Conheça Sugestão Para Este Natal… 10 Cd’s de Musica Clássica…

Sugestão Musical Para este Natal... Fonte: http://www.publico.pt

Hoje trago mais sugestões de prendas de natal, desta feita, Cd’s de musica clássica, passo a transcrever a sugestão.

«Escolhas: 10 CD de música clássica

Criações de Lopes-Graça. Cantos de Natal da era dos Tudor. O regresso de Burmester. Algumas sugestões de Cristina Fernandes para prendas de Natal.


1. Uma nova visão da Flauta Mágica
Depois de ter abordado com sucesso a “trilogia Da Ponte” e de ter fornecido uma nova perspectiva das óperas sérias de Mozart com La Clemenza di Tito e Idomeneo, René Jacobs reúne nesta aliciante interpretação de A Flauta Mágica o profundo saber e a experiência adquiridos nos últimos anos no domínio das práticas de execução históricas e da gestão da teatralidade que percorre as óperas de Mozart. Como é habitual, o elenco é constituído em boa parte por talentosos jovens cantores e a orquestra é exemplar, mas a grande novidade é a abordagem das secções faladas assumindo que se trata de um diálogo “acústico” (para ser ouvido em CD) e não “cénico”. Estas são pontuados por ruídos complementares à acção e por intervenções instrumentais improvisadas, apoiadas por recentes pesquisas musicológicas.

Mozart- Die Zauberflöte
Daniel Behle, Marlis Petersen, Daniel Schmutzhard, Sunhae Im Akademie für Alte Musik Berlin, Rias Kammerchor
René Jacobs (direcção)
Harmonia Mundi (3 CD)
29,99 euros

2. Banda sonora para a dinastia Borgia
Com a sua colecção de livros-discos, formada por um amplo conjunto de gravações percorridas por um fio condutor histórico, acompanhado por textos de fundo e iconografia alusiva, Jordi Savall encontrou uma fórmula mágica. São produtos de grande qualidade artística e cultural que apetece coleccionar, saborear e estudar. O último, intitulado Dinastia Borgia-Igreja e Poder no Renascimento, traz-nos um olhar sobre a controversa família Borgia, pondo em primeiro plano a sua acção como mecenas das artes e mostrando como esta constitui o outro lado da moeda em relação aos lendários episódios de corrupção do poder. A música de Isaac, Dufay, Morales, Joaquin Desprez, Cabanilles e muitos outros acompanha, como se se tratasse de uma banda sonora, os diferentes episódios da história dos Borgia.

Dinastia Borgia
Chiesa e potere nel Rinascimento
La Capella Reial de Catalunya
Hespèrion XXI
Jordi Savall
Alia Vox (Livro+3 CD+DVD)
39,99 euros

3. Tesouros da música de Purcell
O mais recente CD de Andreas Scholl aspira a um lugar cimeiro na valiosa discografia do contratenor alemão. Fascinante testemunho da sua maturidade artística e de uma especial cumplicidade com a música do Orfeu Britânico, o disco destaca-se também pelo programa, com jóias como O Solitude, Sweeter than roses ou Music for a while. Da música de câmara aos trechos de semióperas como King Arthur e The Fairy Queen, passando pela Ode for Queen Mary, Scholl percorre os diversos géneros vocais abordados por Purcell e canta páginas que não costumam ser abordadas pela voz de contratenor, como é o caso do Lamento de Dido. Realiza também uma óptima parceria com o contratenor francês Christophe Dumaux em Sound the trumpet e O dive custos.

O Solitude/Purcell
Andreas Scholl
Academia Bizantina
Stefano Montanari (direcção)
Decca, 17,99 euros

4. Músicas da Reforma e Contra-Reforma
A época da Reforma e da Contra-Reforma coincide com um dos períodos mais ricos da história da música. O apogeu da polifonia e o emergir da monodia acompanhada e da expressividade barroca cruzam-se através de uma grande diversidade de tendências e orientações ditadas pelas autoridades eclesiásticas no âmbito da música usada no culto. Este mosaico fascinante é retratado em oito CD com interpretações dos mais conceituados agrupamentos internacionais especializados na música antiga e acompanhado por um livro que contextualiza o papel da música. Trata-se de uma viagem no tempo, mas também de uma viagem geográfica (da Alemanha luterana à Itália da Contra-Reforma, passando por França, Inglaterra e os países nórdicos) que nos dá a ouvir múltiplas obras-primas do Renascimento e do Barroco.

Reforme et Contre-Réforme
Akadêmia, Capilla Flamenca, Collegium Vocale, L”Arpeggiata. La Fenice, Le Poème Harmonique, Ricercar Consor, The Tallis Scholars e outros
Ricercar (8 CD+livro), 59,99 euros5. Cantos de Natal dos Tudor
Unindo o habitual rigor dos grupos vocais britânicos a uma luminosa expressividade, o Stile Antico converteu-se numa referência na interpretação da música renascentista. A sua discografia é notável e recebeu os principais prémios da crítica. O último CD mantém essa qualidade, contemplando um magnífico programa com música para o Advento e o Natal do período da dinastia Tudor. A peça central é a belíssima Missa de Natal de Thomas Tallis (1505-1585), baseada na melodia de cantochão Puer Natus est, mas a colectânea inclui também peças de Taverner, Byrd, White e Sheppard.

Puer natus est
Tudor Music for Advent and Christmas
Stile Antico
Harmonia Mundi (CD), 17,90 euros

6. Stravinsky segundo Boulez
A Deutsche Grammophon reuniu pela primeira vez numa única caixa as gravações de música de Stravinsky que Pierre Boulez realizou para o prestigiado selo amarelo. O compositor e maestro francês é sem dúvida um dos maiores intérpretes de Stravinsky, mesmo que a sua abordagem meticulosamente polida de obras como A Sagração da Primavera não agrade a todos. No entanto, o seu rigor ilumina ainda mais as ousadias da composição. A colecção inclui os grandes bailados russos com a Sinfónica de Chicago e a Orquestra de Cleveland, as Sinfonias com a Filarmónica de Berlim, obras instrumentais de câmara e peças vocais com o Ensemble Intercontemporain.

Pierre Boulez conducts Stravinsky
Chigago Symphony Orchestra
The Cleveland Orchestra
Berliner Philharmoniker
Ensemble Intercontemporain
Deutsche Grammophon (6 CD), 22,99 euros

7. Os “suspiros” de Bartoli
Uma compilação de grandes momentos da arte de Cecilia Bartoli num repertório que se estende do Barroco ao bel canto dos inícios de Oitocentos, representado por Rossini e Bellini. Quase todos os trechos provêm de outras gravações, mas há o bónus da estreia discográfica da ária de Leonardo Vinci Cervo in bosco e do primeiro registo em CD pela cantora italiana da famosa Una voce un poco fa do Barbeiro de Sevilha, de Rossini. O primeiro CD é dedicado à ópera e o segundo à música religiosa, contemplando páginas célebres de Bach, Mozart, Rossini, Duruflé, Franck e Fauré.

Sospiri
Cecilia Bartoli
Il Giardino Armonico, Les Musiciens du Louvre, Wiener Philharmonic, Orchestra La Scintilla, entre outras
Decca (2 CD), 22,99 euros

8. O regresso de Burmester
Após uma longa ausência motivada pelas suas funções de programador e mentor do projecto Casa da Música, Pedro Burmester está de regresso às salas de concertos e aos estúdios de gravação. O seu recente CD marca não só o retorno a uma carreira de sucesso, mas também a sua ligação a dois compositores essenciais no seu percurso artístico que também protagonizaram a sua primeira gravação em 1987. Duas obras ambiciosas, a Sonata em Lá Maior D. 959, de Schubert, e os Estudos Sinfónicos op. 13, de Schumann, mostram Burmester em grande forma.

Pedro Burmester
Schubert/Schumann
Onc-Produções Culturais, 12,99 euros

9. Musicalidades da poesia portuguesa
Este CD contém algumas das mais relevantes criações de Fernando Lopes-Graça, representativas da sua sensibilidade literária e da mestria que sempre demonstrou na captação da musicalidade do texto poético. Os ciclos Clepsidra (a partir de Camilo Pessanha), As Mãos e os Frutos (Eugénio de Andrade), Três Canções de Fernando Pessoa e a canção Desafio (Manuel Bandeira) são objecto de uma interpretação cuidada, que regressa às fontes originais (Nuno Vieira de Almeida partiu dos materiais do espólio de Lopes-Graça, em depósito no Museu da Música Portuguesa). Dois jovens cantores (Ana Maria Pinto e João Rodrigues) aliam a solidez técnica a uma forte empatia com o universo expressivo do compositor e Vieira de Almeida dá-nos um retrato perspicaz da sua rica e complexa escrita pianística.Fernando Lopes-Graça
Clepsidra, As Mãos e os Frutos, Três Canções de Fernando Pessoa
Ana Maria Pinto, João Rodrigues (cantores)
Nuno Vieira de Almeida (piano)
Tradisom/Câmara Municipal de Cascais, 12 euros

10. A vibrante Carmen de Elina Garanca
Esta produção da Carmen, de Bizet, apresentada no Metropolitan de Nova Iorque, tem como principal atractivo o desempenho de Elina Garanca no papel titular. Os admiradores desta meio-soprano letã, conhecida pelas suas extraordinárias capacidades vocais ao nível técnico e da plasticidade de colorido, encontram neste DVD o testemunho de uma importante etapa da sua carreira. Mas esta é também uma opção a considerar entre as versões recentes da Carmen pelo facto de incluir um elenco muito equilibrado (com Roberto Alagna, outro nome mediático, numa boa prestação como D. José) e por contar com a inspirada direcção musical do jovem maestro Yannick Nézet-Séguin.

Carmen, de Bizet
Elina Garanca, Roberto Alagna, Barbara Fritoli e outros canores, The Metropolitan Orchestra and Ballet, Yannick Nézet-Séguin (direcção), Richard Eyre (encenação)
Deutsche Grammophon (DVD), 35,90 euros »

In: http://www.publico.pt/Cultura/escolhas-10-cd-de-musica-classica_1471440?all=1 , a 17 de Dezembro de 2010, em Jornal Publico

 

Boas Escutas!

 

RT

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s