Conheça o Blogue de Uma Empregada de Mesa…

Blogue de Uma Empregada de Mesa... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje e por ser ultimo dia do mês, e no decorrer do dia de ontem, o nosso primeiro ministro ter apresentado as medidas de austeridade, trago algo de humor, e passo a apresentar o blogue de uma empregada de mesa, vou transcrever a referida reportagem, onde é apresentado o referido blogue.

« Pssht ó menina! Blogue de uma empregada de mesa

O blogue já deu em livro. Pssht… ó menina! relata as aventuras de uma empregada de mesa num restaurante de Lisboa

Vera Agostinho é empregada de mesa num restaurante em Lisboa e em Julho de 2008 criou o blogue Pssht ó menina! para catarse e entertenimento dos clientes… online. E até os patrões são leitores assíduos.

Os posts em jeito de crónica humorística, relatam o dia-a-dia e os pensamentos da “menina”, que até já se sentou no sofá do 5 para a meia noite. Depois do programa, apenas um cliente a reconheceu no restaurante.

O livro, que demorou apenas dois meses a ser preparado após o convite da editora, foi lançado no dia 28 de Julho, pela Fonte da Palavra.

Entrada do dia 10 de Agosto de 2010:

“se a vida te dá limões faz limonada mas só se não te der muito trabalho

já alguma vez pensaram o que aconteceria num restaurante se, em pleno agosto, os empregados decidissem todos pôr-se a andar? seria mau, muito mau. e se todos se decidissem pôr a andar menos um? seria menos mau, pois. mas e se esse um fosse você? epá isso seria muita falta de sorte né. pois foi.
foi mesmo muita falta de sorte que a minha compincha tenha decidido ir ser gamela em itália porque lá é que é buono. também foi falta de sorte que o outro tenha decidido que era hora de voltar à dieta do feijão com arroz lá no brasil. e que a outra tenha decidido simplesmente não aparecer mais, por razões que só ela e deus sabem.
e assim fiquei eu com três novos colegas a quem tenho de explicar tudinho: aqui é onde se mete as colheres, aqui é o lixo, aqui ficam os guardanapos, aqui as palhinhas, aqui o açúcar. e depois o restaurante enche. e eles começam: os guardanapos ficam onde? cadê o açúcar? fechas esta conta? não percebi o que o senhor pediu! onde estão as palhinhas? e a cozinha começa também: olha pediram isto mal! olha levaram isto mal! olha não percebo o que é que ele quer!
e depois preciso de uma grade de águas. e onde é que ficam? aiii, deixa estar que eu vou buscar!
e pedem 3 cappucinos: olha que estás a fazer isso mal não é assim. e como é que é? aiii, deixa estar que eu faço!
e olha estão a chamar na mesa 2. e que mesa é essa? aiii, deixa estar que eu vou lá!
e chega-se ao fim do turno e digo: ena, hoje foi puxadote! -aiii, não achei não!
agora quando chega a hora do lodo já não basta uma troca de olhares com o colega para ele perceber que o casal não quer sobremesa. não basta levantar o braço para o colega perceber que preciso de gelo no bar. e não basta eu meter-me aos gritos que ninguém percebe que eu preciso de ir mijar e alguém tem de me substituir.
e depois os clientes à espera. e os pratos trocados. e eu descabelada e a bufar que ainda por cima estão 32º às 10 da noite. e explico ao outro como se pede uma pizza e coiso e tal. e depois vem ele outra vez: explica de novo. meu: vens aqui a pizzas, metes à escolha, voltas atrás, metes os ingredientes, como não há cebola voltas atrás, metes azeitonas, vais às massas carregas no perguntar ao funcionário, voltas a pizzas pões a dividir, vens ao extras que estão na parte das sopas e metes extra queijo. mas qual é a dificuldade meu?!
enfim, isto com o tempo vai lá. mas entretanto já lá vão 23 horas de trabalho em dois dias, sem folga prevista. e eu já fartinha de ouvir o meu nome a toda a hora. e ainda é 3ª feira e já tenho mais dois calos e uma dor na espinha. e quando começo a ver espanhóis a entrar sem parar só me apetece é chorar e chamar pela mãezinha.
mas se eu sobreviver a isto já fico feliz. se isso acontecer até juro nunca dizer a um cliente que não há limonada só porque não me apetece espremer limões. não é que eu já tenha feito isso. nãã. nem pensar. euuu?! nunquinha.” »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/64856-ponha-mesa-o-blogue-da-semana-e-culinaria, a 18 de Agosto de 2010, em Jornal I

Vale a Pena!

RT

Blogue de Uma Empregada de Mesa… Fonte: http://www.ionline.pt
Deixe uma Resposta

