbancos irrompem pelas ruas, enquanto os “cuspidores” de fogo dão os espectáculo e as bailarinas de dança do ventre prendem os olhares. Ao mesmo tempo, no mercado, ouvem-se os pregões e nas tabernas brinda-se com canecas de barro. É este o cenário que se pode encontrar. Era assim que os nossos antepassados viviam. Desde recriações históricas, ceias e concertos de música medieval há espaço para tudo, criando-se uma sensação de regresso ao passado que só eventos deste género trazem.

O ponto alto da feira, que tem como principais objectivos promover o Mosteiro de Leça do Balio, dinamizar e reavivar o troço de Matosinhos nos Caminhos de Santiago e recuperar a posição de relevo de Matosinhos nestas peregrinações, será a recriação do casamento real que fez o Mosteiro e a cidade entrarem para a história.

O fim-de-semana em Matosinhos vai ser diferente. O século XIV voltou e com ele o reavivar das tradições e dos costumes para além de ter diversão garantida pelos vários animadores e recriações a que se pode assistir.

O que se pode fazer na feira?

O mercado
Atravessa todo o espaço da festa e o comércio é real. Pode-se comprar frutas, legumes ou artesanato. Num ambiente de antigamente com bancas cobertas de tecido e em ateliers de artesãos ao ar livre a palavra-chave é tradição. Os mercadores estão vestidos a rigor e vai poder ouvir os pregões de outros tempos. A azáfama dos mercados medievais que só se vê nos filmes volta às rua de Leça do Balio, num fim-de-semana que promete surpresas.

As tabernas
As canecas de barro e as mesas de madeira trazem o sabor especial de uma boa “merenda”. Pode ir a qualquer uma das tabernas caracterizadas a rigor e deliciar-se com pratos típicos ao ser servido por verdadeiros “taberneiros” do século XIV trajados para a ocasião. Ao durante o dia ou à noite, nada melhor do que petiscar num sítio diferente e ver as surpresas que “Os Hospitalários no caminho de Santiago” lhe reservam.

Ceias medievais com animação
E porque não um jantar diferente, este fim-de-semana? À noite, por volta das 20H30, pode participar na ceia medieval que, durante os quatro dias conta com animação. Hoje pode assistir, por exemplo, ao torneio medieval a cavalo e apeado. Amanhã o “encantador de serpentes” mostra a sua arte enquanto a ceia é saboreada e no último dia, ao mesmo tempo que janta pode assistir a uma aplicação de penas em praça pública, onde “criminosos” e “desertores” vão ser julgados e castigados. »

In : http://www.ionline.pt/conteudo/77642-hospitalarios-um-fim-de-semana-no-passado, a 10 de Setembro de 2010, em Jornal I

Bom Regresso ao Passado…

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s