Cuidados A Ter No Regresso Das Férias…Aceite Algumas Sugestões Para Corpo, Mente e Casa…

Regresso de Férias... Fonte: http://www.ionline.pt/

Ontem foi assinalado para muitos, como sendo o regresso ao trabalho, à escola, à universidades, etc, como tal, li num diário da nossa praça algo, sobre este regresso. Decidi partilhar com os leitores o guia de regresso de férias, que foi publicado por um diário da nossa praça. Aqui vai…Aproveitem as sugestões…

« Há vida além das férias. Cuide da casa, corpo e mente

Esqueça as resoluções de ano novo. A passagem de ano não passa de uma noite de festa e de um dia seguinte de ressaca. É em Setembro que se recomeça. As aulas, o trabalho, as responsabilidades. Acaba-se o Verão e a rotina instala-se. Mas há vida além das férias e do bom tempo. Há um mundo de possibilidades a ser explorado, desde renovar a casa ou prepará-la para o Inverno, tirar cursos e workshops para que o dia-a-dia não se limite ao percurso casa-trabalho, trabalho-casa, até ao exercício físico ou relaxamento. Aproveite para fazer tudo aquilo que sempre quis. Setembro é que é

Cabeça:

“Deve encarar-se este regresso à rotina com espírito de renovação”, explica Catarina Mexia, psicóloga clínica e terapeuta familiar. “É muito importante que, principalmente os casais, individualmente ou em conjunto, cultivem interesses, que alimentam a vida do casal e o ego.” Setembro não tem de ser o mês maldito do calendário. O truque é “tirar partido” desta altura: “É preciso pensar ”ok, as férias foram boas, mas venho de um período em que tive tempo de recarregar baterias e agora é altura de pôr mãos à obra”.” Segundo Catarina Mexia, “o recomeço pós-férias pode ser um momento de tensão entre casais, porque conviveram durante muito tempo, com os miúdos sempre presentes”. Se precisar de conversar, no Green Festival está uma equipa de psicólogos pronta para isso. No Centro de Congresso do Estoril, até dia 17. E agora, respire fundo e cultive a mente.

1- Para si, que passa o dia rodeado de números, facturas, clientes, estratégias de marketing ou telefonemas atrás de telefonemas: dê largas à imaginação e liberte o artista que há em si. Pintura, desenho, cerâmica, joalharia, o que importa é criar.
Arco (arco.pt), R. de Santiago, 18, Lisboa; Next Art (next-art.net), R. da Vitória, 73, 2º, Lisboa; Arrisco – Espaço de Arte (arrisco.pt), R. Jerónimo Mendonça, 262, Porto

2- Agora imagine o final de um dia de trabalho. É sexta-feira e quer estar com os seus amigos mas não apetece sair. Fique em casa e prepare um repasto para o grupo. Ai não sabe cozinhar? Aprenda: Academia de Sabores Vaqueiro – Lisboa e Porto (vaqueiro.pt), 800200575;
Prama – vegetariano (prama.pt), R. Visconde
de Santarém, 71, 3º, Lisboa, 213523113; ABC – Escola de Artes e Tradições, (abc-escola.net),
R. Alves Redol, 292, Porto, 228331300

3- Então e aprender a fazer roupa? Ou malha. Já imaginou usar as suas próprias criações? Para não falar do terapêutico que é: enquanto dá às agulhas não pensa em mais nada. Se teve uma avó pouco didáctica no que toca aos lavores, aqui vai uma ajuda. Knit (knit.com.pt); Oficina da Roupa (oficinadaroupa77.blogspot.com), Junta de Freguesia de S. José, Calçada Moinho de Vento, 3, Lisboa; Riera Alta – Atelier Urbano (rieraalta.blogspot.com), R da Maternidade, 124, Porto, 220964702

4-Se é uma daquelas pessoas com coisas para dizer ou mostrar ao mundo, mas não sabe como, não desespere. Há cursos que ensinam a escrever tudo e outros que explicam que não é bonito cortar as pernas de alguém pelos joelhos, quando se fotografa: Movimento de Expressão Fotográfica (mef.pt), Lg. das Pimenteiras, 6A, Carnide, Lisboa; Instituto Português de Fotografia  (ipf.pt) 223326 875 (Porto); Escrever Escrever (escreverescrever.com), Pça Luís de Camões (Chiado), 36, 3º, Lisboa; Produções Fictícias (producoesficticias.pt), 213864554.

Corpo:

“Fazer exercício poderá ser uma boa forma de ganhar energia e vitalidade para enfrentar a actividade quotidiana”, diz Edgar Borja, personal trainer do Holmes Place de Alvalade. “Com as novas vertentes de depressões pós-férias, a actividade física estimula a libertação de serotonina, o que ajuda na motivação para o dia-a-dia”. E não só. “Fazer ginástica ajuda a diminuir os níveis de stress, que nesta altura – com o regresso ao trabalho e dos miúdos às aulas – podem atingir níveis altos”, avisa Edgar. E se pensa que quaisquer 30 minutos por semana são suficientes, desengane-se: “Segundo a Organização Mundial de Saúde deve-se fazer exercício, no mínimo, duas vezes por semana, num total de duas horas semanais.” E desculpas de falta de tempo também não servem: “Existem programas curtos e de intensidade progressiva que se encaixam no dia-a-dia, nos horários de cada um.”

1- Fica com lágrima no olho cada vez que vê Joaquín Cortez a dançar flamenco? Bate palmas ao som de Gipsy Kings? Os seus pés ganham vida de forma desenfreada cada vez que ouve a guitarra de Paco de Lucía? Aprenda a dançar:
Escola Flamenca, (escolaflamenca.com) 916306034 (Lisboa); Baila Pasión (bailapasion.pt) 252641385 (Póvoa de Varzim)

2- Ainda agora regressou ao trabalho e já se sente cansado? Nada que umas horas de relaxamento não resolvam. Massagens, meditação, flutuar na água. No bem estar vale tudo. Harden Spa (hardenspa.com), R. António Cândido Pinto, 40, Braga; Acqua City Spa (acqualisboa.pt), Av. D. João II, lote 1.02.2.1G, Parque das Nações; Spatitude (spatitude.com) Av. 5 de Outubro, 55 B, Lisboa; Sheraton Porto (sheratonporto.com),  R. Tenente Valadim, 146, Porto.

3- Com o Inverno vêm os chocolates, as horas no sofá ao fim-de-semana, as comidas pesadas e, porque não dizê-lo com frontalidade: o sedentarismo. Combata já as gordurinhas que estão por vir e sinta-se melhor. VivaFit (vivafit.pt); Holmes Place (holmesplace.pt); Ginásio Clube Português (gcp.pt), Pça Ginásio Clube Português, Lisboa; Ginásio de Manutenção do Porto (gmporto.com), R. Faria Guimarães, 753.

4- Nada melhor do que uma espécie de extreme makeover para recomeçar de novo. Corte o cabelo, aprenda a maquilhar-se, compre roupa nova. E peça ajuda aos profissionais.

Cabelo: Metrostudio, R. do Crucifixo, 120, Lisboa, 213474129; Anjos Urbanos, R. Passos Manuel, 223, Porto, 223390745
Roupa: Ellora – Consulta de Imagem – Largo Vitorino Damásio, 3C, lj 4, Lisboa/Av de França, 256, ed. Capitólio, lj 42, Porto (ellora.eu)
Maquilhagem: Lisboa Make up School, Av. da Liberdade, 148, Lisboa, 216069222; Sephora CC Gai Shopping, 223744593.

Casa:

“Para a maioria das pessoas mudar a decoração da casa assusta”, diz Pedro d’Orey, team manager dos decoradores da QuartoSala (quartosala.com). No entanto, não é preciso destruir paredes ou deitar fora o sofá que escolheu o ano passado para que a sua casa se torne mais confortável: “Para quem não está interessado em dar uma volta de 180 graus na casa, algumas operações cirúrgicas
podem contribuir para dar novo fôlego à casa.” São pequenas alterações fáceis e baratas de conseguir. Segundo Pedro d’Orey, “são questões sensoriais em que normalmente as pessoas não pensam”. A casa de um Homem é o seu palácio. Seja para dormir,  ver séries no sofá, dar comida às crianças entre berros e brinquedos no chão, ou, quem sabe, trabalhar, é importante que se sinta confortável e verdadeiramente em casa. O QuartoSala dá as dicas.

1- Minimalismo, precisa-se:  Livre-se da tralha. Arrume na arrecadação, ou se tiver
mais coragem, dê toda a tralha inútil que tem vindo a coleccionar e a expôr em casa e que nada acrescenta à sua decoração a não ser ruído visual.
Se os amigos não quiserem, chame os EMAÚS, eles agradecem: R. do Almada 134/138, Lisboa, 919829496; R. da Boavista 114, Porto, 222024018

2-Deixe a luz entrar: Substitua as cortinas antigas  por tecidos mais ligeiros e luminosos. Pode optar por soluções minimalistas, como painéis de tecido, ou funcionais, como estores de madeira lacados. Por outro lado, aposte na cor e movimento e troque as almofadas do sofá por outras com cores. Aposte nos tecidos com motivos dos anos 50 para um ar retro.
Area (areastore.com); QuartoSala 214411110

3- Ar Puro: Mande limpar os sofás, os tapetes e as  cortinas. Mesmo que não tenha nódoas gritantes, o facto de limpar altera o cheiro da casa. Os tecidos e os tapetes têm tendência a adquirir cheiros que têm a ver com a transpiração e no caso dos tapetes com a sujidade dos sapatos. Mastercare: 914046877; Nós Limpamos (noslimpamos.com) 963947992; Protecleaning (protecleaning.com) 219211637

4-Novos Cenários: Mude a iluminação. Está na hora de encostar aquele candeeiro que transmite uma luz pouco acolhedora ao seu ambiente. Crie cenários de luz inspiradores. Peça a ajuda de profissionais. Faça das suas paredes uma fonte de inspiração. Cubra uma das paredes da sua sala com uma tela impressa com uma imagem em grande formato. Personalize.
Gillamp (gillamp.pt); Megarim (megarim.pt) 21843450; Exporlux (exporlux.pt) 234639230 »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/78041-ha-vida-alem-das-ferias-cuide-da-casa-corpo-e-mente, a 13 de Setembro de 2010, em Jornal I

Aproveite as dicas…

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s