Conheça dos Detalhes de Uma Competição… B’ina VS Automóvel…

B'ina VS Carro... Fonte: http://www.noticias.universia.pt

Hoje trago uma reportagem que li no decorrer do dia de ontem, sobre mobilidade na cidade de Lisboa, no entanto, achei engraçada a mesma, pois em vez de fomentar o uso de transportes ecológicos, simplesmente apresenta mal qualidade e fomenta uso de automóvel.

« Carro vs. B’ina. Suar em Lisboa ou desesperar no trânsito?

Dois jornalistas do i fizeram o mesmo percurso, mas um foi de carro e o outro nas novas bicicletas da EMEL. Veja ao lado o percurso e o tempo demorado por cada um deles

Que Lisboa não é uma cidade amiga das bicicletas já todos sabemos. Ainda assim decidimos experimentar o novo serviço da EMEL (B”ina), a empresa de estacionamento da capital, que propõe aos seus clientes deixar o carro num dos seis parques aderentes (ver caixa) e seguir para o trabalho de bicicleta.

Fizemos um teste comparativo, recorrendo à bicicleta e ao carro, e simulámos vários percursos que obrigavam a deslocarmo-nos a diferentes serviços – dos correios à loja do cidadão, passando pelo levantamento de roupas ou bilhetes para o teatro. E não foi preciso pedalar muito para chegar à conclusão de que a bicicleta, embora com todas as vantagens que oferece em termos ambientais, dificilmente se adapta à rotina de uma cidade. Sobretudo se acontecer como aos dois repórteres do i, que tiveram de andar a correr para o mecânico, depois de alugar uma bicicleta com os pneus totalmente vazios.

O projecto é recente – foi lançado a 1 de Setembro, mas o serviço não está disponível a qualquer pessoa. Para se alugar uma B’ina é necessário ser um assinante mensal dos parques da empresa, apesar da publicidade da EMEL não referir o assunto. Além da bicicleta, o serviço contempla ainda o capacete e um colete reflector.

Embora as bicicletas não sejam leves – pesam dez quilos – são totalmente desmontáveis, o que permite o seu transporte de metro ou eléctrico. Uma coisa é certa: se não for por lazer, é melhor ter espírito de sacrifício antes de alugar uma B’ina. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/80940-carro-vs-bina-suar-em-lisboa-ou-desesperar-no-transito, a 30 de Setembro de 2010, em Jornal I

Não deveria ser ao contrário…

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: