Conheça a Nova Realidade… Desperdicio dos Jovens e Suas Consequências…

Desemprego Nos Jovens É Um Luxo Europeu...

Hoje trago uma reportagem que li no decorrer do dia de ontem, e que versa sobre a necessidade de se ajudar os jovens a encontrarem emprego, e que mostra tal como já tinha postado por aqui, que a juventude está a ser desperdiçada.

Concordo com um comentário que li a esta notícia, e transcrevo: « mandem a velharada que nos levou à miséria para casa e verão os jovens a fazer vida e a comprar casa, e a levantar este país. Rua com eles.»…, Sinto-me obrigado a concordar, e que o grito da revolta está perto…, mas não me vou alongar mais, vou transcrever a referida peça…

«Desemprego elevado entre jovens é «desperdício económico»

Comissário europeu do Emprego fala em riscos sociais e na importância de se fazer mais para ajudar os jovens

O comissário europeu do Emprego e Assuntos Sociais, László Andor, alertou esta sexta-feira para a elevada taxa de desemprego entre os mais jovens, considerando que se trata de «um desperdício económico e um risco social».

Lázló Andor, que falava após entregar o prémio de jornalismo «Pela diversidade. Contra a Discriminação» à jornalista Céu Neves, salientou que é preciso «fazer mais para ajudar os jovens», sublinhando que a taxa de desemprego neste grupo, na Europa, é duas vezes mais elevada do que a normal.

«É um desperdício económico e um risco social. Temos de fazer mais para ajudar os jovens, dando-lhes mais competências e mais cedo, ajudando-os a ter mais mobilidade e a irem procurar trabalho onde ele existe», destacou ainda o responsável, citado pela Lusa.

Lázló Andor acrescentou que «em todos os países, e não só em Portugal, muito precisa de ser feito para melhorar as competências e qualificações dos trabalhadores».

Para este responsável, apesar de a Europa ter sistemas educativos fortes, tem de melhorar o seu desempenho e a frequência da escola, o «que se aplica muito a Portugal».

Mas, acrescentou, «é preciso também de ajudar os mais novos a encontrar o seu primeiro emprego quando saem da escola».

Europa está a sair da recessão mas «crise não acabou»

Questionado sobre o impacto das campanhas desenvolvidas no âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social, considerou que alguns estados membros podiam ir mais longe nos seus objectivos de redução da pobreza.

«Posso dizer que não estamos satisfeitos com todos, porque achamos que alguns dos estados membros deviam ser mais ambiciosos quanto ao número de pessoas que podem assistir e ajudar a sair da pobreza nos próximos dez anos», declarou.

O comissário lembrou que as instituições europeias estão disponíveis para apoiar esses países com instrumentos financeiros como o Fundo Social Europeu «que existe para ajudar quem tem estratégias e objectivos credíveis para melhorar as condições sociais».

No entanto, o balanço foi positivo já que o Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social «chegou num momento certo», alertando para os riscos de pobreza «numa altura em que a Europa já está a sair da recessão, mas a crise ainda não acabou».

Para Lázló Andor este é um período «especialmente difícil para as políticas sociais e para a coesão social», devido à crise que levou ao aumento do desemprego e forçou a consolidação fiscal em todos os países. »

In: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/desemprego-jovens-economia-agencia-financeira/1216993-1730.html, a 10 de Dezembro de 2010, em Agência Financeira.

Dá que pensar, não dá…

RT

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s