Cinco Grandes Obras de Arquitectura da Cidade do Porto…

Casa da Musica na Cidade do Porto Fonte: http://www.ionline.pt

De forma a se começar uma semana em grande, por que não admirar a arquitectura da cidade do Porto

« Cinco edifícios que fazem do Porto um catálogo de arquitectura

Vale a pena passear pela cidade para admirar algumas das obras mais marcantes de Siza Vieira ou de Souto Moura – que, além de serem bonitas, têm óptimos restaurantes e espaços de lazer

Sempre se falou com grande respeito da escola de arquitectura do Porto, onde surgiram nomes como Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, Fernando Távora ou Alcino Soutinho, responsáveis pela renovação da uma linguagem arquitectónica que galgou fronteiras e se afirmou em termos internacionais. No Porto e arredores há obras que merecem ser visitadas e que, além das paredes e do betão, oferecem outros serviços, como refeições ou simples bebidas quentes em dias frios. Aqui fica um pequeno roteiro.

Casa da Música

Idealizado pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, a Casa da Música depressa se tornou um verdadeiro ícone do Porto. Após todas as polémicas em torno da derrapagem orçamental da obra, a cidade adoptou o edifício e a vida cultural nortenha já não passa sem ela. Tem visitas guiadas até aos locais geralmente fora dos olhares de quem a frequenta, que deixam sempre os visitantes de boca aberta, e um restaurante, o Kool, onde se come bem e onde um pequeno terraço permite ter uma vista deslumbrante sobre a zona da Boavista.

Pç. Mouzinho de Albuquerque (Rt. da Boavista)

Casa de Chá da Boa Nova

É uma das obras mais emblemáticas de Álvaro Siza Vieira e está classificada como Monumento Nacional desde 2006. Pousada sobre as rochas e com amplas janelas envidraçadas, oferece, para lá do chá quente em dias de borrasca, refeições de qualidade. Como curiosidade refira-se que a construção surgiu de um concurso lançado pela Câmara de Matosinhos, em 1956, vencido pelo arquitecto Fernando Távora, que acabou por entregar o trabalho a um dos seus colaboradores, que começava a dar os primeiros passos na arquitectura, Siza Vieira.

Rua Boa Nova, Leça da Palmeira

Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Envolvido pelo Parque de Serralves, é um edifício com a marca distintiva de Siza Vieira. De linhas muito rectas e imensa luz natural, foi implantado na zona da horta da antiga Quinta de Serralves, cujo declive permitiu como que semi-enterrar a estrutura. Já foi palco de exposições de nomes tão famosos como Francis Bacon e Andy Warhol. Tem um restaurante com capacidade para 80 pessoas, com um menu que custa 20 euros por pessoa. Os Amigos de Serralves têm 10% de desconto. Importante: ao domingo de manhã a entrada no museu é gratuita.

Largo D. João III (junto à Escola Francesa)

Sede da Vodafone

Da autoria dos arquitectos José António Barbosa e Pedro Guimarães, o edifício da Vodafone no Porto tornou-se um ponto de paragem obrigatória para os amantes de arquitectura. De linhas arrojadas, trata-se de um volume em betão branco uno, que alterna com áreas envidraçadas. Assume claramente uma ruptura com a envolvente, maioritariamente constituída por moradias antigas. Tem cinco pisos acima do solo, três no subsolo e 19 metros de altura.

Avenida da Boavista

Estação de S. Bento

Nem só de modernidade vive a arquitectura da cidade do Porto. E um dos nomes que marcaram de forma clara a paisagem portuense foi Marques da Silva. O Teatro Nacional S. João ou o Liceu Alexandre Herculano são obras que deixou para a posteridade. Mas a Estação de S. Bento merece uma visita demorada, não só pela sua imponência em plena Baixa do Porto, mas também pelos bonitos painéis de azulejos com que o interior está decorado. E pode sempre aproveitar para apanhar o comboio rumo ao Douro e observar a explosão de cores que o Outono trouxe.

Praça Almeida Garrett»

In: http://www.ionline.pt/conteudo/84556-cinco-edificios-que-fazem-do-porto-um-catalogo-arquitectura, a 23 de Outubro de 2010, em Jornal i

Grandes Obras!

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: