Rescaldo dos Saldos de Verão… Conheça Aqui Uma Análise Feita Por um Site de Notícias Económicas…

Análise aos Saldos de Verão... Fonte: http://www.agenciafinanceira.iol.pt

Hoje trago uma notícia que li num site de economia, e que versa sobre uma análise sobre os saldos em Portugal e que terminam hoje, infelizmente por motivos de trabalho, ando com falta de disponibilidade para poder comentar as notícias, no entanto, vou transcrever a mesma na íntegra, podendo os leitores comentar a mesma.

« Saldos de Verão surpreendem, mas Norte desaponta

Lisboa: «balanço não será muito negativo» graças ao vestuário, têxteis e calçado. Porto: quebras podem rondar os 40%. Comerciantes apontam dedo ao desemprego e consequente menor poder de compra

Os saldos de Verão terminam amanhã, quarta-feira, com balanços bem diferentes em Lisboa e no Porto: se na capital as associações do comércio afirmam-se «surpreendidas pela positiva», no Norte do país antecipam-se já quebras de 40% nas vendas. Culpa de quem? Do fantasma do desemprego.

«A época de saldos em 2010 deverá ter sido, nos últimos três anos, a que terá corrido menos mal», disse à agência Lusa o presidente da União de Associações do Comércio e Serviços de Lisboa, Vasco de Melo.

O inquérito feito na segunda-feira junto de um grupo, «embora restrito», de associados, obteve respostas que «surpreenderam pela positiva»: «O feedback que eu tinha era mais negro, porque as pessoas sentem-se cépticas e com grandes dificuldades em relação às vendas neste segundo semestre».

Assim, metade dos inquiridos afirmou que a época de saldos «correu ligeiramente pior do que no ano passado», mas cerca de 16% considerou que se mantiveram os níveis de 2009 e outro tanto apontou melhorias. Os restantes informaram não fazer saldos.

Vasco de Melo admite que esta informação preliminar pode vir a não ser confirmada pelo inquérito semestral, «mais profundo», que a União concluirá em Novembro. Mas acredita que «o balanço não será muito negativo», nomeadamente «nas áreas do vestuário, têxteis e calçado».

Na base desta melhoria poderá ter estado a «maior agressividade comercial dos últimos dois/três anos», que permitiu chegar a descontos «impensáveis» na ordem dos 80%.

A contribuir para esta situação está, assegura, a actual lei dos saldos, «que permite promoções» por antecipação e «faz com que isto seja uma baralhação».

Porto atraiçoado pelo desemprego

No Porto, o cenário é bem mais negro. A Associação de Comerciantes do Porto (ACP) antecipa quebras bem redondas.

«A sensibilidade que tenho neste momento é que houve, em relação aos anos anteriores, uma quebra entre os 40 e 45 por cento», disse à mesma agência o presidente daquela associação, Nuno Camilo.

Mas estes resultados «não se [devem] ao aumento do IVA, já que os comerciantes o absorveram porque o mercado não lhes permitiu aumentar os preços». Devem-se sim, acredita a ACP, «ao aumento do desemprego e à diminuição do poder de compra dos portugueses».

E é, de facto, no Norte do país que «há maior taxa de desemprego e, por isso, as pessoas não têm rendimento para fazer compras».

Segundo salientou Nuno Camilo, «o desemprego é, aliás, um dos factores que mais preocupação causa neste momento», sendo irrealista «querer ter uma economia a crescer quando se aumenta a carga fiscal».

Poderá o Natal salvar este ano? O presidente da ACP diz esperar «que se consiga entrar numa lógica de crescimento», mas confessa-se «mais preocupado do que no ano passado, porque os indicadores económicos se têm deteriorado».

«Uma das preocupações que tenho é a liberalização dos horários. Se tivéssemos um aumento do consumo no país podíamos olhar para a liberalização numa perspectiva positiva, mas como não há, o que vai acontecer é uma transferência do consumo que vai levar a um problema cada vez mais gritante nas pequenas e médias empresas».»

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/saldos-saldos-de-verao-verao-comercio-crise-agencia-financeira/1191362-1730.html, a 14 de Setembro de 2010, em Agência Financeira.

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s