Conheça o Novo Trabalho de Nuno Prata…

Nuno Prata... Fonte: http://www.ionline.pt

Hoje trago a história de um professor de Educação Visual, que se virou para a música e edita o seu segundo disco, passo a transcrever a peça jornalística que saiu num diário da nossa praça no decorrer do dia de ontem.

« Nuno Prata. O professor de educação visual que se deixou levar pelas cantigas

Depois de fundar uma das bandas de maior culto em Portugal, os Ornatos Violeta, Nuno Prata aventura-se no segundo disco a solo

“Deve Haver”. A expressão até pode meter números e contabilidade à mistura, mas quando perguntámos a Nuno Prata a razão do título escolhido para o seu segundo disco, a resposta veio em jeito de história: “Na casa do meu avô havia um livro de caixa que gostava muito. Um dia trouxe-o e comecei a escrever nele as minhas canções. No topo das páginas havia essas duas palavras, o deve e o haver. Soou-me bem e achei que fazia sentido, já que para este disco fiz muito trabalho de recolha, daquilo que já tinha feito e o que era preciso fazer.” O novo registo do ex-Ornatos Violeta, produzido por Hélder Gonçalves, dos Clã, chega hoje às lojas.

Nuno Prata é um músico diletante. Andou no conservatório e na Escola de Jazz do Porto mas diz que a sua paixão é coisa de autodidacta, de “um tipo que gosta de fazer coisas em vez de as estudar”. Talvez seja essa a relação mais descomprometida que um músico pode ter com a sua arte e, se assim for, “Deve Haver” será o reflexo mais fiel das horas que Nuno Prata gasta a compor no seu quarto. “Sim, as canções reflectem quem eu sou, mas de alguma forma são também o olhar de um personagem construído. Há aqui qualquer coisa de diálogo com o outro. Como costumo compor sozinho, o outro será sempre uma projecção”, explica.

Quando os Ornatos Violeta acabaram, em 2002, Nuno já tinha algumas canções feitas, longe de imaginar que os seus esboços ganhariam forma num primeiro disco. “Nessa altura escrevia muito, compunha, estava sempre a gravar ideias. Este disco acaba por ser o resultado de muitas dessas músicas, umas baseadas em duas ou três notas, outras sem princípio meio e fim, outras mais acabadas”, recorda.

As palavras de Nuno Prata transpiram modéstia – nada falsa, diga-se -, sempre que fala do acto de cantar ou compôr. Enquanto baxista dos Ornatos Violeta, o músico raramente escrevia canções ou cantava. “Era quase inevitável comparar com o ”mestre””, conta. O “mestre” é, obviamente, Manel Cruz, o vocalista e letrista da banda, hoje a braços com o projecto Foge Foge Bandido. Ao mesmo tempo, Manel tornou-se um dos principais motivadores e Nuno avançou naturalmente para o primeiro disco, “Todos os Dias Fossem Estes/Outros”.

“Acabou por não correr como esperava, deixei a coisa esmorecer um pouco.” No espaço temporal que separa o primeiro registo de “Deve Haver”, nasceu a sua primeira filha, terminou um curso de Escultura, trabalhou numa loja de discos e foi professor de educação visual. “Quando andava na Soares dos Reis, sonhava um dia voltar à escola como professor”, conta. A experiência não correu, todavia, da melhor forma. “Os colegas diziam-me ”o que estás aqui a fazer? esta é a pior altura para começar uma carreira docente”.”

Foi desse momento que começou a nascer “Deve Haver”, como se de uma nova tentativa se tratasse. O disco, que conta com as participações de Manuela Azecvedo, dos Clã, e de B Fachada, parte de textos do autor, “de coisas que quero dizer”, e só depois ganha vida musical. “Essa Dor Não Existe (Tu sabes disso, não sabes?)”, o primeiro single, já toca nas rádios. A apresentação oficial é quarta-feira, no Hard Club, no Porto. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/84947-nuno-prata-o-professor-educacao-visual-que-se-deixou-levar-pelas-cantigas, em Jornal I, a 25 de Outubro de 2010

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s