Conheça Uma Mítica Sala de Espetáculos que Vai Encerrar Em Lisboa…

Cabaret Maxime... Fonte: http://www.ionline.pt

A notícia que trago hoje, versa sobre o fim de uma sala de espectáculos carismática da cidade de Lisboa, passo a transcrever a referida peça.

«Cabaret Maxime. Agora vão pregar para outra freguesia

A última festa do Maxime é dia 29. Mas Manuel João Vieira diz que vão abrir um cabaret noutro lado e já estão à procura de sítio

Não puxe já dos Kleenex. Nem vale a pena escolher uma peça de roupa preta em sinal de luto. O Cabaret Maxime, na Praça da Alegria, em Lisboa, fecha as portas no dia 29 de Janeiro. Mas Manuel João Vieira, vocalistas das bandas Ena Pá 2000, Irmãos Catita e Corações de Atum, e sócio da casa, revela ao i que estão à procura de novo poiso. A casa de espectáculos mais irreverente e catita da capital abandona o mítico cabaret criado no fim dos anos 40, desligando assim o interruptor. “Tenho muita pena. Era um sítio especial. Nos anos 50 era o melhor de Lisboa. Raul Solnado estreou-se aqui e grandes bandas passaram por aqui. Depois, entrou numa fase de decadência, mas agora tinha conquistado um óptimo lugar. Era uma nostalgia felliniana, com coisas novas”, explica ao i Manuel João Vieira.

Mas como os grandes generais romanos que não fugiam da batalha, nem quando o fim estava perto, o Cabaret Maxime termina os seus dias com uma festa “tremenda, soberba, excessiva, inesquecível, um acontecimento bestial com implicações no próprio Produto Interno Bruto, e até no clima do planeta, uma festa que até os nossos bisnetos irão relembrar com saudade!”, escreveram no site oficial.

“Auf Wiedersehen * Maxime * Goodbye” realiza-se no dia 29 e durante as três horas de rambóia pode ver o espectáculo dos Irmãos Catita, de Sandro Core o “cantor italiano tetra-romântico” e de Victor Gomes, o rei dos Gatos Negros, o rock n”roll que fazia tremer o Maxime na década de 60. Manuel João Vieira fala-nos ainda do espectáculo de striptease à antiga. “Antes do strip ela faz uma espécie de karaoke de música espanhola. Era muito comum antigamente.”

Os licenciamentos O encerramento do Cabaret foi confirmado na quarta-feira. Em causa estão divergências entre a gerência do Maxime, a produtora do músico Companhia dos Milagres e a empresa Joing, a quem arrendam o espaço, que por sua vez alugam ao Grupo Bernardino Gomes. Os problemas estão relacionados com o contrato de arrendamento e o alvará da casa. Passamos a explicar. Numa das vistorias, descobriu-se a falta de licenciamento de umas obras realizadas nas décadas de 60 e 70. A casa teve de ser encerrada durante seis meses. “A empresa que subaluga o Maxime ficou encarregada de o fazer, mas não o fizeram”, diz Manuel João Vieira. O receio é que a dada altura, a câmara intervenha, o que irá acontecer. “Podíamos ficar até ao final do ano, porque apesar da empresa nos ter posto uma providência cautelar, nós ganhámos. Mas não há condições. Estamos em litígio, em tribunal com essa empresa, o ambiente não é favoravel a prosseguir o negócio”, explica Manuel João Vieira. Segundo o jornal “Público”, o grupo Bernardino Gomes pretende transformar o edifício num hotel, mas manterá o Maxime.

O músico “meteu-se nisto” porque queria dar uma ajuda ao projecto, a nível de imagem, programação e relações públicas. “Fizemos alguma coisa importanteporque deu origem a que se abrissem outros bares com projecções de filmes, teatro.” Como momentos altos do Cabaret Maxime, Manuel João Vieira recorda o concerto de José Cid que relançou a carreira do músico. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/99466-cabaret-maxime-agora-vao-pregar-outra-freguesia, a 21 de Janeiro de 2011, em Jornal I

RT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: