Veja Como Contornar a Crise Nas Saídas à Noite….

Saidas à Noite e a Crise... Fonte: http://www.oamigodopovo.com

Hoje trago um artigo curioso, e que versa como a crise já atinge os noctívagos, passo a transcrever a referida reportagem.

« Crise faz trocar bares por lojas de conveniência. É assim no Bairro Alto

Cada vez mais jovens trocam os bares do Bairro Alto, em Lisboa, por lojas de conveniência ou supermercados. Não é uma moda, nem um movimento semelhante ao botellón espanhol, é apenas mais barato.

Cristina Brandão, uma estudante lisboeta de 22 anos, dirige-se a uma loja de conveniência em pleno Bairro Alto, em Lisboa com o objetivo de comprar uma garrafa de um litro de cerveja para partilhar com uma amiga.

Gasta 1,2 euros e com a garrafa na mão, “fresquinha”, volta para a Travessa da Espera onde se junta aos amigos para partilhar a bebida.

“As lojas de conveniência do Bairro e junto ao Largo Camões funcionam como qualquer outro bar do Bairro: nós entramos, compramos a bebida e voltamos para a rua. Só que aqui é mais barato”, diz a estudante.

Apesar de a loja não ter “ambiente”, isso não é problema porque, “no Bairro toda a gente fica na rua”.

Não acha que é uma moda, nem considera que o faça, “pelo menos conscientemente”, por causa da crise, mas admite que vê cada vez mais jovens a trocar os bares pelas lojas de conveniência no Bairro alto.

“Não podemos dizer que é um movimento, nem que seja influenciado pelo botellón espanhol, porque não há grandes aglomerações como acontece por lá”, afirma.

O que acontece, segundo a experiência da notívaga de 22 anos, varia de grupo para grupo e entre amigos.

“Num grupo há quem compre nos bares e há quem compre nas lojas, traga de casa ou encha uma garrafa num restaurante com a bebida à descrição”, conta.

Junto à loja de conveniência, em qualquer noite do Bairro Alto, os grupos de amigos com garrafas de litro de cerveja e outras bebidas ultrapassam os que continuam a preferir os bares.

No entanto, nas ruas mais agitadas do pólo noturno da capital portuguesa, como a Rua do Norte ou a Rua da Atalaia, os copos continuam a ser os preferidos dos notívagos.

Já no Largo Camões, ponto de espera de amigos e porta de entrada no Bairro, as garrafas de litro, os sacos de plástico e os grupos sentados junto à estátua do famoso poeta português, aproximam mais os jovens portugueses do botellón espanhol.

Filipe Cação, 20 anos, e Tiago Antunes, de 19, compraram “três ´litrosas´ [litros] de amêndoa amarga, vodka e whiskey” e juntaram-se ao grupo de colegas de curso da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa, a “dar vazão” ao que compraram previamente num supermercado, antes de “começar a noite no Bairro”.

“Fazemos isto muitas vezes, é muito mais barato. As bebidas vêm frescas e, como somos amigos, já não há aquele preconceito de beber pela garrafa”, disse Filipe.

Para Tiago “não tem nada a ver com o botellón espanhol”, rematando, entre risos, que o grupo “nem gosta de espanhóis”.

“Agora a sério, isto é só mesmo por ser mais barato: um copo custa um euro, uma garrafa no máximo custa 1,5 euro. É só mesmo isso”, rematou.

Já João Veloso, de 19 anos, ao início da noite já tinha “despachado uma ´litrosa´” enquanto esperava pelos amigos no Largo Camões.

Fã assumido das lojas de conveniência, admite que “opta cada vez mais por isso do que por bares”, mas “continua a ir a bares para outras bebidas, como as caipirinhas”.

“Isto depende do gosto de cada um. Tem vantagens, que é ser mais barato, e não afeta a nossa noite, porque estamos sempre todos na rua. E isso é que é bom no Bairro, cada um faz como quer e vai onde quer: encontramo-nos todos cá fora”, sorriu.

O botellón, o termo tem origem na palavra garrafa em espanhol, consiste em aglomerados de pessoas, essencialmente jovens, que se reúnem nas ruas à noite para ouvir música e consumir bebidas alcoólicas. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/92234-crise-faz-trocar-bares-lojas-conveniencia-e-assim-no-bairro-alto, a 07 de Dezembro de 2010, em Jornal I

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: