Conheça o Denominado de Maldito Karma…

Kim Lange... Fonte: http://www.ionline.pt/

Hoje trago um artigo, sobre o Karma, passo a transcrever o referido artigo.

« Maldito Karma. A difícil vida de uma grande cabra

Bestseller alemão mistura budismo, bastidores da televisão, animais e vibrações cósmicas. David Safier escreveu um livro que vai bem com uma imperial e uma tarde de sol

“O dia da minha morte não teve graça nenhuma. E não foi só porque morri. Para ser mais exacta, isso ficou mais ou menos em sexto lugar no ranking dos piores momentos do dia.” Entramos na vida de Kim Lange, apresentadora de televisão alemã, pela porta principal. Não há falinhas mansas, nem longas introduções sobre a cor de cabelo, os seus olhos profundos nem de como lhe assentava tão bem o tailleur.

David Safier apresenta-nos Kim Lange na primeira pessoa e é ela que nos conduz numa aventura pelos meandros do budismo, da reencarnação, dos casamentos falhados e das situações disparatadas. Sempre com muito humor. “Maldito Karma” vendeu mais de dois milhões de cópias e chega agora a Portugal. É certo que não vai ganhar nenhum Nobel, nem ficar nas estantes dos clássicos da literatura alemã ao lado de Goethe ou Günter Grass, mas fica bem em cima da mesa de cabeceira ou na bagagem para o fim-de-semana.

De guionista a escritor David Safier, natural de Bremen, na Alemanha, é guionista e estreou-se nos romances em 2007. Primeiro ganhou um Emmy Internacional pela série de comédia “Berlín, Berlín”. Em 2004, o mundo descobria o humor alemão. “As pessoas riam-se quando ouviam que tínhamos ganhado o Emmy de comédia. Mas o humor é cada vez mais internacional”, explicou o escritor de 46 anos ao El Periódico.com.

David Safier assinou outras séries como “Mein Leben und Ich” (A Minha Vida e Eu) e “Nikola”, mas tornou-se conhecido graças a Kim Lange. Recém-chegado ao mundo dos romances, não tem medo de rótulos e não se importa que digam que “Maldito Karma” é uma espécie de Bridget Jones numa dimensão desconhecida. “Acho perfeito, gosto de misturar géneros, como o chick lit (literatura para gajas), a comédia e as bandas desenhadas de ficção científica”, respondeu ao jornal espanhol. Se quer saber mais sobre como é a literatura de David Safier, conte sempre com um final feliz. “Gosto de histórias com mensagens morais positivas que têm um final feliz ao estilo de Hollywood”, explicou o escritor. Antes de virar a página e desistir deste artigo, porque não é apreciador de finais felizes, aguente-se só mais uns parágrafos para descobrir como é afinal este bestseller.

O Karma é lixado Vários adjectivos vêm-nos à cabeça quando começamos a ler o livro. Kim é uma egocêntrica, convencida, fútil e cruel que faz tudo para subir na vida. Por exemplo, troca o aniversário da filha única pela cerimónia de prémios televisivos. Outro episódio pitoresco é quando ela decide lixar a colega. Conta aos chefes que a colega dá na coca e fica-lhe com o trabalho. Neste momento começamos a visualizar um animal ao qual atribuímos estas características e concluímos. Kim Lange é uma cabra (apesar de nunca reencarnar neste bicho) que não passa cartão ao marido nem à filha.

No melhor dia da sua vida, quando recebe o prémio carreira e faz sexo louco com o giraço da televisão, morre de forma inesperada. Leva com um urinol de uma estação espacial russa na cabeça. David Safier merece reconhecimento pela morte estapafúrdia e cómica. É nesse momento que começa a viagem kármica de Kim. Como sempre se portou muito mal, Buda transforma-a em formiga. Para atingir o Nivarna (descanso final, cheio de luz e cor) tem de ir acumulando bom karma e evoluindo na cadeia animal. Vai ser esquilo, vaca, cão e mais não dizemos. Pelo meio, ainda conhece outro humano transformado em bicho: Giacomo Casanova, o romântico veneziano.

“Maldito Karma” é uma fábula moderna. Mas há que dizê-lo com frontalidade, peca um pouco pelo tom lamechas do final. Ainda assim vai bem com uma imperial e uma esplanada. »

In: http://www.ionline.pt/conteudo/103220-maldito-karma-dificil-vida-uma-grande-cabra, a 09 de Fevereiro de 2011, em Jornal I

RT

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: