Conselho Para Os Mais Pequenos Dissiparem as Energias a Mais…

Yoga Ajuda a Gastar Energias... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje e por ser sábado trago uma sugestão que saiu num diário da nossa praça e que versa, sobre um conselho para os filhos que têm muita energia, passo a transcrever a referida reportagem.

« O seu filho tem energia a mais? Inscreva-o no Ioga

Yoga para crianças? Sim e segundo os especialistas quanto mais cedo começar melhor. E não faz bem apenas a miúdos hiperactivos. Conheças as escolas em Portugal

O que têm em comum Madonna, Tiger Woods, Sharon Stone, Sting, Jennifer Lopez, Nicholas Cage, Angelina Jolie, Kelly Slater e Gisele Bündchen? São ricos, famosos e estão em boa forma física. Além disso fazem parte do grupo de celebridades associadas à prática do ioga. Mas atenção, não foi o ioga que lhes trouxe dinheiro ou fama, embora talvez tenha trazido felicidade (ou paz de espírito) e contribuiu de certeza para a sua boa forma. Mas como isto é um espaço dedicado aos mais novos, saiba que esta modalidade é indicada por exemplo para crianças com défice de atenção ou hiper- actividade, mas não só.

ESCOLA DE iOGA PARA CRIANÇAS Evelyne Praxl, directora da Escola de Ioga para Crianças da Foz, disse ao site Educare, em Novembro de 2009, que “a prática regular de exercício físico de forma estruturada ajuda as crianças a aumentar a auto-estima e a autoconfiança, potencia a capacidade de focalização e a rapidez de raciocínio”. No mesmo artigo a responsável acrescenta que a prática do ioga por crianças “aumenta a força, a flexibilidade e a coordenação” e contribui para aumentar a resistência dos jovens à pressão. Nesta escola na Foz do Porto, as aulas são preparadas de acordo com as idades dos praticantes, começando no nível 1 (dos sete aos nove anos) e indo até ao nível 5, para quem já passou a idade do armário e tem mais de 19 anos. Ao sábado de manhã, as aulas estão reservadas para o ioga em família e para os níveis 1 e 2, este último dos 10 aos 12 anos. Saiba mais em http://www.escoladeyoga.pt.

UMA FEDERAÇÃO O ioga está longe de ser um desporto olímpico, mas nem assim deixa de ter direito a uma federação. A Federação Portuguesa de Ioga divide as aulas para crianças em três pontos fundamentais, que fomentam o desenvolvimento da flexibilidade, do equilíbrio e da força; os exercícios respiratórios e, finalmente, a componente de relaxamento. As aulas recorrem a músicas, histórias e analogias que permitam aos alunos assimilar os princípios de forma muito descontraída. A promoção do amor-próprio, da boa postura, da criatividade e da disciplina encontram-se entre os benefícios para as crianças defendidos por esta federação, com associados em todo o país. Só em Lisboa encontra mais de uma dezena de centros de ioga, em Telheiras, Avenidas Novas, Benfica, Amoreiras (no Ginásio Clube Português) e no Pólo Universitário da Ajuda. Descubra todos os locais em http://www.fpyoga.pt.

E UMA CONFEDERAÇÃO Abrimos o site da Confederação Portuguesa do Ioga e vemos uma mulher a tocar com os pés na cabeça, passando as pernas por trás do corpo. Confuso? Um pouco. Sexy? Bem, deixamos ao critério de cada um. Esta confederação segue o caminho do Ioga Sámkhya, que segundo os próprios é o ioga primordial, com mais de 6 mil anos de história. Além de fotografias a mostrarem o nirvana da flexibilidade, a confederação tem uma página dedicada ao ioga para crianças. Para estes responsáveis a prática de ioga ajuda os mais novos a preservar e manter a flexibilidade, a pureza (?!), a imaginação, a criatividade, a capacidade de aprendizagem e a concentração. Se quer deixar o seu filho mais envolvido no cosmos e descobrir que forma criativa é essa de preparar a adolescência. visite http://www.confederacaoportuguesadoyoga.com.pt.

ROSE DOS VENTOS DeRose, um estudioso da filosofia hindu, criou o Instituto Brasileiro de Ioga, em 1964. Uma década depois, em 1975, fundou no Brasil a União Nacional de Ioga. O seu método recorre às técnicas do SwáSthy, que ensina a administrar o stresse, à reeducação respiratória e, claro, ajuda a melhorar a flexibilidade, a concentração mental e o relaxamento. E a fórmula correu bem, já que DeRose tem hoje centenas de centros espalhados pelo mundo. Em Lisboa há unidades no Chiado, no Marquês de Pombal, na 5 de Outubro e junto ao Instituto Superior Técnico. A estas acrescentam-se espaços em Cascais, Amadora, Braga, Faro, Maia, Matosinhos e Porto. As crianças são bem-vindas, ou não estivessem presentes nos cartazes de publicidade dos centros. http://www.yogaportugal.org; www.metododerose.org.»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/81189-o-seu-filho-tem-energia-mais-inscreva-o-no-ioga, a 01 de Outubro de 2010, em Jornal I

Gastem as Energias…

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s