Conheça os Detalhes de Uma Exposição Sobre Sexo, Mas Para Crianças…

Exposição de Sexo Para Crianças.... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago uma reportagem que li no decorrer do dia de ontem e que versa sobre o tema « Sexo para Crianças »

« Uma exposição de sexo para crianças? E então?

Entre os nove e os 14 anos as crianças não sabem grande coisa sobre sexo. Depois de um dia na “Sexo… E então?”, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, vão saber mais um pouco

“Ó paaii, como é que se fazem os bébes?” Mais tarde ou mais cedo, o seu filho vai sair-se com esta. E prepare-se porque já nenhuma criança engole a história das cegonhas. E se lida mal com a ideia de uma pergunta destas, já pensou como vai ficar se a seguir o seu filho lhe perguntar porque é que os homens têm pilinha e as mulheres pipi? Ok… Sejamos sinceros, a maioria dos pais não está preparada para a situação e muitos preferem adiar o inevitável. O que é capaz de não ser boa ideia. Até porque ao serem atropelados por este comboio da realidade os pais percebem que o seu filho mais cedo ou mais tarde ficará curioso por estes temas. Tão certo como mais cedo ou mais tarde jogar ao bate-pé, querer sair à noite, apanhar a primeira bebedeira ou ir dormir a casa de um ou uma colega.

A HISTÓRIA DA CEGONHA Mas quem se lembrou de dizer que os bebés chegam numa cegonha? Parece não haver uma resposta, mas várias. A cegonha é apontada como um animal dócil, que emprega um elevado esforço a cuidar do ninho, dos filhos e das aves mais velhas. Já no tempo dos romanos, foi criada uma lei que obrigava os mais novos a cuidarem dos mais velhos, e que foi designada Lex Ciconaria, que em português significa Lei da Cegonha. No entanto, outras versões apontam para a mitologia grega, em que Zeus teria transformado uma ninfa em cegonha, que a partir de então procurou bebés abandonados para os entregar a mulheres que não podiam ter filhos. Existe ainda uma lenda que diz que quando uma cegonha faz um ninho numa chaminé a mulher que vive nessa casa engravida. Se fosse assim tão verdade, Alcácer do Sal tinha a maior taxa de natalidade do país.

O MEU FILHO PENSA EM SEXO O século xx dava os primeiros passos quando Freud chocou o mundo com os seus “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”, onde abordou o tema da sexualidade infantil. Hoje, 105 anos depois do lançamento dos estudos, o tema já é encarado com alguma normalidade. Num artigo da revista “Mãe Ideal”, publicado no site Sapo Família, Catarina Leal, psicóloga, refere que “é de extrema importância que as dúvidas das crianças sejam esclarecidas, uma vez que esse esclarecimento é imprescindível para um desenvolvimento saudável”. No entanto, é preciso que os pais “não tenham a pretensão de dar lições aos filhos, respeitando em absoluto a sua privacidade”, dizia o sexólogo Júlio Machado Vaz ao i em Maio de 2009. Quanto às designações a usar, a revista “Farmácia Saúde”, editada pela Associação Nacional de Farmácias, publicou um artigo sobre este tema no irónico n.o 69, onde referia que “podem ser usados os termos verdadeiros, mas os eufemismos também são adequados, deixando-se para mais tarde o uso das palavras ”pénis” e ”vagina”. São palavras que podem soar fortes de mais”. E já se sabe como o a língua portuguesa é traiçoeira.

SEXO? E então? Mas tudo isto pode ser mais fácil graças à exposição “Sexo… E Então?”, inaugurada esta semana no Pavilhão do Conhecimento. A exposição, que foi apresentada na Cité des Sciences et de L”Industrie, em Paris, chegou agora ao Parque das Nações, onde ocupa uma área de cerca de 700 m2 na nave central do pavilhão. Dirigida a crianças entre os nove e os 14 anos, tem o objectivo de explicar a sexualidade aos mais novos, preparando-os para as mudanças e descobertas da adolescência de uma forma divertida e informal, mas com rigor científico. A visita dura em média duas horas e associadas à exposição decorrerão palestras e outras actividades. O Pavilhão do Conhecimento está aberto ao fim-de-semana entre as 11h00 e as 19h00. Os bilhetes custam 4€ para crianças e 7€ para adultos.

Tel.: 21 891 71 00;

www.pavconhecimento.pt »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/83337-uma-exposicao-sexo-criancas-e-entao, a 15 de Outubro de 2010, em Jornal I

Boa Ideia!

RT

Advertisements

2 respostas a Conheça os Detalhes de Uma Exposição Sobre Sexo, Mas Para Crianças…

  1. Miguel diz:

    Depois de ver a reportagem da SIC, em http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasVida/2010/10/sexo-e-entao-exposicao-sobre-amor-e-sexualidade-no-pavilhao-do-conhecimento-lisboa25-10-2010-152922.htm tenho muitas duvidas da utilidade desta exposição!! E mais duvidas tenho sobre a linha seguida pelos organizadores da exposição, pois parecem ser os mesmos que defendem uma linha de ensino (a proposta para as escolas) á muito abandonada nos seus paises de origem… pos sugestão dos seus criadores, que lhe chamam “Monstro”!!
    mas o poder instituido tem sempre que ser muito moderno a implementar massivamente metodos já abandonados em outros paises, ou outros sem qualquer estudo (vide pc magalhães!!)
    Aceitamos que prejudiquem os nossos filhos, desresponsabilizando os pais, deixando que o “estado” se sobreponha ás responsabilidades dos Pais… o estado diz que nós não sabemos educar os nossos filhos, e a carneirada caminha alegremente!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: